7 raças de gatos com pelagem abundante

junho 30, 2018
A pelagem é longa para proteger os bichanos das baixas temperaturas. Como eles geralmente soltam pelos, é necessário escová-los no mínimo uma vez por semana.

A pelagem dos gatos é uma das suas atrações visuais mais importantes, quando se trata de escolher a raça para ser nosso pet. Há aquelas raças com poucos pelos e com muito pelos, então hoje vamos falar sobre as raças de gatos com pelos longos, portanto, prepare-se para escovar seus móveis e roupas.

Os gatos com pelos longos

Os pelos dos gatos são muito particulares por serem abundantes na maioria das raças, o que faz com que, muitas vezes, os pelos grudem nas roupas. Há quem acredite que as bruxas só tinham gatos pretos, não apenas para afastar as energias ruins, mas também para não terem esse problema.

Mas os pelos desses felinos, antes de ser uma atração para os humanos, tem a função de proteger a pele do animal. É recorrente que o pelo seja apresentado em duas camadas, onde uma interna fornece calor, e outra externa protege da sujeira e de outros elementos externos.

Lembre-se de escová-lo pelo menos uma vez por semana, já que eles geralmente soltam pelos o tempo todo, para manter a pelagem em boas condições. Dito isto, apresentaremos as raças de gatos com pelos longos mais famosas.

  1. Maine Coon

É uma grande raça americana, alguns espécimes pesam até 20 quilos. Tem uma variedade de cores e é muito popular nos Estados Unidos. É uma espécie muito amigável e brincalhona, que gosta de brincar ao ar livre.

Maine-coon

  1. Persa

Gatos da aristocracia por excelência, seu nome deriva do antigo império persa, o atual Irã. Eles são gatos de tamanho médio que podem pesar até 9 quilos. Sua pelagem é de grande comprimento, muito densa e de cores variadas.

 

O comportamento desses gatos é muito dócil, possuem notável inteligência e passam a maior parte do tempo dormindo. Você não poderia esperar outra coisa de um gato real, além disso, eles se dão muito bem com outros animais de diferentes espécies.

Gato persa

  1. Angorá

É uma raça muito antiga que vem da região de Ancara, na Turquia. É um gato com pelos abundantes e de cores variadas, mas que não apresenta uma camada interna. Os espécimes de pelos brancos e com heterocromia são os mais desejados desta espécie.

Gato angorá

De comportamento dócil e inteligente, o gato Angorá tolera perfeitamente a convivência com até dois humanos no mesmo teto, embora não se dê bem com outros animais de estimação em casa.

  1. Balinês

Vindo dos Estados Unidos, essa raça surgiu do cruzamento entre um siamês e outro gato com pelos longos, do qual herdaram esse recurso. Em termos morfológicos, a raça é muito parecida com a siamesa, com as cores sendo o aspecto que mais se destaca, mas diferindo no volume e estrutura de sua pelagem.

Gato balinês

Eles são gatos muito carinhosos com seus donos, mas distantes diante de outros membros da família. A verdade é que eles são muito inteligentes e mansos, por isso toleram afeições de outros, mas não excessivamente.

  1. Ragdoll

É um gato dos Estados Unidos que nasceu do cruzamento entre as espécies siamesas e outras europeiasTem uma camada de pelos muito frondosa e de comprimento variado, que não é difícil de ser mantida, ao contrário do que sua aparência pode nos fazer crer.

Ragdoll

Sua maior atração reside em sua capacidade particular de relaxar completamente os músculos, lembrando um boneco de pano (“rag” em inglês). Eles são muito amigáveis com todos os membros da família e não têm realmente um instinto de sobrevivência, quase nunca reagindo ao perigo.

  1. Somali

Eles são gatos originários da Inglaterra de tamanho médio, possuem pelagem abundante e de várias cores. Apesar disso, o gato Somali não suporta o frio, por isso você deve ter isso em mente se mora em uma área com baixas temperaturas.

Gato Somalí

É um gato muito ativo, sendo muito raro vê-lo descansando em grandes altitudes da casa. Ele não gosta de ficar trancado em um apartamento, então habitar uma casa é ideal. Não é um felino que dá muitos miados.

  1. Chantilly-Tiffany

São gatos de médio a grande porte, com uma pelagem muito sedosa e abundante que não é complicada de se manter. Sua aparência física se deve muito aos seus parentes felinos da Birmânia e da Chinchila, apresentando as mesmas cores desses dois.

Gato Chantilly-Tiffany

É um gato que adora ter companhia, o que o torna perfeito para acompanhar todos os tipos de pessoas. Esta raça é muito carinhosa com todos os membros da casa e é muito divertida, mas tendo o único defeito de não ficar confortável durante os períodos de solidão.

Bolas de pelo, um grande problema

O maior detalhe dessas raças de gatos com pelos longos é que elas tendem a se lamber muito para se limparem e, no processo, acabam engolindo seus próprios pelos por acidente. Para combater esse desconforto, aconselhamos que você acostume seu gato a uma escovação diária, desde filhotes e, assim, combata esse comportamento indesejado neles.