O peixe mais adequado para o seu aquário

· dezembro 3, 2018

Assim como você tem que evitar misturar peixes muito grandes com muito pequenos, o peixe mais adequado para seu aquário deve ter características similares às dos seus companheiros.

Além disso, um espaço amplo também é fundamental, já que há animais que nadam em diferentes profundidades para evitar competir por um lugar.

Se você quer ter um aquário bonito em casa, comece por planejar seu aquário. O certo é usar água salgada ou doce? Que tipo de elementos você precisará? Qual será o peixe mais adequado para o seu aquário?

Você deve conceber seu aquário como uma comunidade. Por isso, não caia na tentação de colocar peixes aleatoriamente. Há milhares de espécies de peixes e nem todos podem viver harmoniosamente juntos.

Prepare seu aquário

Se você puder pagar, compre um aquário grande, pois a falta de espaço dificulta a relação entre os peixes.

Isto também permitirá que você o limpe mais facilmente. Além disso, você poderá incluir filtros, temporizadores para controle de temperatura, sistemas de iluminação, etc.

Escolha o tipo de água para o seu aquário. Salgada ou doce, ela deve estar sempre em ótimas condições. Dessa forma, a água deve estar limpa, livre de substâncias tóxicas que possam comprometer a saúde de seus peixes.

É aconselhável usar diferentes testes que existem no mercado, principalmente o teste de pH para medir a acidez da água e o teste de nitrato para medir o nível de resíduos que contém.

Escolha o peixe mais adequado para o seu aquário

Depois de ter decidido sobre o tipo de água, a próxima coisa será escolher o peixe mais adequado para o seu aquário.

É importante levar em consideração que você deve escolher aqueles que têm hábitos e necessidades semelhantes, para que, dessa forma, possam coexistir pacificamente.

É aconselhável selecionar peixes que nadam em diferentes níveis no aquário, o que impedirá a competição por espaço. Além disso, devemos evitar misturar peixes muito grandes com peixes muito pequenos.

o peixe mais adequado para seu aquário

Também é uma boa opção incluir plantas vivas. Com isso, além de decorar seu aquário, elas servirão de refúgio para os peixes e oxigenarão a água do seu aquário.

Peixe de água doce

Um dos peixes mais adequados para colocar no seu aquário novo é o peixinho dourado comum. Ele é muito resistente, tem vida longa e pode atingir 30 centímetros.

Além disso, a espécie possui muitas cores e os espécimes não são muito sensíveis às mudanças de temperatura.

A dieta desta espécie é variada, dessa forma, pode consumir alimentos frescos ou congelados. Na família dos peixes dourados, estão os shubunkin com belos tons azuis, e o wakin de cauda dupla.

O peixe dojo, um peixe de fundo de origem japonesa, também é uma excelente opção. Ele é um especialista em escavação de temperamento pacífico, com formato de enguia.

Pode medir até 20 centímetros. Além disso, é muito resistente a mudanças de temperatura e tem uma dieta mista.

Peixes tropicais

Entre os peixes tropicais, podemos mencionar os peixes pérola. Eles são muito ativos, toleram muito bem a água fria e têm uma dieta muito variada.

Eles se associam em grupos de seis e são muito pacíficos, ideais para viver em comunidade.

Os peixes tropicais são de cor roxa. Da mesma forma que os pérolas são muito resistentes, também precisam de espaço para nadar e se adaptar rapidamente para viver com outros peixes.

O peixe pérola é amarelo com cauda preta, e você apenas tem que tentar manter a proporção de duas fêmeas para cada macho. No demais, eles toleram bem as mudanças de temperatura.

Peixes exóticos

Se você decidir por um aquário de água salgada, o peixe-palhaço é uma excelente opção. São muito resistentes a doenças, pacíficos e se adaptam a conviver com outros peixes.

Você deve tê-los como um par da mesma espécie, dessa forma, impedirá possíveis disputas.

Peixe-palhaço em uma anêmona

As fêmeas têm características semelhantes às espécies mencionadas acima: resistem muito bem a doenças e mudanças de temperatura.

Além disso, eles têm uma dieta variada e são compatíveis com um grande número de espécies de peixes.

Os camarões Caridea são vermelhos e brancos. Como se alimentam de bactérias, mantêm os peixes e o aquário limpos.

Além disso, se associam em grupos de três ou quatro indivíduos e permanecem ativos durante todo o dia.

Recomendações

O sucesso do seu aquário será garantido, seja com peixe de água doce, exótico ou tropical, se você seguir os cuidados que as espécies exigem.

No entanto, elas são geralmente semelhantes em termos de seus hábitos, necessidades e comportamentos.

Outro fato importante de lembrar para escolher o peixe mais adequado para o seu aquário é introduzir espécies que nadam em todos os níveis do seu aquário: peixe de superfície, zona intermediária e peixe de fundo. Isso os ajudará a conviver pacificamente e de maneira equilibrada.