4 objetos ou brinquedos que não são adequados para os cães
Escrito e verificado por o biotecnólogo Alejandro Rodríguez
Conviver com um animal de estimação em casa é, sem dúvida, algo que traz muitos benefícios tanto para o animal quanto para você e a sua família. Mas, assim como fazemos com nós mesmos, devemos levar em conta uma série de precauções e buscar informações sobre as necessidades específicas do animal em questão. E isso também se aplica ao lazer. Portanto, vamos falar sobre os brinquedos que não são adequados para os cães.
Os cães e os brinquedos
Para os nossos animais de estimação, o entretenimento e o lazer são tão importantes quanto para nós. Em muitos casos, não é necessário um brinquedo, pois o simples ato de brincar com eles já é altamente satisfatório.
Contudo, os brinquedos estimulam não só a atividade física, mas também a mental. Para escolher um desses brinquedos, devemos ter a certeza de que eles foram projetados especificamente para eles.
Embora isso dependa da raça e da idade, muitos cães vão recorrer aos objetos do dia a dia se não encontrarem nada para brincar. Esse ato pode colocar a saúde do animal em risco e, por isso, é importante saber que existem vários objetos ou brinquedos que não são adequados para os cães.
Quais objetos do cotidiano são perigosos?
Na nossa casa, existem inúmeros utensílios que devemos monitorar ou proteger, a fim de evitar qualquer dano tanto ao nosso cachorro quanto a nós mesmos.
Cabos e tomadas
Esses acessórios são encontrados em todas as casas, em maior ou menor grau. Nosso cachorro, talvez por curiosidade, pode começar a se aproximar e farejar os cabos do computador ou de outros dispositivos eletrônicos.
Além dos danos que pode causar aos dispositivos, mastigar e engolir pedaços de plástico ou de cobre também não é bom para o nosso cachorro.
O risco de ser eletrocutado ao lamber tomadas ou cabos sempre estará presente. Por isso, proteger as tomadas e manter os cabos a uma certa altura pode evitar idas inesperadas ao veterinário.
O ambiente da cozinha
Embora para o nosso amigo a cozinha seja um dos locais mais ‘desejáveis’, é um dos lugares com mais perigos visíveis. Em primeiro lugar, porque existem vários alimentos impróprios para os cães que podem cair no chão enquanto cozinhamos, com os consequentes prejuízos para a sua saúde.
Na maioria das nossas cozinhas, o lixo geralmente fica em um local de fácil acesso para nós. Ou seja, os animais de estimação também podem acessá-lo. Muitos cães e gatos encontram uma diversão fácil ao brincar com o lixo, mas isso deve ser evitado, uma vez que ali proliferam colônias de microrganismos provenientes da decomposição dos alimentos.
Esses microrganismos não são bons nem para o seu cachorro nem para você, então a melhor solução é evitar o acesso à lixeira ou protegê-la.
Brinquedos que não são adequados para os cães
Conforme já indicamos, o melhor a se fazer na hora de escolher um brinquedo é procurar um especialmente indicado para cães. Muitas vezes, inconscientemente, deixamos os nossos animais de estimação com brinquedos que podem colocar sua vida em risco.
Bichos de pelúcia
Pode parecer surpreendente, já que todos nós já vimos um cachorro mordendo ou destruindo um bicho de pelúcia. Mas não paramos para pensar que esse bicho de pelúcia pode ter uma peça mal costurada – ou simplesmente colada – ou que o enchimento pode conter um componente nocivo.
Infelizmente para o nosso animal de estimação, isso pode levar a uma obstrução intestinal, causada pela ingestão acidental de qualquer uma dessas partes. Nesses casos, é necessário ir ao veterinário com urgência. Assim, se formos recompensar o nosso cachorro com um bicho de pelúcia, devemos adquirir um modelo especial para eles.
Bolas de tênis: brinquedos que não são adequados para os cães?
É algo muito comum e que costuma acontecer: jogamos uma bola de tênis para o nosso cachorro e ele volta mordendo a bola com maior ou menor intensidade. Embora não seja algo excessivamente prejudicial, pode se tornar um problema se o cachorro ficar obcecado pela bola.
Afinal, o principal componente das bolas, a fibra de vidro, é uma grande inimiga dos dentes do nosso cachorro. Como é um material muito áspero, ele funciona como uma lixa e desgasta gradativamente o esmalte dos dentes do animal. Assim, se quisermos que o nosso cachorro brinque com bolas, devemos optar por outras opções mais recomendadas que podem ser encontradas no mercado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Hernández, C. A. (2010). Emergencias gastrointestinales en perros y gatos. Revista CES Medicina Veterinaria y Zootecnia, 5(2), 69-85.
- Mishra, S., & Behera, N. (2008). Amylase activity of a starch degrading bacteria isolated from soil receiving kitchen wastes. African Journal of Biotechnology, 7(18).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.