Logo image
Logo image

Objetivos do treinamento para os cães

4 minutos
O protocolo de treinamento para os cães inclui traçar claramente os objetivos. Isso permitirá que você seja consistente no treinamento e se concentre nas realizações.
Objetivos do treinamento para os cães
Luz Eduviges Thomas-Romero

Escrito e verificado por a bioquímica Luz Eduviges Thomas-Romero

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Basicamente, os objetivos do treinamento para os cães se concentram na obediência. Assim, o treinamento procura que o cão entenda e siga as instruções. Sem dúvida, um cão treinado é um animal de estimação bem-vindo em quase qualquer lugar.

Idealmente, todos os cães devem conhecer os comandos básicos de obediência, como “vem, senta, deita e fica”. É importante ressaltar que o treinamento do cão deve ser agradável e incluir sessões curtas de 5 a 10 minutos. Cada vez, a sessão deve ter uma conclusão positiva, isto é, com um comando que o cão conheça.

Embora seja comum pensar que o treinamento é destinado a filhotes, não há limite de idade para aprender a fazer coisas novas, é claro, sempre respeitando as limitações físicas do animal.

A importância de definir os objetivos do treinamento para os cães

Além de aprender os comandos básicos de obediência, é importante que os proprietários definam os objetivos do treinamento para o cão. A definição clara dos objetivos permite consistência no treinamento e foco na conquista. Aqui estão os objetivos mais comumente desejados.

Hábitos de higiene

Esse é o treinamento número um. O controle dos esfíncteres é um pré-requisito para a convivência no lar. No entanto, lembre-se de que nenhum cão nasce com o instinto de conhecer o lugar certo para se aliviar.

Pensando nas mudanças que a vida traz, é apropriado destacar a importância de ensinar seu cão a fazer suas necessidades em diferentes tipos de superfícies. Isso inclui grama, terra, pedras, cascalho e, às vezes, até na rua ou na calçada, se não houver outra área adequada.

Socialização adequada

Esse tópico deve ser estabelecido, pois será tratado de maneira diferente em um cão de guarda, um cão de serviço ou um cão de companhia. Em geral, é importante que os filhotes aprendam a ser amigáveis ​​com todos os tipos de pessoas, sejam amigos, familiares, convidados e outros cães.

Some figure

Tolerância a estímulos ambientais

Esse aspecto é especialmente importante no treinamento de cães-guia. Esse treinamento permitirá ter acesso a restaurantes, cinemas, shopping centers, jogos de futebol, etc.

Ao treinar o cão, você nunca deve fazer uso da punição

Obviamente, você não deve incluir nenhum tipo de punição ao treinar seu cão. Você nunca deve gritar com ele, bater nele, puxar a coleira ou dar choques elétricos. Em vez disso, o treinamento dos cães deve ser uma experiência divertida e que inclua recompensas por um trabalho bem-feito.

Lembre-se de que a motivação de um cão varia. Por esse motivo, as recompensas podem ajudar a aumentar sua motivação. Portanto, você deve garantir que a recompensa que você está usando para o seu cão seja a mais eficaz para ele.

  • Recompense-o dentro de um segundo e meio depois da ordem. Isso permitirá que ele estabeleça a conexão entre o comando e o comportamento.
  • Quando você der um comando, faça-o brevemente e diga apenas uma vez. Os cães conseguem se lembrar de um comando por aproximadamente dois minutos.
  • Não esqueça que os comandos devem ser palavras curtas, para tornar o entendimento mais fácil.
Some figure

A guloseima como recompensa

As guloseimas devem ser pequenas e exigir pouca mastigação. Você não quer perder a atenção do seu cão ao lhe oferecer algo que exige tempo para comer.

Se as guloseimas forem o método de recompensa preferido, o treinamento deve ser realizado antes de uma refeição.

Uso de elogios no treinamento para os cães

Por outro lado, se você planeja usar elogios como recompensa, fale alto e com entusiasmo. Você deve planejar a sessão de treinamento quando a motivação do cão estiver maior.

Se o seu cão for um animal de estimação com muita energia, é recomendável que você inicie as sessões de treinamento após uma caminhada, para que ele possa gastar um pouco da energia acumulada e não fique tão inquieto.

O uso de carinho

Se a sua recompensa for o carinho, deve ser feito na lateral do rosto, no peito ou nas costas e não no topo da cabeça.

Consistência, paciência e receptividade são fundamentais no treinamento dos cães

Inicialmente, as sessões de treinamento devem ser frequentes (diariamente, por exemplo), para que seu cão aprenda o comando que você deseja.

Depois de aprendido, não deixe de elogiá-lo imediatamente. Em relação às recompensas usando guloseimas, você não precisa usá-las sempre, pois é recomendável fazer isso apenas periodicamente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Minhinnick, S., Papet, L. E., Stephenson, C. M., & Stephenson, M. R. (2016). 12 Training Fundamentals and. Canine olfaction science and law: Advances in forensic science, medicine, conservation, and environmental remediation, 155.
  • González Ramírez, M. T., Landero Hernández, R., & Vanegas Farfano, M. (2017). Differences between clicker and voice when used as event markers in shaping novel behaviors in dog training. Informes psicológicos (Medellín)17(2), 67-77.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.