O que fazer se seu cão desapareceu

· junho 5, 2018

Se seu cão desapareceu, é altamente recomendável comunicar a polícia local, os canis e os abrigos. Além disso, recomenda-se a distribuição de cartazes com a foto do animal e o telefone do proprietário para ser notificado caso o cão seja encontrado.

Um dos medos mais comuns dos donos: perder seu cachorro. Pode ser por um erro, um acidente ou mesmo uma brincadeira do animal, mas é uma situação que qualquer um pode viver. Como é melhor se prevenir, diremos abaixo o que fazer caso seu cão desapareça.

A identificação é obrigatória

É melhor prevenir do que remediar. Além de ser obrigatório por lei, a melhor chance que o cão tem de ser encontrado e voltar para casa é se ele for identificado por um microchip.

O microchip é um equipamento menor que um grão de arroz que é instalado embaixo da pele do cão ou gato. Dentro dele são registrados os dados do proprietário. Dessa forma, caso o animal seja encontrado, poderão fazer contato com o dono.

O que fazer se meu cão desapareceu?

Apesar de ser barato e absolutamente necessário, poucos cães são identificados por meio de microchip no Brasil. Não possui contraindicações e só oferece vantagens. Identifique seu cão para que ele possa voltar para casa. Uma opção mais prática, apesar de menos segura, é investir numa plaquinha de identificação.

Antes que ele se perca

Algumas das atitudes mais importantes para tomar a fim de fazer com que o cão desaparecido volte para casa devem ser realizadas antes que ele se perca. Os donos devem ser capazes de se adiantar ao problema para poder preveni-lo.

A instalação do microchip é necessária, mas é também importante mantê-lo atualizado. É muito comum, por exemplo, mudar o número de telefone ou celular e se esquecer de atualizar os dados no equipamento.

Meu cão desapareceu, o que devo fazer?

Os dados da maioria dos microchips só são compartilhados na cidade ou comunidade em que o dono vive. Por isso, caso a família vá fazer uma viagem para outro estado ou país, é importante ir a um veterinário para que ele torne os dados acessíveis a outros locais.

Também é essencial que o arnês e a coleira estejam em bom estado. A qualquer momento, algo na rua pode fazê-lo se assustar, mas ele não poderá correr se estiver seguro perto de você. Investir em uma coleira é investir em segurança.

Obviamente, também devem ser evitadas situações perigosas e incômodas fora de casa. Muitos cães fogem e se perdem em passeios por se assustarem com fogos de artifício nas ruas, por exemplo.

A segurança do seu cão está acima de tudo. Se há perigo nas ruas, não saia de casa ou faça um percurso curto ao sair.

Buscando o cão desaparecido

Suponhamos que o cão esteja desaparecido. Algo aconteceu e ele se perdeu. O que fazer agora? Como encontrá-lo?

A primeira coisa é avisar às autoridades que você está procurando por seu cão. Chame a polícia local e dê a descrição do seu animal. Mesmo que ele não tenha um microchip, pode ser que alguém encontre-o e ligue para a polícia. Você precisa informá-los do desaparecimento.

Cachorros em abrigo de animais

O próximo passo é falar com os abrigos e associações protetoras. Você pode encontrar os contatos deles facilmente na internet e no Facebook.

Se seu cão tiver um microchip ou plaquinha de identificação, provavelmente irão checá-los ao encontrar o animal, mas há casos em que isso não ocorre. Dê uma descrição do seu cão aos abrigos e avise que você está procurando-o. Eles também podem divulgar a foto dele nos perfis de suas redes sociais.

Em seguida, entre em contato com outras associações protetoras de animais em sua região. Forneça uma foto recente do seu cão, pois muitas pessoas contatam abrigos ao encontrarem animais nas ruas. Mesmo que todos os abrigos estejam cheios, se alguém encontrar seu cão, pode ser que faça contato com um desses lugares.

Cachorro em abrigo

Insista em continuar ligando, mesmo que os dias passem. Alguém pode encontrar seu cão dias ou semanas depois de sua última ligação. Lembre-se: você está procurando seu amigo.

Procure por áreas conhecidas

É necessário que você procure pessoalmente. Um cão desorientado pode caminhar muitos quilômetros por dia, mas há algumas pistas que podem ajudá-lo:

Procure em lugares que ele conhece. Os cães são animais que gostam de rotinas, então procure em lugares em que vocês frequentemente passeiam. Procure também em áreas com muitos cães, como parques.

Pergunte às pessoas que encontrar nas ruas. Se você suspeitar que seu cão está pelas redondezas, pergunte a pessoas que passam frequentemente por ali, ou a vendedores ambulantes, comerciantes ou moradores. Quanto mais pessoas procurarem, mais possibilidades você terá de encontrá-lo. Alguém pode ter alguma pista, mas caso ninguém o tenha visto, você pode descartar esse local.

Cartaz sobre cachorro desaparecido

Coloque cartazes com o nome e seu número de telefone nos locais em que você acha que ele possa estar. Mesmo que você esteja divulgando em redes sociais, fale com seus vizinhos e outras pessoas. Nem todos são informados pelas redes sociais.

É uma situação que ninguém gostaria de viver, mas estar preparado em um caso de cão desaparecido pode ser imprescindível para ajudar seu amigo a voltar para casa.

É necessário que ele tenha um microchip, mas é também importante que você o procure sem desistir, mesmo que passem dias e semanas.