Montar a cavalo: algumas dicas para você aprender
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Há aqueles que associam aprender a montar a cavalo com o uso de uma bicicleta. Ambos possuem aspectos de manejo similares. Além disso, uma vez que se aprende, é difícil esquecer.
Aprender a montar a cavalo pode ser uma arte. Para isso, necessita-se habilidade e concentração. O amor pelo animal fará o trabalho ser mais fácil. A boa comunicação entre o montador e o cavalo é também fundamental.
Não há uma idade específica para aprender a montar a cavalo. Qualquer momento é bom. O importante é saber como escolher o animal certo de acordo com a idade. Além de levar em consideração a estatura e constituição física do montador.
No caso de crianças, a raça dos pôneis pode ser uma boa opção para começar. Enquanto que os cavalos comuns podem ser utilizados por adolescentes e adultos.
Considerações ao aprender a montar a cavalo
- Consulte um especialista. Antes de mais nada, o melhor para aprender a montar a cavalo é buscar a ajuda de especialistas. Entrar em uma escola de equitação ou buscar professores particulares também são boas opções.
A disponibilidade do animal deve ser considerada. Nas escolas ou academias, há cavalos que são treinados para a aprendizagem. O que é ideal, especialmente para pessoas sem experiência.
- Utilize equipamento de proteção. A equitação implica riscos relacionados à prática em si e ao animal. Para evitar maiores consequências, é importante o uso de equipamentos de proteção.
Entre os indispensáveis está o capacete, especialmente no caso das crianças. No momento de uma queda, pode-se minimizar uma contusão ou outro problema maior.
Também é recomendado o uso de botas. Estas devem ser de sola lisa e com calcanhar, para que se prendam ao estribo no caso de você escorregar.
Outra medida de segurança importante é saber tratar o cavalo. Os equinos podem se assustar com facilidade e responder de forma imprevisível. Sempre que for lidar com animais, mantenha-se sereno.
A pessoa nunca deve ficar atrás do cavalo ou correr em sua direção. Ambas as situações são consideradas ameaçadoras pelo animal.
- Tenha uma boa atitude. Como bons seres vivos, os cavalos percebem o medo e a angústia. É importante manter a calma enquanto se aprende a montar a cavalo.
Deve-se evitar pular de repente do cavalo. Isso não só irá prejudicá-lo, como também pode causar uma reação violenta nele. Qualquer indicação de manobra deve ser ordenada com suavidade.
O montador deve ser firme, mas não brusco. Os maus-tratos podem tornar o cavalo agressivo como um mecanismo de defesa. É importante ouvir as recomendações do instrutor no caso do animal ficar com raiva.
- Mudança de cavalo. Mudar constantemente de animal evita que o montador se acostume a apenas um modo de montar. Dessa forma, pode interagir com outros ritmos e temperamentos de cavalos.
Algumas técnicas básicas
- Subir no cavalo. Para montar, deve-se segurar as rédeas com a mão esquerda e se segurar no chifre da sela. A mão direita se posiciona na parte posterior da sela.
O pé esquerdo é colocado no estribo, impulsionando o corpo para cima. A perna direita deve passar por cima das costas do animal, evitando bater em sua traseira.
Uma vez na sela, é importante assegurar-se de que ela não está solta ou escorregadia.
- Tomar as rédeas. As rédeas são o volante do cavalo. Ao puxá-las para trás, o pedaço que o animal leva na boca lhe indicará que é para se mover.
Ao pressionar para a esquerda, o animal girará nessa direção e vice-versa. É importante não fazer muita pressão, para evitar danos à boca do cavalo.
- Mover o cavalo. Para fazer isso, você deve pressionar ligeiramente seu estômago com os tacos das botas. Alguns pequenos golpes nessa área também ajudam.
Ao longo do processo de aprender a montar a cavalo, é importante escutar as recomendações do professor. O domínio da técnica dependerá da prática e da atenção.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.