Odores desagradáveis para cães: conheça 5 deles

maio 20, 2018

O olfato dos cães é 40 vezes mais poderoso do que o nosso. Por isso, algum cheiro que possa ser agradável para nós humanos pode ser incômodo para eles. E isso pode ir além, chegando a fazê-los ter irritações nasais. Quer conhecer os odores desagradáveis para cães? Nós vamos te contar!

Os cães têm mais células olfativas do que nós, por isso podem perceber odores de maneira mais intensa e a maior distância. Para nós, pode ser difícil reconhecer os odores desagradáveis para cães, por isso é necessário ter sensibilidade.

Além da capacidade olfativa, devemos ter em mente que os humanos e os cães têm muitas diferenças. Por isso, os odores que os agradarão também serão diferentes. É possível que fiquemos fascinados com o cheiro de uma flor, mas para o seu cão pode ser que seja desagradável. Como saber?

Conheça alguns odores desagradáveis para cães

Cítricos

Talvez o cheiro de cítricos seja um dos que você mais gosta, por causa da sensação de limpeza e dos bons odores de produtos de higiene. Não é de se admirar que esses produtos sejam os preferidos e mais vendidos nos supermercados. Porém, não se esqueça disso: nossos cães odeiam cheiros cítricos.

Sim, se você tem um cão em casa e não quer machucá-lo, troque de fragrância. Imagine o quão intenso é o cheiro dos cítricos para você. Agora, multiplique isso por 40 e você saberá como seu cão se sente.

Esse é um dos mais fortes odores desagradáveis para cães, que pode gerar danos em suas fossas nasais e vias respiratórias.

Focinho de cachorro

Por outro lado, esse odor pode ser benéfico. Para evitar que seu cão urine em algum lugar da casa, é só colocar algumas cascas de frutas cítricas ou algum óleo especial cítrico… e problema resolvido!

Vinagre

Se você é acostumado a utilizar vinagre na limpeza de sua casa, recomendamos que pare. Os cães não suportam esse odor. No entanto, se quiser evitar que ele urine em algum local, pode ser um bom método. Por ser um produto natural, não lhe trará danos.

Por outro lado, o vinagre de maçã traz grandes benefícios para nossos animais de estimação, como lhe contamos neste artigo.

Pimentas picantes

A muito conhecida pimenta-aji possui um dos cheiros mais desagradáveis para cães. Se houver alguma área da casa em que você não queira que seu cão entre, coloque um pouco de pimenta-aji nela. Porém, obviamente, evite deixá-la ao alcance do animal.

Além disso, a pimenta pode afetar suas vias respiratórias, gerar coceiras no nariz e constantes espirros. Portanto, se você usou esse ingrediente enquanto cozinhava, lave muito bem suas mãos antes de tocar no seu animal de estimação. Em contato com a mucosa do animal, a pimenta pode gerar sérios problemas.

Amônia

Se um cão pudesse gritar, ele o faria por causa do odor incômodo da amônia. Ela tem um alto nível de compostos químicos que produzem fortes odores e que, sem dúvida, levam o cão para longe.

Cachorro farejando

Esse produto trará coceiras e espirros constantes para seu cão. Porém, algumas pessoas dizem que o amoníaco tem um odor parecido com a urina. Sendo assim, ele causará efeito contrário, fazendo com que o cão queira marcar seu território.

Naftalina

As bolinhas de naftalina que colocamos em nossos armários causam grande incômodo aos cães. Mas não é só isso. Se o seu cão ingerir uma dessas bolinhas, pode até morrer. Elas têm um alto grau de toxicidade e causam grandes danos ao fígado e ao sistema nervoso.

Se você tem cães e quer que seus armários cheirem bem, não ponha em risco a vida dos seus animais de estimação. Encha pequenos sacos de chá com lavanda ou flores secas e coloque nos armários.

Entre os odores desagradáveis para cães, também podemos destacar os produtos de limpeza e perfumes. Não importa quais sejam, eles emanam um odor insuportável para os caninos. Na medida do possível, evite que seu animal de estimação chegue perto desses produtos.