Os gatos podem perder a voz?

· setembro 23, 2018
Isso geralmente acontece após uma intervenção cirúrgica, uma pancada ou um problema no nascimento, mas também pode ser uma consequência de um resfriado, doença ou estresse.

Algumas pessoas dizem que seus gatos não miam ou o fazem de maneira muito fraca, quase imperceptível. Os gatos podem perder a voz? Muitos acreditam que isso é temporário, mas e se o problema persistir?

Gatos podem perder a voz?

É verdade que os gatos podem perder a voz, de forma ocasional ou permanente. Como regra geral, a perda permanente da voz é causada por uma cirurgia, trauma ou até mesmo um problema congênito.

Existem várias razões pelas quais um gato pode ter afonia, o que é fácil de reconhecer porque os miados e até mesmo o ronronar será mais suave ou inexistente.

Tal como acontece com as pessoas, um simples resfriado pode levar o gato à afonia.

Além disso, o frio também faz com que sofram irritação na laringe, o que os impede de “falar” normalmente.

A laringe desempenha um papel muito importante nos sons que um gato emite, por isso, quando ela está irritada ou inflamada, a voz fica gravemente afetada ou até mesmo desaparece.

Como saber se um gato perdeu a voz

Então, a principal maneira de saber se um gato perdeu sua voz é através dos sons que ele emite.

Se o animal come e bebe normalmente, e seus sons podem ter diminuído apenas um pouco em intensidade, não há muito o que se preocupar.

gato rouco

Mas se houver uma irritação da laringe, isso fará com que o animal emita sons roucos, secos e entrecortados.

Para evitar que um gato fique resfriado e, assim, apresente esta rouquidão causada pela laringite, você tem que secá-lo bem quando ele tomar banho ou quando ele se molhar em algum lugar, na chuva, por exemplo.

Nunca devemos dar-lhe água fria para beber, por mais quente que esteja, tente misturar.

Outra razão pela qual um gato pode perder a voz é o estresse. 

Sim, você sabe que os gatos são animais de rotina, e que, quando ela é alterada minimamente, isso pode causar uma perda transitória de voz que deverá desaparecer quando tudo voltar ao normal.

E se a afonia durar mais que o esperado?

Se nosso gato tiver uma ligeira rouquidão e seu comportamento não tiver mudado, não nos preocuparemos, devemos nos preocupar apenas se percebermos que essa situação está durando mais do que deveria.

Veterinária auscultando gato

Uma afonia pode ser normal, desde que não exceda três ou quatro dias, como no caso das pessoas, mas se o seu gato ficou rouco por mais tempo do que isso, sem mostrar melhora, vá ao veterinário.

Esta afonia pode ser o resultado de uma doença respiratória, ou de ele ter ingerido um produto tóxico que causou danos em sua laringe ou em qualquer outra área de seu sistema respiratório.

Não devemos dar nenhum tipo de medicação ao nosso gato. Nem um remédio para humanos, que tenhamos tomado com sucesso, ou qualquer outro que nos recomendaram e que funcionou em outros animais de estimação.

O veterinário saberá identificar o tipo de afonia que seu gato apresenta e irá indicar o tratamento necessário.

Siga suas instruções ao pé da letra e ajude seu gato a recuperar sua voz.

Agora você já sabe que os gatos podem perder a voz, mas mesmo se o problema for uma doença ou infecção respiratória, geralmente estes são resolvidos sem grandes problemas.

Acima de tudo, mantenha a calma e trabalhe com o veterinário para ajudar seu pet a miar novamente.

Lembre-se de que observar seu animal de estimação é outra responsabilidade que você deve cumprir para saber se tudo está indo bem ou se há algum problema.