Os cães Schnauzer, nossos melhores amigos

· maio 11, 2017

O tamanho dos cães da raça schnauzer varia entre três tipos diferentes: o chamado miniatura, que pesa entre 6 e 7 kg, o de tamanho padrão, cujo peso está em torno dos 14 e 15 kg, e o gigante, que pode passar dos 30 kg.

Origens

Os cães schnauzer surgem como animais de fazenda e, ao longo das guerras mundiais, participaram como cães militares. Atualmente, servem como cães policiais em vários campos de atuação. Ele é um peludo pau-para-toda-obra, graças ao corpo robusto e à pelagem resistente ao frio e às adversidades.

Características

Schnauzer, cão que não dá alergia

Os animais dessa raça são fortes e têm uma boa personalidade. São adequados para viver em cidades, pois não precisam de muita atividade física, embora possa desenvolver artrite. Uma boa dose diária de estímulo físico será o suficiente.

Ele é um cachorro com muita energia, que ama profundamente os seus donos e os protegerá em qualquer situação. É um excelente cão de guarda, adora latir e desconfia de estranhos.

Em relação ao adestramento, animais da raça schnauzer são muito obedientes, sendo bastante utilizados em competições, como o Agility. Eles tendem a se entediar com facilidade e, nessas situações, podem ficar mais teimosos e difíceis de lidar.

Os cães schnauzer gigantes podem agir agressivamente, principalmente com peludos do mesmo sexo. São muito carinhosos com crianças. No entanto, é bom lembrar que ele é um cachorro muito grande e forte, e pode chegar a machucar os pequenos sem querer.

Companhia e disciplina

Os schnauzer gigantes requerem atenção constante, cuidado e muito carinho. Eles precisam estar sempre rodeados pela sua família humana, caso contrário, poderá ficar mais mal-humorado e sombrio, além de perder o respeito por seus proprietários.

Caso convivam com cães menores ou outros animais, redobre a atenção, porque os indivíduos dessa raça têm um instinto caçador extremamente desenvolvido. O convívio desde pequenos com outras espécies de animais os ajudará a se acostumarem com a presença de outros bichos.

Um bom cão guardião

Como vigias de lugares diferentes, como a casa dos donos ou fazendas, os cães schnauzer são uma ferramenta muito valiosa. Sua natureza é protetora e latem de forma insistente quando identificam perigo.

Esses animais têm um caráter territorial e tendem a proteger o que consideram seu e de sua família. Por isso, é aconselhável que convivam desde filhotes com outros cães para que se acostumem a compartilhar os espaços.

Os cuidados

É importante não se esquecer do pelo de seu cão, que deve ser escovado e asseado frequentemente, para evitar nós. Os animais dessa raça contam com duas camadas de fios, uma mais exterior, que serve como proteção, e outra interna, mais suave.

O estômago é outro ponto sensível.  Você deve controlar a alimentação do animal, já que cães da raça são propensos a comer em excesso e precisam de uma dieta muito equilibrada para evitar a obesidade. É aconselhável oferecer ao peludo uma alimentação natural.

Os cães schnauzer miniatura

schnauzer

Não subestime o seu tamanho pequeno. Embora pareça ter pouca personalidade, não é bem assim. Esses são animais que se fazem notar pelos latidos contundentes e firmes, além dos inconfundíveis uivos. Dessa forma, mostram a sua inteligência e o caráter decidido e enérgico.

O schnauzer miniatura está incluído no grupo dos terrier, ou seja, a categoria de cães criados para fazer trabalhos na terra, assim como para a caça de pequenos roedores, como ratos e ratazanas.

Esses pequenos cãezinhos são os animais de companhia quase perfeitos. Um cão extremamente tranquilo, fácil de adestrar, obediente e que não costuma morder. Convive muito bem com crianças e outros cães e adora participar da rotina da família.

O Schnauzer Miniatura é um animal familiar, inteligente, feliz, enérgico e brincalhão. Tem tudo para ser o melhor amigo das crianças e gosta de ficar com a família.

Com um bom adestramento, pode aprender a conviver com outros cães. A socialização do animal é muito importante para que ele seja um bom companheiro para toda a família.

Seus latidos são frequentes. Apesar de não terem uma intensidade muito forte, são longos e suaves.