O que fazer se o seu animal de estimação está perdido?

· dezembro 1, 2018
Sair para encontrá-lo com mais amigos, colocar anúncios em redes sociais ou cartazes são algumas das soluções para recuperar um animal perdido.

O sumiço de um animal de estimação pode ser uma das situações mais difíceis que podemos passar em nossas vidas. 

Assim que perceber que o seu animal de estimação está perdido, é possível que o medo paralise e que você não saiba como agir.

Porém, mantenha a calma e siga os passos que nós lhe daremos a seguir.

Se o seu animal de estimação está perdido, faça o seguinte:

O milagre das redes sociais

Embora pareça irônico, a primeira coisa que você tem que fazer, assim que se der conta de que o seu animal de estimação está perdido, é publicar nas redes sociais. Sobretudo em grupos na localidade em que você mora. 

Esses grupos conectam muitas pessoas e, a qualquer momento, uma delas pode estar passando por onde seu animal está e, assim, tudo estará resolvido.

Grupos de adoção, resgate, compra e venda, ou de qualquer outro tipo, são ideais para isso. É comum que as pessoas que fazem parte desses grupos encontrem um animal de estimação perdido e o levem para casa.

Ou, pelo menos, certamente alguém viu algum animal perdido e chamou a atenção do grupo, explicando onde o animal está. Pode ser o seu pet!

Sabemos que é complicado pensar em se conectar às redes antes de sair para procurar seu animal de estimação, mas garantimos que essa etapa pode ser essencial para encontrar seu amigo.

Redes sociais para animais

 Seu animal de estimação está perdido? Vá procurá-lo!

Especialmente se não faz muito tempo que seu animal de estimação desapareceu, ele pode não ter ido muito longe. Vá inspecionar a área e, se possível, com alguns amigos, para cobrir uma área maior.

Se seu animal de estimação é um gato, não se esqueça de olhar em todos os cantos possíveis e especialmente sob os carros, um dos lugares favoritos que eles usam para se esconder.

Chame seu animal de estimação pelo nome e traga algumas das guloseimas favoritas dele para servir como isca.

Denúncia

Muitas pessoas que encontram animais de estimação os levam para a polícia, porque não sabem que medidas devem tomar.

Caso isso aconteça, informe a polícia local para que eles estejam cientes e, além disso, deixe suas informações de contato, caso seu pet apareça.

Este passo é especialmente importante se o seu animal de estimação for de uma raça cara. Pois pode ter sido roubado por alguém que o tenha tentado revender, o que é um crime punível por lei.

Informe

Fale com todos os protetores, veterinários e canis na área. Qualquer associação que cuide do bem estar dos animais e, até mesmo, centros de adoção.

Pois, estes podem ser os lugares aonde alguém levaria seu animal de estimação, caso encontrado.

Cachorro lambendo dona

canil municipal pode ser um ponto chave nessa questão. 

Isso porque não apenas alguém poderia levar seu animal de estimação até lá, mas os funcionários da instituição também poderão encontrá-lo na rua, enquanto fazem suas rotas.

Espalhe o fato

Avise que o seu animal de estimação está perdido também para seus vizinhos, para as lojas em seu bairro e nos arredores, bem como para outros estabelecimentos.

Todos devem estar cientes se virem seu animal de estimação perdido. Deixe uma foto dele ou faça fotocópias coloridas para deixar uma em cada lugar, pois assim será muito mais fácil reconhecê-lo.

Faça cartazes

Além disso tudo, faça cartazes com a foto e os dados do seu animal de estimação, bem como suas informações de contato. 

Se você acha que pode, ofereça uma recompensa, pois isso poderá incentivar a busca ou pode, até mesmo, se for um animal de raça, incentivar o ladrão a devolvê-lo, se ele tiver sido roubado.

Faça tudo o que puder se seu animal de estimação está perdido e, principalmente, tenha certeza de que seus esforços terão bons resultados. Coragem!