O cão é o melhor amigo do homem

· maio 27, 2017

Já escutamos diversas vezes alguém dizer ou já afirmamos que um cão é o melhor amigo que o homem pode ter. Algo repetido à exaustão pode acabar esvaziado de sentido ou se transformando em lugar comum, sem muita base. Então, o que há de verdade nessa afirmação?

De onde surgiu a frase “o cão é o melhor amigo do homem”?

A origem da frase “o cão é o melhor amigo do homem” está no Missouri, Estados Unidos. Lá, no final do século 19, a frase foi pronunciada em um julgamento pelo advogado George Graham Vest.

O profissional foi contratado por um fazendeiro que acusava um granjeiro vizinho de matar o seu cão, chamado Old Drum.

O advogado apresentou, em seu argumento de encerramento, muitas das razões que hoje são utilizadas para justificar por que os cães são considerados os melhores amigos das pessoas. O texto rapidamente ficou famoso sob o título “Tributo a um cão”.

Dividiremos com você algumas reflexões sobre a famosa frase “o cão é o melhor amigo do homem”.

Boas razões para considerar os cães os melhores amigos dos humanos

Todo mundo tem direito de escolher suas amizades, disso não há dúvida. E os cachorros nos dão muitos motivos para considerá-los bons amigos. Entre eles:

  • São fieis.
  • Não nos discriminam pela nossa aparência, idade, condição social etc.
  • Percebem quando algo não está bem com a gente e se encarregam de nos confortar.
  • Nos defendem se alguém tenta nos agredir.
  • Nos presenteiam com sua boa companhia, afastando a solidão e a depressão.
  • Podem detectar se estamos doentes.

É um sinal de amizade não nos questionarem?

Porém, nem todas as razões que muitos usam para justificar que o cão é o melhor amigo do homem parecem muito boas. Algumas chegam a ser questionáveis quando analisamos bem.

Por exemplo, algumas pessoas afirmam que os cães são nossos melhores amigos porque não nos julgam. Nos amam sem se importar com nossas atitudes.

A nível humano, esta não parece uma atitude de um bom amigo. Se pegarmos exemplos extremos e alguém é um assassino, um estuprador ou abusa de idosos indefesos, não deveria ser questionado por estas atitudes?

Claro que, nesse caso, o cão não tem culpa. Ele não tem como saber dos atos do dono. O que estamos discutindo é o fato de considerarmos como positivo o fato de não questionarem nossas más condutas.

Outras razões questionáveis para a amizade entre cães e pessoas

Outros motivos utilizados para justificar os cães como sendo nossos melhores amigos são que nos acompanham aonde quer que os levemos sem queixa, ou que não são rancorosos.

Aqui, vale se perguntar por que um animal deveria guardar rancor de seu dono. A única explicação é que a pessoa o tratou mal, provocando algum dano físico ou psicológico.

Portanto, não estamos mais falando de uma relação saudável. Um bom amigo não machuca o outro e nem suporta maus-tratos em nome da amizade.

A essa altura, poderíamos afirmar que, se um cão pode ser considerado o melhor amigo o homem, o homem nem sempre é o melhor amigo do cão.

Para que o homem seja o melhor amigo do cão

Ainda existe o fato de que a relação com o nosso animal de estimação pode, em alguns casos, ficar doentia. Por exemplo, quando vivemos apenas para ele e deixamos de lado o contato com outras pessoas.

De qualquer maneira, considerar o cão como um bom amigo é algo positivo sempre que formos capazes de nos relacionar com outras pessoas.

O importante, por fim, é sermos capazes de dar sentido à essa famosa frase, nos transformando nos melhores amigos dos peludos. E isso só se consegue respeitando a natureza do cão, estabelecendo regras de comportamento claras e sendo responsáveis por seu cuidado.