Nutrientes de que seu cavalo precisa

· outubro 28, 2018
O estômago desses equinos é especialmente sensível. E é por isso que esses animais estão propensos a obstruções intestinais e cólicas.

Os cavalos são belos animais que sempre foram caracterizados pela sua força e nobreza. Se você decidiu ter um, deve saber como alimentá-lo corretamente. 

Quais são os nutrientes de que seu cavalo precisa? Esta questão é o ponto de partida para aprender a cuidar deles adequadamente, com o objetivo de satisfazer suas necessidades básicas, físicas e mentais.

Conhecer o cavalo é importante para determinar o plano alimentar que ele seguirá. É preciso saber sua idade, peso, fase de crescimento em que se encontra e rotina de atividades.

De todos esses fatores dependem sua dieta. Suas necessidades alimentares devem estar de acordo com esses dados, de modo a não corrermos o risco de superalimentá-lo ou de não oferecermos os nutrientes necessários para ele.

A alimentação é um fator muito importante para todo e qualquer animal.

No entanto, existem outros aspectos importantes para cuidar de seu cavalo. Entre eles, proporcionar acomodações confortáveis, um lugar para se exercitar, manter a higiene adequada do ambiente e de sua pelagem, escovação diária e, claro, companhia.

Alimentação básica do seu cavalo

A forragem é essencial na alimentação do cavalo. É necessário analisar se o animal está fisicamente apto para processar grandes volumes de fibra vegetal.

Se seu sistema digestivo apresenta as enzimas que lhe permitem retirar da comida a energia necessária para se desenvolver, manter e reproduzir.

Os equinos têm um sistema digestivo distinto entre os herbívoros mamíferos. Isso porque seu estômago é muito pequeno e seus intestinos são bastante longos.

Por esta razão, eles estão propensos a problemas digestivos, cólicas e obstruções intestinais.

Os cavalos precisam de pelo menos 60% de fibra em sua dieta diária, além dos nutrientes necessários para manter uma flora intestinal estável.

Cavalos se alimentando de feno

Principais nutrientes de que seu cavalo precisa

O cavalo alimenta-se basicamente de feno, grama, palha e forragem. A estes alimentos podemos adicionar: cereais, feno, alfafa e polpa de beterraba.

É necessário criar uma dieta balanceada que inclua os nutrientes que proporcionam ao cavalo um ótimo ciclo de vida, a fim de minimizar os riscos de problemas digestivos.

Para que o animal tenha um bom desempenho em todas as suas atividades diárias, é importante que qualquer programa alimentar inclua os seguintes nutrientes: água, proteínas, vitaminas e minerais.

Não existe uma fórmula definitiva para a quantidade de cada um desses nutrientes que deve ser incluída na dieta.

Isso dependerá em grande parte das características particulares do cavalo e de suas necessidades alimentares.

Água, minerais e vitaminas

Entre os nutrientes de que seu cavalo precisa, está o grupo de vitaminas que são solúveis em água e das vitaminas que são solúveis em gordura. As principais são: vitaminas A, D, E, K e complexo B.

Algumas destas vitaminas são obtidas adicionando-as à sua forragem diária, outras são metabolizadas pelo próprio organismo do cavalo quando pastam ou pela exposição ao sol ao ar livre.

Forragem para cavalos

Os cavalos precisam de diferentes minerais em sua dieta, para realizarem assim suas atividades com eficiência. Entre os mais importantes podemos contar com cálcio e fósforo.

O cálcio é essencial na formação e fortalecimento dos ossos, e o fósforo ajuda na ativação das vitaminas B para metabolizar os carboidratos.

Além disso, outros minerais também são saudáveis: sódio, cobre, potássio, cloro, iodo, zinco, magnésio, manganês, cloreto e silício.

Proteínas

Quanto à proteína, outro dos nutrientes de que seu cavalo precisa, existem aminoácidos essenciais, como a lisina, que é essencial na fase de crescimento.

Esta substância deve ser incluída na dieta na forma de farinha de soja ou de semente de linhaça e leguminosas (alfafa, trevo, etc.).

Outros aminoácidos importantes são: alanina, arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, carnitina, cisteína, creatina, glicina, histidina, metionina, fenilalanina ou isoleucina.

Água e carboidratos

Você deve garantir que seu cavalo tenha acesso a água limpa permanentemente.

Lembre-se de fornecer um mínimo de 30 litros de água por dia. Este valor irá variar de acordo com as condições meteorológicas. A grama, por exemplo, pode ter altos níveis de líquidos.

Carboidratos e gorduras que fornecem energia também devem estar incluídos na na dieta equina. Uma fonte de energia insuficiente pode causar problemas de saúde.

Todos esses nutrientes são essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento dos ossos, músculos, tecidos, hormônios e enzimas do seu cavalo, o que ajudará a regular as funções básicas do seu corpo.

Desta forma, você poderá desfrutar sempre da companhia de um cavalo forte e saudável.