As 5 maiores raças de gatos

· setembro 13, 2018
Entre os grandes gatos, há alguns que nasceram do cruzamento entre gatos domésticos e gatos selvagens. Se você pensa em adotar um deles, tem que levar em conta suas necessidades em termos de espaço e comida.

Uma das razões pelas quais muitas pessoas escolhem um felino como animal de estimação é devido ao seu tamanho, que se adapta a qualquer lar. No entanto, existem raças enormes em comparação com o resto. Então, neste artigo, diremos quais são as maiores raças de gatos.

Quais são as maiores raças de gatos?

Entre as dezenas de raças que podemos encontrar em todo o mundo, algumas são caracterizadas por seu grande tamanho. Portanto, as maiores raças de gatos são:

  1. Maine Coon

Com um peso de 11 quilos e um comprimento de 70 centímetros (machos adultos), este gato, que surgiu após a cruzamento de gatos domésticos e selvagens dos Estados Unidos, chama muita atenção.

Enquanto o Maine Coon – foto que abre este artigo – é enorme, seu temperamento é semelhante ao de outras raças, e podemos até mesmo dizer que é mais amigável e afetuoso do que os outros. Gosta de brincar e tem a capacidade de miar em diferentes tons. Quanto ao pelos, o mais comum é o malhado marrom e branco, embora também existam pretos, cinzas, laranjas e vermelhos.

  1. Savannah

Esta é outra das maiores raças de gatos que existem. O Savana é famoso por seus pelos semelhantes ao de um leopardo. A raça surgiu após o cruzamento entre um gato doméstico e um selvagem, da raça Serval, nativa da África.

gato Savannah

Embora o gato Savannah possa pesar cerca de 11 quilos, sua aparência parece mais estilizada, devido ao comprimento de seu corpo. Além disso, caracteriza-se por ter cauda e pernas longas. Uma das curiosidades desta raça é que seu caráter é muito dócil e afetuoso.

Veja também: Gato Bambino, careca e com pernas curtas

  1. Ragdoll

Não é apenas belo de se ver, mas também está entre as maiores raças de gato do mundo: um macho adulto pode pesar até nove quilos e medir cerca de 90 centímetros. As fêmeas não excedem sete quilos e 60 centímetros.

Ragdoll gato

ragdoll – que significa “boneco de pano” em inglês – surgiu depois de cruzarem várias raças, entre elas siameses, persas e birmaneses. É um gato muito calmo, dócil e inteligente. Sua pelagem é branca e abundante, e quando você o segura em seus braços, ele relaxa tanto que parece “desmontar”, como um boneco de pano, daí seu nome.

  1. Van Turco

É uma raça rara fora de sua zona de criação, o Lago Van, na Turquia (daí o nome). A pelagem é uma das suas principais características: com várias camadas para resistir ao frio da alta montanha onde nasceu. Apesar de ser espessa, também é bastante macia, como a pele de um coelho.

gato Van Turco

O gato Van turco pode pesar cerca de sete quilos e medir até um metro de comprimento, entre o focinho e a ponta da cauda. Ele é forte e musculoso, o pescoço é curto e as patas traseiras mais longas que as da frente. Ele é bastante temperamental, curioso, ativo e não tem problema em conviver com outros gatos, desde que seja o líder. Além disso, precisa de uma dedicação incondicional, porque não gosta de ficar sozinho.

Conheça também 5 raças de gatos exóticos

  1. Norueguês da floresta

Com um nome mais do que curioso, este é outro dos maiores gatos que existem: os machos atingem nove quilos de peso. Como tem muito pelos, parece ainda maior. O manto pode variar de cor, embora sempre tenha algum branco em sua composição.

gato Norueguês da floresta

O norueguês da floresta é nativo da Escandinávia, embora tenha se tornado um animal de estimação muito comum em toda a Europa. Quanto ao seu comportamento, esta raça é muito ativa ao ar livre – adora escalar árvores – e quieta em ambientes fechados. Ademais, é conhecida por ser uma raça curiosa, inteligente e carinhosa.

No caso de você querer adotar qualquer uma das maiores raças de gatos desta lista, recomendamos que levar em consideração suas necessidades em relação ao espaço e à alimentação.