Os ursos polares e o aquecimento global
O fato de que os nossos atos causam danos aos animais é algo que já sabemos, mas parece que não nos importamos muito com isso. Na verdade, o aquecimento global vai de mal a pior, e está destruindo os lares de muitas espécies. Por isso, se a situação não melhorar, eles deixarão de existir.
Vamos ver como tudo isso está afetando um dos animais mais divertidos e queridos por todos: os ursos polares.
Os ursos polares e a destruição do seu habitat
Os ursos polares só podem viver no Ártico, pois foram feitos para viver e andar no gelo. As mudanças climáticas, ou aquecimento global, estão fazendo com que o gelo do Ártico derreta, chegando ao cúmulo de desaparecer.
Essa situação faz com que o lugar deixe de ser tão frio para espécies, como por exemplo, as focas, o principal alimento dos ursos. Devido ao aquecimento global, as focas se veem obrigadas a se mudar constantemente em busca de alguma coisa para comer, e isso faz com que os ursos polares tenham cada vez mais dificuldade para encontrar comida. Como se diz: é um ciclo vicioso.
Esse fato resultou no desaparecimento de diversas espécies de ursos polares devido a vários fatores:
- Um deles é que a falta de alimento já matou muitos ursos polares;
- O calor está matando outros animais;
- Por fim, alguns ursos mais aventureiros ousaram buscar comida em lugares onde se sentem à vontade, e acabaram se aproximando demais dos humanos, que os caçam por mero prazer ou para satisfazer seus desejos mais sofisticados.
O gelo derretido
Os ursos polares utilizam o gelo como uma ponte entre a terra e a água. Eles vão da terra ao gelo, saltam dele para caçar e voltam a usar a plataforma de gelo para voltar à terra. O problema é que o gelo derrete tão rápido que os obriga a voltar à terra e a permanecer ali, se contentando com o alimento que possuem, se é que há algum. Que triste!
O gelo também transforma, ou transformava, o Ártico em um dos lugares mais frios da Terra, local cujo clima é propício para os ursos polares. Muitas vezes, nos perguntamos por que eles vivem lá com todo aquele frio. Bom, o seu corpo tem a capacidade de alcançar 10 graus Celsius. Por isso, se alguma vez você for ao Ártico de férias e sentir frio, aproxime-se de um urso polar.
O estado dos ursos polares
É evidente que tudo isso causou um enorme impacto nos ursos. Muitos estão desnutridos e outros estão morrendo. Há cada vez menos variedades dessa espécie, e os especialistas afirmam que, se continuarmos nesse ritmo, os ursos polares desaparecerão por completo da Terra em menos de 100 anos.
Essa é outra consequência da má gestão e da ambição do homem. Além do egoísmo. Todos sabemos que, se não usarmos perfumes, nem sprays para cabelo, e substituirmos as sacolas de plástico por reutilizáveis, poderemos ajudar, não só as mudanças climáticas, como também para perpetuar várias espécies.
Por que não tomamos essas atitudes? Porque estamos acomodados e estamos vivendo uma era em que o consumismo e as aparências estão acima de tudo, inclusive da vida de muitos animais.
Há 100 anos existiam centenas de espécies animais, porém nossos filhos jamais as conhecerão, porque nossa avareza e egoísmo as destruíram.
Se continuarmos reproduzindo nossas atitudes erradas, é muito provável que os filhos dos nossos filhos vivam em um mundo sem animais, ou pior ainda, em um mundo onde não seja possível existir vida na Terra.
A Terra foi criada para se autorregenerar e se autoabastecer sozinha. No entanto, o ser humano está acabando tão rápido com os seus recursos para satisfazer a sua sede de dinheiro e de ambição que estamos chegando a extremos mais perigosos do que a nossa mente é capaz de enfrentar.
O Meus Animais pede a você que faça tudo que esteja ao seu alcance para melhorar essa situação.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.