O braco alemão de pelo curto

julho 18, 2018

O braco alemão de pelo curto é um cão de caça versátil muito apreciado por seu porte e seu físico. A Federação Cinológica Internacional (FCI), responsável pelo reconhecimento e classificação das raças, qualifica-o como cão de amostra. Nas linhas seguintes, você saberá mais sobre esse animal.

Origens do braco alemão de pelo curto

Ainda que a história desse animal não seja muito conhecida, acredita-se que descende de cães alemães destinados à caça de rapinas. Com a chegada de outras raças procedentes do Mediterrâneo à Alemanha, criou-se um cão multifacetado.

Na época, procurava-se um cão de amostra, ou seja, capaz de capturar e, depois, mostrar a presa ao seu dono, com mais habilidades. A invenção da espingarda de cano duplo, em 1750, tornou ainda mais necessária a existência de uma raça versátil.

Por isso, o Príncipe Albrecht de Solms-Braunfels decidiu definir as bases para a classificação dessa raça. O documento mais importante até hoje é seu Livro das origens do Braco de pelo curto.

Características e morfologia

O corpo do Braco Alemão de pelo curto é atlético e harmonioso. Sua musculatura é forte e definida, preparada para travessias intensas e dias longos de caça. Graças a seu estilo, é capaz de continuar sua atividade de caça até uma idade avançada. As cores mais habituais dessa raça geralmente são:

  • Marrom, com ou sem manchas brancas
  • Branco, com cabeça marrom
  • Preto
  • Ruano marrom com cabeça marrom

Morfologicamente, é uma espécie de tamanho grande. A altura e o peso nos machos fica em torno de 59 e 64 centímetros e 25 e 32 quilos, enquanto as fêmeas medem cerca de 53 ou 59 centímetros e pesam entre 20 e 27 quilos.

Suas costas são fortes, com musculatura marcada, seu pescoço é proporcional ao corpo e o comprimento de seu rabo é médio, e vai se afinando até a ponta. Cabe ressaltar que, para o uso do Braco Alemão de pelo curto na caça, geralmente se corta o rabo pela metade.

Desde março de 2017, é proibido cortar o rabo dos cães em toda a Espanha. Essa decisão, aprovada por unanimidade pelo Congresso, foi tomada durante a ratificação do Convênio Europeu de Proteção de Animais de Estimação.

Em seu Artigo 10, esse tratado internacional proíbe especificamente “as operações cirúrgicas em animais cujo objetivo seja modificar a aparência do mesmo”. Apesar de alguns especialistas afirmarem que esse corte é benéfico, especialmente nos cães de caça, a comunidade científica não concorda com a prática.

Temperamento e cuidados

O Braco Alemão de pelo curto é uma raça de caça por natureza, acostumada ao ar livre e que gosta especialmente de exercícios intensos. Seu instinto protetor faz dele um cão guardião perfeito.

braco alemão

É conveniente que seja criado por uma pessoa ou família ativa, que possa lhe proporcionar as horas de exercício que precisa. Caso contrário, é provável que o Braco Alemão de pelo curto fique nervoso e cause problemas.

Não estamos falando de um cão muito dominante, mas ele não responderá bem diante de um dono que não mostre certa autoridade naturalmente. Precisa de algumas normas de comportamento consistentes, que imponham uma série de limites.

É um cão que precisa ter uma estrutura em sua rotina. Sem a atenção e a autoridade adequadas, o Braco Alemão de pelo curto pode sofrer ansiedade por separação e ser destrutivo.

Sobre possíveis problemas de saúde física, essa raça é propensa a sofrer displasia de quadril, epilepsia e alguns tipos de câncer. Sua esperança de vida oscila entre 12 e 15 anos.

Para evitar o surgimento de parasitas, convém escová-lo regularmente, especialmente após passeios longos no campo. A presença de mato e barro em seu pelo pode fazer com que os parasitas apareçam.

A nutrição do Braco Alemão de pelo curto dependerá de quanto exercício físico ele pratique. Caso seja utilizado para a caça, as rações de alto nível de energia e a carne serão aliados de seu animal. Qualquer mudança em sua dieta precisa ser gradual, para permitir que possa se adaptar a seu trato gastrointestinal.

Fonte da imagem principal: Berettaman20

Recomendados para você