Ossos para cães: quais os tipos que você pode dar?

· maio 26, 2018

Os ossos de animais que podem se despedaçar podem causar perfurações intestinais, havendo o perigo de morte para o cão. No entanto, aqueles que podem ser mordidos sem problemas fornecerão ao cão uma dose extra de nutrientes e muito mais. Saiba mais sobre dar ossos para cães!

Se você deve dar ou não ossos para cães é um debate que não parece ter resposta concreta. Alguns dizem que os ossos são bons para a saúde mental, pois eles os amam. Acreditam também que os nutrientes dos  ossos fazem bem para a saúde dos caninos.

No entanto, por outro lado, há aqueles que dizem que os ossos podem matar os cães. Qual é a verdade? Pode ou não pode? E, em caso afirmativo, que ossos você pode dar ao seu cão?

Os ossos para cães são permitidos?

Como dissemos, há vários debates de especialistas sobre o assunto. No entanto, defensores de que os cães devam comer ossos se baseiam nos ancestrais dos caninos para fundamentar sua teoria. Eles afirmam que, se os cães descendem dos lobos e eles comiam ossos, por que os cães também não podem?

Sabe-se que os lobos comem sua presa completamente, incluindo a pele, em alguns casos. Ossos são a sobremesa, talvez porque para eles sejam deliciosos. De acordo com essa teoria, você pode dar ossos para cães.

Cachorro roendo osso

Porém, há outro lado da moeda. Alguns especialistas dizem que você não deve dar esse “alimento” aos cães por estes motivos:

  • Embora tenha sido comprovado que lobos e cães têm muitas semelhanças, ao passar pelo processo de domesticação, os cães evoluíram. Portanto, seu ritmo de vida, que é muito diferente do selvagem, não exige mais esse tipo específico de alimentação. Dessa forma, suas dietas devem ser diferentes.
  • Os lobos também correm o risco de ter danos internos causados ​​por um osso. Mas não estamos lá para examiná-los. Esses especialistas dizem que os ossos podem causar grandes danos aos animais. Em alguns casos, podem até causar a morte, por asfixia ou pela perfuração de algum órgão vital.
Cachorro com osso grande

Então, podemos dar ou não ossos para cães? Você decide.

Alguns exemplos de ossos para cães

O que sabemos é que os cães amam comer ossos. Essa é a única “teoria” na qual os donos de animais de estimação se baseiam. Se você é um deles e decidiu dar esse mimo ao seu cão, é importante que você saiba a resposta para a seguinte pergunta: que ossos posso dar ao meu cão? Nós respondemos!

Ossos do pescoço de pato

Esse tipo de osso é altamente recomendado devido ao seu alto valor nutricional e porque não gera qualquer perigo para o seu animal de estimação. Contém uma alta quantidade de nutrientes na cartilagem e na medula. Esse não é o caso do frango ou do peru, então não confunda-os.

Ossos de boi

Existem várias partes do corpo desse animal que têm ossos benéficos para o seu cão. Por exemplo, o fêmur e o joelho possuem uma grande cartilagem. Além disso, possuem muita carne escondida, da qual seu cão desfrutará muito. Por que não dar um mimo ao seu animal? Os ossos do joelho de porco também são muito bons.

Ossos recomendados para cães

Ossos de frango

Com esses você deve ter cuidado, por seu pequeno tamanho e pela facilidade com que se quebram. Antes de decidir se deve ou não dar esse tipo de osso ao seu cão, fale com o seu veterinário. No entanto, se você decidir dar, escolha ossos grandes e que não possuam pontas que possam perfurar o intestino do animal.

Ossos de cordeiro

Como no caso dos ossos de frango, os de cordeiro também devem ser grandes para evitar acidentes. Então, se você decidir dar ossos ao seu cão, lembre-se de que devem sempre estar crus, nunca cozidos. Não o perca de vista enquanto ele estiver mastigando o osso. Lembre-se também de dar um osso grande, para que o cão não possa engoli-lo. Com certeza ele vai adorar!