Os menores animais do mundo. Que maravilha!

· junho 8, 2017

Às vezes, achamos que já vimos de tudo, e é então que a natureza volta a nos surpreender. Hoje, queremos surpreender você mais uma vez, mostrando os 10 menores animaizinhos do mundo. Não saia daí!

São belezas inigualáveis, e mesmo após vê-los, não vai acreditar que realmente existem. Parecem de brinquedo, quase de mentira. Sem dúvida, mais uma prova que a natureza tem muito a oferecer, segredos a serem descobertos…

Os 10 menores animaizinhos do mundo

Sem mais delongas, vamos conhecer agora os menores animais do nosso planeta:

Macaco pigmeu

Menores animaizinhos do mundo

Um macaco tão pequenininho que cabe na palma da mão, razão pela qual é considerado o menor primata do mundo. Eles vivem na floresta Amazônica, principalmente nas florestas da Colômbia, Brasil, Peru e Equador.

Ele mede cerca de 35 centímetros e o seu peso gira em torno de 100 gramas, quando adulto.

Camaleão brookesia micra

Ele tem o tamanho de um alfinete e, sem dúvida, é o menor réptil do mundo, medindo uma polegada.

No entanto, apesar do seu tamanho, se comporta como um gigante no mundo dos camaleões, pois a sua cor é imperceptível em seu habitat. Ele consegue se esconder bem dos seus predadores.

Társio das Filipinas

Embora a princípio ele fosse considerado o menor macaco do mundo, isso mudou, já que é considerado um primata, porque não sabem onde colocá-lo.

À primeira vista, parece um animal estranho, mas ele possui olhos esbugalhados que farão com que você se apaixone por ele. Os seus olhos servem para caçar insetos de noite, o único momento em que ele fica acordado. Mede entre 3 a 6 polegadas.

Morcego-nariz-de-porco-de-kitti

Ele é o menor morcego do mundo: pesa dois gramas e mede menos de 3 centímetros. Vive na Tailândia e no Myanmar, e seu habitat são as cavernas de pedra de cal.

Paedocypris progenetica

Trata-se do menor peixe do mundo atualmente, pois o de maior tamanho dessa espécie, quando já adulto, mede menos de 8 milímetros. O primeiro exemplar que tivemos conhecimento foi achado nos pântanos da Sumatra, Indonésia, em 2006.

A sua particularidade é que o seu cérebro pode ser visto. Além disso, devido à destruição dos pântanos na Indonésia, esse animal está em perigo de extinção.

Leptotyphlops carlae

É a menor serpente do mundo, podendo medir até 6 centímetros e ter uma largura de um fio de lã.

Ela se alimenta de larvas e provém de Barbados.

Colibri-abelha-cubano

Se antes achávamos que o beija-flor era o menor pássaro do mundo, aproveite agora para conhecer essa nova espécie, de origem cubana.

Ele pesa menos de duas gramas e mede duas polegadas. Pode bater as suas asas 80 vezes por segundo e os seus ovos são menores que uma lentilha. Fique de olhos abertos, caso você veja algum, para não o confundir com algum inseto.

Hippocampus denise

Este cavalo-marinho vive no Oceano Pacífico e todo o seu corpo, desde a cabeça até o rabo, mede 16 milímetros de comprimento.

No entanto, é um excelente nadador, uma vez que vive nas profundezas de até 90 metros. 

Rana Monte Iberia Eleuth

Esta espécie de rã também vive em Cuba, como alguns dos menores animaizinhos do mundo. Mede apenas 8,5 milímetros e, possivelmente, em breve, será considerada a menor rã do mundo.

Microcebus

Talvez um dos mais conhecidos, proveniente de Madagascar. É um pequeno primata noturno que mede entre 2,25 e 4,75 polegadas. Infelizmente, devido à destruição do seu habitat, também está em perigo de extinção.

Essa é a lista dos menores animaizinhos do mundo. Talvez você conheça algum outro que não tenhamos mencionado. Se assim for, compartilhe conosco!