O que fazer se seu cão estiver se tornando agressivo?
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Os cães são animais de estimação adoráveis que ganharam uma boa reputação como “melhor amigo do homem”. Através da história da humanidade, eles adaptaram seu comportamento para não só serem úteis, mas também amigáveis. Portanto, muitas vezes é preocupante quando a agressividade em cães se torna um problema.
Em seguida, veremos algumas idéias para resolver esse transtorno:
O seu cão está se tornando agressivo?
Uma das primeiras coisas que você deveria fazer, quando sente que um cachorro está se tornando agressivo, é manter a calma. É necessário descobrir as causas, mas, acima de tudo, não piorar a situação com o estresse ou a angústia.
Além disso, a agressividade é algo recorrente que pode ocorrer com qualquer tipo de cão. Isso não tem nada a ver com uma raça específica e não está relacionado com o sexo do animal.
Depois de esclarecermos esse ponto, é lógica toda preocupação com possíveis comportamentos agressivos em cães por seus proprietários. No entanto, deve-se dizer que uma grande parte desses problemas de agressividade têm solução.
O que fazer se o seu cão se tornar agressivo?
Vá ao veterinário
O veterinário é a primeira pessoa a ser consultada nesses casos. Dessa forma, pode-se descartar que a agressividade se deve a algum problema relacionado à saúde do animal.
Um cão pode se tornar agressivo devido, por exemplo, a uma anomalia encefálica. Um episódio epiléptico ou algum tipo de desequilíbrio hormonal também podem influenciar na agressividade do animal.
A porcentagem de casos de comportamento agressivo em cães não é tão baixa. Estima-se que cerca de 20% dos casos consultados são devidos a alguma doença física. Isso quer dizer que a dor também pode alterar o humor do animal de estimação. É algo comum com os humanos também, só que os cachorros não têm outra maneira de canalizá-la porque não possuem a capacidade de raciocínio das pessoas.
Definir o caso de agressividade
Uma vez que, com a ajuda do veterinário, algum tipo de problema de saúde tenha sido descartado, é hora de avançar para outro nível. Devemos prestar atenção ao tipo de agressividade que o cachorro tem. Ele morde desconhecidos? Ou, só faz isso quando lhe tiram algo que lhe interessa? A resposta a cada uma dessas questões precisará de uma abordagem e tratamento diferentes.
Cães e lobos: suas semelhanças
Não se deve esquecer que, em uma medida menor ou maior, existe uma agressividade intrínseca em cada cachorro. Cães e lobos têm uma origem comum e são animais que vivem em grupos. Quando essa comunidade de animais se desenvolveu, um macho alfa devia sempre prevalecer: o líder da matilha. Isso é obtido impondo sua força aos outros membros do grupo.
A agressividade que um cão usa para se relacionar com seu grupo é parte de seu modelo organizacional. O problema surge quando um cão é levado para casa, sobre isso não há dúvida alguma.
A coisa mais instintiva sobre o cão é que ele pressupõe que todas as outras pessoas naquela casa são parte de sua matilha. Dessa forma, não é de admirar que ele queira tratar as pessoas como se tratasse sua comunidade canina. Por essa razão, é muito importante estabelecer a hierarquia em casa, desde o primeiro momento.
Ofensivo ou defensivo?
Ainda é preciso definir se um cão se torna agressivo devido a uma situação de medo ou ameaça ou por uma disputa territorial. Uma vez que isso tenha sido determinado, todo o resto será menos complicado.
Quando um cão tem medo, não há necessidade de aplicar uma técnica que envolva punição. Nesse caso, seria como lutar contra o fogo com gasolina. Uma sensação de medo deve ser combatida ganhando-se a confiança no animal. Portanto, é muito melhor treinar com jogos.
Se ele tiver medo de outras pessoas, espaços para condicionamento progressivo devem ser criados por curtos períodos de tempo. O cão deve se sentir confortável e não ameaçado. As ameaças o tornarão ainda mais agressivo.
Reorientar
Quando um cão reage agressivamente é porque já funcionou antes e ele não aprendeu a desenvolver outro tipo de resposta. Para que isso mude, você deve ter uma opção alternativa para oferecer ao cachorro. Algo que possa parecer atraente e combine com o que nós queremos, em vez de sua agressividade.
É sempre importante que, assim que forem percebidos quaisquer sintomas de agressividade injustificada em um cachorro, sejam logo tomadas as devidas precauções. Portanto, é de suma importância que o animal seja observado e não seja deixado perto de crianças.
Há precauções mínimas que podem prevenir acidentes. É muito positivo levá-lo ao especialista, tratá-lo com autoridade e carinho, colocar o arnês e a focinheira (esta última apenas quando necessário), no caso do cão ter de ir para a rua.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Society for the Prevention of Cruelty to Animals. (2023). Aggression. https://www.aspca.org/pet-care/dog-care/common-dog-behavior-issues/aggression
- Bobi i Gibert, J., Marí Martorell, D., & Pons Cequier, M. (2011). Agresividad Canina legislación, deberes y ética. Universidad Autónoma de Barcelona. https://ddd.uab.cat/pub/trerecpro/2011/85681/agrcan.pdf
- Diyora, T., Jorabek, D. (2023). Helping animals with epilepsy and drugs against disease. O‘Zbekistonda Fanlararo Innovatsiyalar va Ilmiy Tadqiqotlar Jurnali, 2(15). https://bestpublication.org/index.php/ozf/article/view/3447/3305
- Manteca, X. & Sordé, A. (1992) Diagnóstico de los diferentes tipos de agresividad del perro dirigida hacia las personas. Clínica Veterinaria de Pequeños animales, 12(4). https://ddd.uab.cat/pub/clivetpeqani/11307064v12n4/11307064v12n4p238.pdf
- Martin, K., & Buzhardt, L. (s. f.). Aggression in dogs. VCA Animals Hospitals. Consultado el 12 de mayo de 2023. https://vcahospitals.com/know-your-pet/fear-vs-aggression
- Mujica, R. (2012). Etología clínica en caninos. Mundo Pecuario, VIII(1), 60-72. http://www.saber.ula.ve/bitstream/handle/123456789/34623/articulo5.pdf;jsessionid=1E1965AACF9A8272C0CDFD33BF8E52B2?sequence=1
- Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals. (2023). Aggression in dogs. https://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/pets/dogs/behaviour/aggression
- Vásquez, M. (2014). Caracterización de los problemas de conducta de caninos en la ciudad de León-Nicaragua 2014. [Tesis de grado, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua]. http://riul.unanleon.edu.ni:8080/jspui/bitstream/123456789/3537/1/227153.pdf
- Winnipeg Humane Society. (s. f.). Dog aggression. Consultado el 12 de mayo de 2023. https://winnipeghumanesociety.ca/your-family-pet/classes-and-education/behaviour-help/dog-aggression/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.