Os alimentos venenosos para aves

Março 12, 2018

Para oferecer uma dieta equilibrada a seus pássaros, é necessário conhecer os nutrientes essenciais para o desenvolvimento deles. E, também, os ingredientes que podem comprometer sua saúde, a fim de evitar desastres.

A seguir, analisaremos os alimentos venenosos para aves.

O termo “ave” engloba um grupo muito diverso e extenso de animais vertebrados. Mas as aves demonstram diferenças em sua anatomia e fisiologia. Isso explica por que cada espécie se adaptou a um clima, a um estilo de vida e a uma alimentação específica.

Por isso, antes de escolher uma dieta para seus pássaros, é importante saber a que tipo de alimentação seu organismo está mais adaptado. Além disso, quais os alimentos venenosos para aves de sua espécie.

A alimentação das aves

Quando falamos da alimentação das aves, nos referimos a tipos de dietas muito variadas. Existem aves carnívoras, insetívoras, granívoras e frutívoras. O organismo de cada uma está adaptado a uma dieta, desde o formato do bico até seu sistema digestivo.

Casal de aves

Em grande parte, essa variedade se deve à necessidade delas de se adaptar a diferentes habitats. Quanto mais ameno for o clima, maior é a quantidade e a variedade de alimentos disponíveis.

A influência do clima e da região

As espécies típicas de climas tropicais e temperados apresentam uma alimentação natural muito variada. Em contrapartida com outras espécies adaptadas a climas áridos ou que são aves marinhas.

Os papagaios e as pombas geralmente se adaptam a quase todos os tipos de alimentos, incluindo frutas, sementes, folhas e grãos. E isso explica por que estas aves foram as que melhor se adaptaram à vida doméstica. Além disso, sobrevivem muito bem nas grandes cidades.

A dieta das aves também varia de acordo com cada etapa de vida delas. Quando ainda são filhotes, a maioria se alimenta de insetos trazidos pela mãe. Essa é sua principal fonte de proteína, que permite o desenvolvimento saudável de seus músculos e plumas.

Quando chegam à idade adulta, seus organismos já devem estar adaptados às condições impostas pelo meio. Enquanto algumas se tornam experientes caçadoras na terra ou no mar, outras coletam as sementes e os frutos típicos de sua região.

Quando se trata de aves domésticas, o ambiente é extremamente favorável à adaptação. Ainda assim, é necessário respeitar as preferências e as intolerâncias alimentares de cada espécie. Principalmente quando se trata de alimentos venenosos para as aves.

Quais os alimentos venenosos para aves?

As aves nascidas e criadas em cativeiro perdem grande parte de seu instinto. Por isso, acidentalmente podem ingerir alimentos tóxicos que estejam a seu alcance.

Estes são os alimentos venenosos para aves, portanto não devem ser oferecidos ou deixados ao alcance dos pássaros domésticos.

1. Chocolate

O chocolate é potencialmente tóxico para todos os animais de estimação. Como seu sistema digestivo é intolerante a esta substância, ela provoca diarreia e vômitos. Em casos mais graves, o sistema nervoso central é comprometido e a ave pode morrer.

2. Sementes de maçã, peras, cerejas e pêssegos

As sementes de maçãs, cerejas, peras e pêssegos possuem pequenas quantidades de cianeto, um mineral altamente venenoso. A polpa destas frutas é altamente recomendável em sua dieta, mas sem as sementes.

3. Abacate

Outro exemplo de alimentos venenosos para aves que deve ser evitado. Entre outras coisas, pelo risco de causar insuficiência cardíaca e hepática.

Pássaro comendo na mão da dona4. Alho e Cebola

O consumo de alho e cebola é altamente saudável para os humanos e pode ser administrado em reduzidas doses para cães e gatos. Mas quando se trata de aves, a ingestão destes alimentos costuma provocar problemas digestivos acompanhados de vômitos e diarreias.

5. Álcool

O álcool não deve ser oferecido ou deixado ao alcance de nenhum animal de estimação. Esta substância deprime o sistema imunológico, colocando a saúde do animal em grande risco.

6. Talos, folhas e sementes de tomate

A polpa de tomate é saborosa e saudável para as aves. Mas as folhas, os talos e as sementes podem provocar intoxicação. Por isso, é importante limpar cuidadosamente os tomates antes de oferecê-los a seu animal de estimação.

7. Sal e açúcar

As aves devem consumir certa quantidade de sódio e açúcar naturalmente em sua dieta. No entanto, o consumo destas substâncias industrializadas pode ser fatal para a saúde delas. Estas substâncias podem provocar danos digestivos e renais.

Recomendados para você