Tipo de água para o seu aquário: doce ou salgada?

· maio 19, 2018

Ter peixes não significa simplesmente comprar um recipiente, encher de água e deixá-los nadando. A aquariofilia é uma prática complexa, com conhecimentos e especificações pontuais. Uma das questões fundamentais é escolher o tipo de água para o seu aquário.

Na verdade, o tipo de líquido que escolheremos dependerá da classe de peixes que desejamos ter e da magnitude do projeto que desejamos construir. Basicamente, existem dois tipos de aquário: o de água doce e o de água salgada.

É importante primeiro entender as diferenças nos ecossistemas para escolher o tipo de água ideal para o seu aquário.

Aquário de água doce

Estes ecossistemas se caracterizam por serem de água quente e pouco turva. Suas características próprias permitem a manutenção do clima marinho com pequenos instrumentos.

Tipo de água para o seu aquário: doce ou salgada?

Esses aquários podem ser de tamanho inferior, pois seus peixes, geralmente, são pequenos. Uma tela e um filtro de 36W servirão para manter limpo um tanque de tamanho médio.

A manutenção do espaço será mais fácil e barata. Portanto, é o mais recomendável para crianças e iniciantes no mundo da aquariofilia.

Outras vantagens

A iluminação que esse ecossistema necessita é baixa, fazendo com que a fatura da conta de luz não venha tão alta. Aqui o importante é respeitar os períodos de estabilização da água na hora de encher o aquário pela primeira vez. Não teremos que gastar tanto dinheiro em testes para medir seu nível de toxicidade.

Apesar de seus peixes serem geralmente pequenos, existem muitas espécies aptas para esse tipo de aquário. As condições ambientais facilitarão a reprodução tanto de plantas como de nossos animais.

Em contraste, os aquários de água salgada podem ser considerados um desafio para especialistas. Vamos ver o porquê.

Aquário de água salgada

Ao contrário dos anteriores, os aquários tropicais exigem muito cuidado e investimento. Assim como disposição para manter o ambiente controlado. Esse tipo de aquário é ideal para pessoas com experiência na matéria.

Para começar, esse ecossistema exige um tanque que aguente ao menos 90 litros, com a intenção de suportar as condições próprias de suas águas. Caso contrário, o aquário poderia se romper.

Além disso, o aquário tropical gerará gastos importantes em eletricidade e instrumentos de iluminação. Toda a fonte deve estar igualmente coberta.

Outros desafios

Para sua manutenção, serão necessários fios de alta qualidade e potência, testes para verificar constantemente o estado da água e uma pedra grande natural que fará a criação de substrato.

Serão necessárias plantas específicas e os trabalhos de reprodução serão muito mais complicados. Não é que não possamos escolher essa alternativa. Porém, devemos estar cientes do nível de atenção e investimento que necessita.

Em contraste, esse ecossistema permitirá a implantação de corais e outros animais que permitam uma diversidade muito interessante. Seus peixes podem ser de grande tamanho e variedade, apesar de que sempre deve se ter em conta o tamanho do aquário.

Cuidado com o verão

Os aquários de água salgada são muito mais difíceis de cuidar no verão. As temperaturas altas fazem com que a água evapore com mais rapidez. E é fácil que sejam gerados altos níveis de condensação no cômodo onde o ecossistema é controlado.

Aquário de água salgada

Qualquer alteração afeta tanto a salinidade quanto a densidade interna. Neste período, diversos tipos de teste para medir a toxicidade serão recorrentes. Lembrando também que haverá dificuldades na limpeza.

Tudo isso ocorre, geralmente, em momentos em que as pessoas saem de férias para viajar. Os peixes tendem a saltar para fora de seu ambiente e precisarão que uma pessoa fique cuidando deles. Preencher a água do aquário e administrar a alimentação são duas funções importantes nesse caso.

Escolha o tipo de água para o seu aquário

Como podemos ver, escolher o tipo de água dependerá de quanto você está disposto a investir em termos de tempo, dinheiro e dedicação.

As oportunidades são infinitas, porém, devemos planejar bem o resultado que desejamos alcançar. Portanto, você deve escolher sabiamente o tipo de água para o seu aquário.