Os 6 melhores produtos para cuidar dos dentes dos cães

· junho 2, 2018

A saúde bucal é um aspecto importante na saúde de nossos animais de estimação e um fator a ser levado em conta. A boca de nosso cão pode expressar muitas coisas, como alegria e tédio, mas também pode indicar que nosso amigo peludo está passando por problemas. Por isso, falaremos sobre os 6 melhores produtos para o cuidado com os dentes dos cães.

A saúde bucal não é fundamental só para as pessoas, mas também para os animais. E não fazer uma higiene adequada pode causar problemas graves. O cão pode apresentar mau hálito, sangramento nas gengivas e até queda dos dentes.

O cuidado bucal

Tanto nos humanos como nos animais, a saúde começa pela boca. Uma boa saúde bucal é o principal sinal de uma boa saúde em um indivíduo.

O mesmo se aplica a nossos animais. A saúde bucal é tão importante quanto a condição de seu pelo. Lembre-se de que não devemos cuidar só da estética do animal, e sim de todo seu corpo.

Assim, você estará prevenindo uma série de doenças que podem ser muito nocivas para o seu pet, como a gengivite e doenças periodontais. Para isso, existe uma série de produtos bucais que o ajudarão a combater diariamente essas doenças durante toda a vida do animal.

Como melhorar a saúde bucal de seu cão

Desde filhote, podemos ensiná-lo sobre o que é o melhor para seu bem-estar, e a saúde bucal não é exceção. Você deve escovar os dentes do animal com pastas especiais para cães pelo menos duas vezes por semana e checar sua boca após cada refeição.

escovar os dentes dos cães

Com essas ações, buscamos acostumar o animal ao exame de seus dentes, para que possamos detectar o surgimento de placa bacteriana e restos de comida. Tudo isso serve para evitar que nosso companheiro acabe se infectando no futuro.

Fazer isso é essencial em cães mais velhos, já que esses são mais propensos à perda de dentes e a infecções bucais, que trazem muito problemas para ele e para você. Se você acredita que seu cão tem uma infecção ou doença bucal, recomendamos procurar um veterinário imediatamente.

Algumas doenças a considerar

Como dissemos antes, as doenças que seu animal pode apresentar trazem muitos problemas para todos, por isso vamos descrever algumas das mais comuns:

  • Gengivite ou sangramento na gengiva: é uma doença caracterizada pelo sangramento das gengivas, resultado da limpeza dental ineficiente e do acúmulo de bactérias e tártaro.
  • Periodontite: parecida com a gengivite, mas com a diferença de que ataca tanto a gengiva quando os dentes do animal, o que faz com que se desprenda da gengiva. Nos casos mais graves, o osso da mandíbula também é afetado.
  • Halitose: Conhecida como mau hálito, é causado pelo acúmulo e cristalização de saliva e tártaro entre os dentes, que apodrecem e geram esse cheiro característico.

Essas três doenças estão relacionadas ao tártaro dental, elemento que, como você verá, deve ser levado muito em conta e com todo o cuidado possível.

Produtos para o cuidado com os dentes dos cães

No mercado existem vários jogos e objetos que o ajudarão no combate às doenças periodontais de seu animal de estimação. Esses produtos podem ser ossos feitos para o cuidado bucal ou até sprays especiais.

pasta de dente para cães

A lista que apresentaremos a seguir de produtos para o cuidado com os dentes dos cães se baseia em nossa experiência como donos, mas se você encontrar alguma reação adversa, suspenda o tratamento e consulte imediatamente o veterinário.

Produto dental para animais Dentican

É um produto que se apresenta como spray de tripla ação que combate o mau hálito, o surgimento de tártaro e da placa bacteriana. Você só precisa aplicá-lo algumas vezes sobre os dentes do cão e deixar que atue por conta própria.

Kong Dental

É um brinquedo de goma elástica que ajuda a limpar a boca do seu animal enquanto ele brinca com ela. A goma remove o tártaro acumulado em seus dentes e exercita o maxilar de seu companheiro.

Snack Purina Dentalife

Da conhecida marca Purina, esses snacks combatem o tártaro e as bactérias com uma qualidade impressionante. Apresenta-se com cinco pontas e limpa a fundo, sendo também um bom exercício para a mandíbula. Além disso, estão disponíveis em vários tamanhos, para cães de raças diferentes.

Osso dental de Greenies

É um snack de tamanho ajustável ao peso de seu cão que ajuda a combater o mau hálito e previne o surgimento do tártaro entre seus dentes. Isso acontece graças ao desenho do osso, com características de escova dental, que combate a placa.

Vet Aquadent de Virbac

É uma solução que ajuda a combater o mau hálito e o tártaro nos dentes, ao ser misturada com água. Com uma escova de dentes, você deve aplicá-lo duas vezes por semana, e notará mudanças perceptíveis na boca de seu animal.

Kit de Escovas Francodex

Essas escovas de dentes são desenhadas especificamente para a dentição canina, por isso são indispensáveis para o bom cuidado bucal de seu cão. Cada escova é desenhada especificamente para cada dente, e recomenda-se usá-la diariamente, com movimentos suaves.