Para que servem os bigodes dos cães?

· março 19, 2018

Graças a eles, os cães gozam de um sexto sentido que lhes permite “enxergar” a noite melhor do que o ser humano; se você cortar os bigodes dos cães, saiba que o animal perderá algumas de suas habilidades, o que irá causar grande insegurança no animal.

No caso dos animais, há muitas questões que surgem, como sobre o que são os bigodes dos cães. Bem, eles também servem para algo, como tudo na vida. Gostaria de saber a resposta? Nós lhe diremos!

A importância dos bigodes dos cães

Há muitas pessoas que têm o hábito de cortar os bigodes dos cães. Isso não é um perigo em si para o animal, mas a verdade é que esta parte do seu corpo serve como um sexto sentido. Então, quando você corta, poderá estar subtraindo algumas de suas habilidades para caçar ou brincar.

Os bigodes dos cães têm raízes até três vezes mais profundas do que o pelo normal do animal, além de serem duas vezes mais grossos. Graças a isso, o cão terá uma ideia do mundo ao seu redor. Lembre-se de que nem sua visão nem sua percepção são iguais às nossas.

Como complemento aos benefícios desses bigodes, diremos que eles servem como cílios. Embora não estejam localizados nos olhos, os cães não têm cílios, mas os bigodes dos olhos servem como uma proteção para estes.

Para que são os bigodes dos cães?

Além disso, é importante aprofundar a forma como o ajudam no seu relacionamento com o meio ambiente. Eles coletam informações e permitem medir distâncias. Para que você entenda, eles atuam como as antenas de um inseto. Quando tocam diretamente em pessoas e objetos, isso afeta outras partes do corpo do cachorro.

Focinho de cachorro

Existem alguns cuidadores que recomendam cortar os bigodes dos cães por causa de padrões estabelecidos para a raça. No entanto, a informação sensorial do seu animal irá diminuir, considerando o bem-estar de seu amigo peludo, será você quem deverá tomar a decisão sobre cortá-los ou não.

Ao cortar os bigodes dos cães, eles podem se tornar mais tímidos ou assustados, ou até mesmo inseguros. Também poderão se mover estranhamente, porque falta uma parte importante deles para o momento da caminhada.

Por que os bigodes dos cães respondem ao toque?

A sensação de toque dos cães é encontrada nos receptores cutâneos que se acumulam nas bases dos folículos capilares. Portanto, alguns dos pelos são conhecidos como pelos táteis e estão divididos em cinco grupos: supraciliar, queixo, zigomático, labial e mandibular.

Cachorro recebendo carinho

Dentro destes grupos de pelos táteis estão incluídos os bigodes dos cães. Embora os mais conhecidos sejam aqueles vistos na área mandibular, eles também os têm sobre os olhos e em outras partes do corpo.

Como funcionam estes pelos táteis? Como uma alavanca. Por estarem mais enraizados, quando são tocados, produzem um estímulo que se estende através da área do corpo mais próxima e produzem um reflexo.

Eles também são muito úteis no escuro, pois permitem aos cães saber a distância entre eles e um objeto contra o qual podem bater ou se machucar. É por isso que você sempre verá que o seu cão é capaz de caminhar tranquilamente pela casa mesmo durante a noite, enquanto você não consegue dar um passo sem tocar em um móvel ou em uma parede.

Como dissemos no início do artigo, tudo existe por uma razão e, como já vimos, os bigodes dos cães também. Portanto, nunca pense em cortá-los!