O que nos diz a cor das gengivas dos cães

· março 11, 2018

A cor das gengivas dos cães pode revelar desde anemia, intoxicação, hemorragias internas até baixa pressão arterial, insolação e inclusive falta de oxigênio; o que pode causar, por exemplo, desidratação ou um derrame cerebral. Esses problemas podem levar o seu cão à morte se não forem tratados a tempo.

Uma boa higiene bucal é essencial para a saúde de seu cão. São muitas as doenças que podem ser transmitidas via oral e, por isso, é necessário observar a boca de seu animal de estimação. A cor das gengivas dos cães pode nos dizer muito sobre sua saúde. Contaremos tudo o que você precisa saber sobre este assunto.

Como saber a cor das gengivas dos cães

Antes de determinar o que a cor das gengivas de seu cão diz a você, deve saber como examiná-las e averiguar a tonalidade que elas têm. Daremos a você alguns conselhos sobre como fazer isso:

  • Verificar a cor quando o cão estiver saudável. Cada cão pode apresentar uma cor diferente em suas gengivas, e quando ele passar por alguma doença ou deficiência, as cores podem variar de tom. Por isso, não espere que seu cão fique doente para saber o que pode estar ocorrendo, mas saiba qual a cor que suas gengivas têm antes de que algo ocorra.
  • Comprove que a cor não está alterada. Nem sempre as gengivas têm que estar brancas para nos dizer que algo está errado. Poderiam simplesmente baixar um ou mais tons, elas empalidecem por alguma causa.
  • Veja se há manchas. Alguns cães apresentam algumas pequenas manchas de cor marrom nas gengivas e na língua. Não se assuste, isto é normal. O estranho seria que nunca as tivesse tido e de repente elas aparecessem. Por isso, é necessário que conheça muito bem as gengivas de seu animal de estimação.
  • Em geral, as gengivas que não estão doentes devem estar úmidas e lisas, sem protuberâncias, enquanto as de um cão doente serão rugosas, secas e pegajosas.
cor das gengivas dos cães

Uma vez que já conheça a fundo o estado e a cor das gengivas de seu cão, você deve saber o que é que está acontecendo quando a cor se altera. Há diversas tonalidades e cada uma delas tem um significado diferente.

Como são as gengivas saudáveis

A cor das gengivas dos cães deve ser de um tom rosado. Isto marcaria tanto uma pressão arterial correta, como indica que o animal está recebendo todos os nutrientes e vitaminas de que precisa.

Elas têm que estar brilhantes, serem macias e não serem pegajosas. Se você apertar a gengiva do animal com um dedo e esta voltar à cor original em matéria de dois segundos, isso significará que o sangue circula de maneira correta e que não há nenhum problema.

Cachorro com tártaro

A cor das gengivas dos cães

Há diversas tonalidades que as gengivas dos cães podem tomar. São estas:

  • Gengivas brancas. Quando as gengivas de seu cão se tornam desta cor, podem significar várias coisas: anemia, intoxicação, babesiose. Nenhuma destas doenças é mortal se tratadas a tempo. Por isso, se observar alguma mudança na cor das gengivas de seu animal, não deixe de ir urgentemente ao veterinário.
  • Pálidas. Se estas parecem estar descoloridas, ainda que não estejam brancas, poderiam indicar hemorragias internas, lesões, pressão arterial baixa ou outras doenças. Vá rapidamente ao veterinário.
  • Cor vermelha intensa. Se você notar que as gengivas de seu cão apresentam uma cor muito intensa, ele poderá estar sofrendo uma insolação. Isto pode levar à morte se você não agir com rapidez.
  • Amarelas. Significam icterícia, um aumento da bilirrubina que, ainda que não seja grave, também não é normal, portanto é necessário a controlar.
  • Azuis. Esta cor é muito perigosa, já que denota falta de oxigênio no sangue. Não pense duas vezes, vá ao veterinário com urgência, pois isto poderá causar um infarto cerebral ou um aneurisma em seu animal.

Como vimos, a cor das gengivas dos cães pode nos dizer bem mais sobre sua saúde do que poderíamos imaginar. É essencial que conheça bem o estado e a cor das gengivas de seu animal de estimação, e que esteja preparado ante qualquer mudança que estas possam sofrer, para assim agir com a maior rapidez possível.