O que você deve fazer se seu gato dorme na caixa de areia?

· outubro 31, 2018
Este comportamento pode ser causado por uma doença, gravidez, ansiedade ou porque o gato simplesmente quer se refugiar em um lugar que ele considera seguro - uma caixa. 

Os gatos são conhecidos por fazerem coisas incomuns, como dormir na caixa de areia. Este não é um comportamento adequado, por isso, hoje, falaremos sobre algumas razões para essa prática. 

Também apresentamos alguns métodos que podem ser postos em prática se o seu gato dorme na caixa de areia. Primeiro, perceba o que ele faz lá antes e depois de dormir nela. 

O seu gato usa a caixa de areia e depois se deita nela? Ou ele não está usando a caixa de areia; apenas descansando nela? Ou ele só dorme nela depois que você a limpa?

Há muitas razões para um gato dormir num ambiente tão pouco higiênico quanto uma caixa de areia. O contexto desse comportamento estranho irá ajudar você a encontrar uma solução.

Descarte qualquer doença

A primeira coisa a fazer é descartar uma doença. Se o seu gato dorme na caixa de areia, preste atenção a outros comportamentos de rotina:

  • Não se levanta para comer, apresenta uma certa letargia ou ignora a sua vista favorita da janela?
  • Seu gato está usando a caixa de areia, mas fazendo esforço para urinar ou indo até ela com frequência?

Qualquer um destes sintomas pode significar que o seu gato não se sente bem e que ele está usando a caixa de areia como fonte de proteção (mesmo que seja apenas para manter seu banheiro perto).

Vá ao veterinário e peça que examinem seu gato. Relate o comportamento anormal e mencione qualquer informação que ajude a esclarecer o diagnóstico.

Gato na caixa de areia

Gravidez

Se o seu gato é uma fêmea e não foi esterilizadapeça ao veterinário para verificar se está grávida, especialmente se ela tem acesso ao exterior.

Ou se você sabe que sua gata está prenha e a vê passar longos períodos na caixa de areia, pode estar procurando um lugar para ter seus filhotes.

As gatinhas grávidas procuram lugares abrigados, longe do barulho do lar e do trânsito para dar à luz aos seus filhotes.

No entanto, a caixa de areia não é um lugar ideal para nascer ou ter gatinhos, pois oferece alto risco de contaminação.

É melhor preparar um ninho com uma caixa alternativa para o seu gato, forrando uma caixa de papelão com toalhas limpas e macias ou cobertores.

Coloque-a perto da caixa de areia e, assim que ela tiver se “mudado” para lá, certifique-se de manter comida, água e a caixa de areia nas proximidades.

E se o seu gato dorme na caixa de areia por causa da ansiedade de adaptação?

Durante períodos de mudança, como a chegada de um novo animal de estimação à família, a presença de um hóspede em casa, reformas ou um distúrbio semelhante, seu gato pode ter dificuldades para relaxar.

Na verdade, qualquer mudança no ambiente pode causar ansiedade, ansiedade esta que seu gato vai tentar acalmar em um lugar confortável e protegido, que pode ser a caixa de areia.

filhote de gato na caixa de areia

Além de estar localizada longe do barulho e do movimento da casa, a caixa de areia tem um cheiro familiar. 

Embora o cheiro possa ser desagradável para você ou para mim, para os gatos ele ativa seus instintos naturais e selvagens.

Quando em nenhum outro lugar ele se sente à vontade, a caixa de areia pode servir de refúgio.

Uma das ações para evitar esta situação poderia ser a seguinte: evite mudanças na rotina do seu gato e ofereça-lhe um ou dois lugares tranquilos, aconchegantes e limpos em áreas pouco transitadas da casa.

Se a ansiedade for a fonte do problema, não demorará muito para que seu gato encontre esses novos e serenos esconderijos.

Se o seu gato dorme na caixa de areia é porque ele o vê como um refúgio

Quando a casa está caótica, os hóspedes fazem muito barulho e as crianças ficam fora de controle; onde é o único lugar aonde você pode ir com privacidade garantida? É isso mesmo, o banheiro. O mesmo vale para o seu gato!

A caixa de areia geralmente encontra-se em algum lugar ou área fora do caminho e é algo que pertence a eles e só a eles. 

É um lugar onde eles podem tirar boas sonecas quando não há outra opção. No entanto, isso não significa que, se o seu gato dorme na caixa de areia, você deve ficar de braços cruzados.

A caixa de areia não é um lugar higiênico, é claro. Portanto, você deve fornecer uma alternativa limpa e confortável e colocá-la ao lado da caixa de areia.

Não insista muito para o seu gato sair da caixa de areia; simplesmente ofereça-lhe a alternativa limpa e deixe-o fazer o que ele quiser.

É provável que, se for abrigo o que seu gato estava procurando na caixa de areia, ele provavelmente o encontrará na caixa acolchoada e limpa que você colocou no mesmo lugar.