Os cães entendem os seus sentimentos

julho 22, 2017

A inteligência dos animais é confirmada diariamente. Não só dos animais de estimação que temos em casa, mas também das espécies selvagens. Neste artigo, contamos para você sobre como descobriram que os cães são capazes de entender os sentimentos das pessoas em geral e de seus donos em particular.

Nossos cães sentem e entendem sentimentos

Essa frase é muito comum entre os donos de cachorros. Esses belos seres de quatro patas que nos acompanham diariamente têm muitas habilidades “compartilhadas” com os seres humanos. Todos os que amam os cães sabem que seus animais de estimação se dão conta de quando estamos tristes, aborrecidos ou felizes.

Os cães sabem em que momento devem nos apoiar e fazer carinho e quando nos deixar em paz e a sós. Em que eles se baseiam para tomar essas decisões? De acordo com os estudos, eles levam em consideração nossos comportamentos, nossa linguagem corporal, a quantidade de feromônios que o nosso corpo “exala”, e os nossos sinais vocais.

Um grupo de cientistas da Hungria registrou imagens do cérebro de vários cães através da ressonância magnética. Eles chegaram à conclusão de que, quando o animal ouvia a risada ou o choro do seu dono, a mente dele reagia de uma maneira diferente, inclusive, eles mesmos experimentavam sentimento de alegria ou tristeza ao mesmo tempo.

As sessões de adestramento e de escaneamento foram realizadas em 11 cães. Eles ficaram quietos por 8 minutos para serem avaliados pela máquina. Simultaneamente, foram observados os cérebros de 22 pessoas que escutaram sons de cães, de seres humanos, de ambientes, de carros, etc.

Os humanos tiveram respostas mais fortes aos sons de outras pessoas, enquanto que os cães reagiram com maior intensidade perante sons de outros cães. Os resultados foram surpreendentes. Em ambos os casos, as áreas do cérebro que se iluminavam eram semelhantes.

O polo temporal, localizado na parte anterior do lóbulo temporal, tem a função de regular as emoções, a linguagem, a audição, a memória e a aprendizagem. Essa área é a que é mais ativada tanto nas pessoas quanto nos cães, quando eles ouvem certos sons.

Estudos realizados anteriormente demonstraram que a idade mental de um cão corresponde à de uma criança de 5 anos de idade, aproximadamente. Se uma criança dessa idade é capaz de saber quando sua mãe ou seus irmãos estão tristes, um cão também pode, conforme o que diz essa teoria.

Seu cão consegue compreender como você se sente

Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Viena e publicada na revista Current Biology, afirmou que os cães conseguem distinguir um rosto feliz de um chateado. O cão entende os sinais que expressam ambos os sentimentos.

Os autores do estudo indicam que essa é a primeira evidência sobre a ideia de que os animais diferenciam as emoções experimentadas por outras espécies. Os cães conseguiram passar nessa prova, na qual foram reprovados os orangotangos, os chimpanzés e os gorilas, que têm passados comuns com o do ser humano.

Os primatas são capazes de reconhecer expressões faciais, mas apenas dos seus semelhantes. Isso é muito compreensível, já que não interessa a nenhuma espécie saber o que acontece com a outra… Com exceção dos cães, que se encontram muito ligados aos humanos.

Os 10 cães que participaram do experimento pertenciam a diferentes raças (border collie, terrier, golden retriever e pastor alemão). Eles tiveram que observar uma tela onde eram exibidas pessoas demonstrando diversos sentimentos em seus rostos.

Ao que parece, eles respondem a um rosto aborrecido como um estímulo intimidatório. Além disso, ficaram mais relaxados quando viram um sorriso ou olhos alegres. A teoria que explica isso é a seguinte: os cães memorizam as expressões de seus donos e as associam com um momento ou uma situação.

Por exemplo, quando alguma coisa quebra. Se o seu dono ficar irritado, essa expressão facial faz com que ele lembre de algo ruim. Mas acontece o contrário, se ele brincar com seu dono e observar sua expressão de felicidade, logo saberá quando a pessoa está alegre.