O que eu faço se meu cão não quiser que eu o escove?

· julho 25, 2018
A escovação é fundamental para manter a higiene da pelagem de seu cão, bem como o brilho e uma boa aparência, daí a importância de acostumá-lo pouco a pouco a ela.

Nossos cães nos amam loucamente, disso não há dúvida, mas quando nos veem com a escova, fogem de nós! Não importa se acabamos de banhá-lo, ou se apenas queremos escová-los diariamente, eles sempre fogem. Se você sofre com essa situação, nós daremos algumas dicas para poder realizar essa tarefa.

Meu cão não quer que eu o escove, o que posso fazer?

A escovação é uma parte essencial da higiene do cão, porque graças a ela os pelos mortos são eliminados, ficam limpos e brilhantes, e melhora sua aparência. Além disso, também permite que as células mortas da pele sejam removidas, ou o que poderíamos chamar de couro cabeludo.

Por estas razões, devemos colocar todo o nosso esforço em fazer com que o nosso cão nos deixe escová-lo A questão é como fazer isso. Hoje, daremos algumas dicas para você que ainda tem dificuldade em escovar seu peludo.

Acostume-o a escova

Se ele parece ter medo da escova toda vez que a vê, você deve começar fazendo com que ele se acostume com a presença do acessório. Você pode colocar a escova no chão e cercá-la com seus biscoitos favoritos ou guloseimas. Deixe-o chegar mais perto, cheirar e comer as suas delícias.

É possível que, uma vez que não haja nada comestível ao seu redor, ele comece a brincar com a escova. Não o force, deixe que seja ele quem se aproxime e procure. Não tire-a do chão, a escova deverá ser mais uma parte de seus objetos de entretenimento, assim ele irá se acostumar com a presença dela e perceber que nada de mal acontece perto.

escova para cães

Verifique as escovas

Veja quais escovas você está usando, porque elas podem não ser as certas para o seu cão. Não é pelo simples fato de ser uma escova para cães que ela tem que ser adequada para todos.  Isso dependerá do tamanho de seu cão, de seu tipo de pelos e do comprimento dos mesmos.

Para escolher o mais adequado, fale com seu veterinário, que certamente saberá como dar as instruções corretas. Pense que uma escova inadequada poderá machucar a pele do seu cão e esta pode ser a razão pela qual ele foge toda vez que a vê.

Escolha o melhor momento

Se você já tem certeza de que tem a escova certa, não vá diretamente ao seu cão para escová-lo. Você pode deixar a escova escondida perto de onde você normalmente se senta. Certamente, seu cão não demorará muito para se aproximar de você.

É hora de você acariciá-lo e, quando ele estiver quieto e sem olhar para você, comece a escová-lo gentilmente. Você pode começar com as mãos primeiro, depois com a escova e alternar para que não seja tão incômodo para ele.

Analise sua maneira de escovar

É possível que o seu cão não queira que você o penteie porque a maneira como você o faz não é a correta. Talvez façamos muito devagar e com medo de machucá-lo, ou o contrário, muito abruptamente.

escovando seu cão

Dependendo do tipo de pelos do cão, será necessário escovar de um jeito ou de outro. Pense que os animais que têm nós não poderão ser escovados da mesma maneira.

Remova os nós primeiro

Um cão com nós pode sofrer muito se tentarmos puxar os nós com a escova. É melhor procurar os nós com as mãos e tentar desfazê-los, com a mão ou com a ajuda de um pente.

Se estiver muito emaranhado, podemos nos valer da ajuda de uma tesoura. Mas se os nós estiverem muito grandes, é porque você provavelmente está há um longo tempo sem pentear seu cão, portanto, talvez seja necessário cortar os pelos.

Use produtos amaciantes

Se você escová-lo depois de um banho ou diariamente, em lojas veterinárias, existem produtos que ajudam a desembaraçar o pelo molhado ou seco. Se você usar esses produtos, a escova irá deslizar melhor, tornando o momento da escovação mais agradável para seu animal de estimação.

Sabemos que certas tarefas, especialmente aquelas relacionadas à higiene de nosso animal de estimação, podem ser entediantes, mas com paciência e colocando em prática nossos conselhos, você poderá realizá-las. Então, você nunca mais dirá: “meu cão não quer que eu o escove”!