As necessidades de um pato como animal de estimação

· junho 7, 2018
Essa espécie de ave, muito sociável e adaptada à vida aquática, pode ser um animal de estimação ideal. Mas é preciso levar em conta que ele precisa se aclimatar, desde seu habitat de animal de granja até a vida na cidade. Há uma série de temas sobre higiene, hidratação e ambiente que não podem passar em branco.

Conhecer as necessidades de um pato como animal de estimação é o requisito essencial para uma criação saudável. Essas aves precisam de cuidados específicos com a alimentação, a higiene e o seu habitat para alcançar um excelente desenvolvimento.

O pato: algumas características físicas e de comportamento

A terminação “pato” denomina genericamente diferentes espécies de aves pertencentes à família Anatidae. Entre os exemplares mais conhecidos estão os cisnes, gansos, zarros e patos.

Sua morfologia característica compreende um corpo arredondado, patas curtas e um bico plano e largo. Sua expectativa de vida vai de 10 a 15 anos e varia de acordo com a espécie, o habitat e a medicina preventiva.

Essas aves estão perfeitamente adaptadas à vida aquática e são nadadoras excelentes. Na água, movimentam-se com elegância incrível, pois exibem um comportamento seguro e sereno. Mas na terra, seu caminhar torna-se irregular devido as suas patas palmeadas.

patos

Os patos também destacam-se por seus altos níveis de socialização e noção de cooperação. Em seu estado silvestre, geralmente vivem em grandes grupos ou em casais. Graças ao caráter dócil e predisposição para conviver, o pato tornou-se o animal de estimação preferido de muitas crianças e adultos.

Necessidades de um pato como animal de estimação: alimentação equilibrada

Os patos são animais onívoros que mantém uma alimentação variada em seu habitat natural. Quase 80% de sua dieta é composta de verduras, frutas, grãos, sementes e legumes variados.

Além disso, garantem seu aporte de proteína animal, consumindo pequenos peixes e insetos. Um adulto consome por dia entre 150 e 200 gramas de alimentos, dependendo de sua espécie, sexo e idade.

Em sua vida no lar, é fundamental privilegiar uma alimentação equilibrada, e que não o engorde. Por isso, não devemos oferecer ao nosso animal de estimação rações comerciais para patos de granja. O consumo destes produtos favorece o desenvolvimento de obesidade e muitas doenças associadas ao sobrepeso.

patos

Recomenda-se uma dieta natural baseada em alimentos frescos. Muitas vezes, será necessário complementar sua dieta com suplementos e vitaminas que ajudem a fortalecer seu sistema imunológico. Mas sempre devemos consultar um veterinário especializado antes de mudar a alimentação de nossas aves.

Hidratação reforçada

Para que seu pato cresça saudável, é indispensável deixar água fresca e limpa a sua disposição. Também é importante limpar diariamente seu comedouro e seu bebedouro para evitar qualquer contaminação.

O ambiente ideal para a criação de um pato como animal de estimação

Está na moda criar um pato como animal de estimação em apartamentos em grandes cidades. Por tratar-se de um animal originário de campos e granjas, esse tipo de moradia não é o lugar ideal para seu desenvolvimento. Porém, sua capacidade de adaptação e a dedicação de seu dono podem proporcionar-lhe uma vida feliz.

O ideal é contar com um espaço ao ar livre, com uma fonte de água como um lago, uma piscina, etc. Os patos gostam de nadar diariamente e de se limpar, além de precisarem caminhar livremente e exercitar seus músculos com muita frequência.

patos características

Para seu refúgio e proteção, recomenda-se adquirir um coelheiro ou galinheiro. O tamanho dependerá da quantidade de patos e das dimensões disponíveis em seu ambiente.

Higiene: chave para um pato como animal de estimação

Os patos são naturalmente limpos e podem ficam facilmente doentes em um ambiente sujo. Em seu estado silvestre, geralmente limpa diariamente seu corpo e seu ninho. É comum que se divirtam durante horas, enquanto acariciam sua bela plumagem e limpam seu lar.

Neste sentido, a higiene é uma das mais importantes necessidades de um pato como animal de estimação. Recomenda-se limpar seu refúgio uma ou duas vezes por semana e preservar todos os dias a higiene do comedouro e bebedouro. Também, vale a pena conhecer as fraldas adaptadas para patos domésticos. Elas evitam que eles urinem e defequem por toda a casa.

Cuidados com sua socialização

Dois pontos: na natureza, os patos preferem viver acompanhados, já que são animais muito sociáveis. Por outro lado, geralmente dedicam boa parte do dia buscando e armazenando alimentos.

Quando chega a noite, reúnem-se para dormir harmoniosamente com todo seu grupo. Sua empatia é tão elevada que experimentam um estado de dor após a perda de um de seus integrantes.

pato em casa

Ao adotar um pato como animal de estimação, é fundamental proporcionar a ele momentos de convivência e socialização. Esses animais precisam de companhia e afeto para viverem e se desenvolverem de forma saudável. Por isso, não se pode descuidar da estimulação cognitiva e emocional de seu novo amigo.

Medicina preventiva

Os patos geralmente são muito resistentes quando recebem uma alimentação equilibrada e têm as ótimas condições para seu desenvolvimento. No entanto, a medicina preventiva e as visitas periódicas ao veterinário especializado estão entre as necessidades de nosso animal.