Pasta de dente para cães: qual a ideal?

Fevereiro 14, 2018

A sensibilidade, tanto nos dentes como nas gengivas, é também resultado de uma higiene bucal ruim. Lembre-se  de que uma boa higiene bucal irá evitar problemas mais complexos no futuro. Portanto, é necessário fazer uso da escova de dentes todos os dias utilizando uma pasta de dente para cães.

Além do bom hálito, a pasta de dente para cães ajuda a conservar os dentes do animal. O escovamento constante diminui a formação de tártaro, que a longo prazo pode se transformar em placa.

Os problemas periodontais são mais comuns em cães adultos, mas surgem como resultado de uma higiene bucal ruim durante sua juventude. Assim como nas pessoas, o cuidado dos dentes dos animais também deve ser um hábito.

Por que usar pasta de dente para cães?

Graças ao atrito da escova, a pasta de dente para cães ajudará a remover resíduos de comida da boca do animal. Quando esses resíduos não são removidos completamente, ocorre a formação do tártaro ou de uma película esbranquiçada sobre os dentes.

Pasta de dentes para cães

Esse tártaro reage com as bactérias e forma a placa, uma cobertura dura que se fixa nos dentes. Em alguns casos, para eliminar a placa, é necessária a intervenção de um especialista.

A formação da placa pode trazer problemas médicos mais complexos. Um deles é a gengivite que é a inflamação das gengivas. Essa doença pode levar à perda dos dentes se não for tratada corretamente.

A sensibilidade, tanto nos dentes como nas gengivas, é também fruto de uma higiene bucal ruim. A melhor maneira de se tratar as doenças periodontais é indo a um especialista. Após o diagnóstico, o veterinário se encarregará de aplicar o tratamento mais efetivo.

Recomendações para limpar os dentes dos cães

A higiene oral é um hábito que deve ser introduzido gradualmente. As formas impositivas ou violentas podem gerar uma reação negativa por parte do animal. O mais comum é que, no início, o animal se incomode ou rejeite o processo de limpeza dental. É obrigação do dono seguir com o procedimento até que o cão se acostume.

Pasta de dente para seu cão

Para tornar a higiene bucal um hábito, leve em conta as seguintes recomendações:

  • Faça uso de uma escova de dentes apropriada. escova de dentes deve ser adequada para cães. Alguns especialistas sugerem utilizar o dedo como método de adaptação, para depois implementar a escova.
  • Outra maneira de acostumar o animal é utilizando uma capa na escova. Dessa forma, é possível minimizar a sensação de escovação e chegar até o fundo da boca. 
  • Use pasta de dente para cães. De maneira nenhuma use pasta de dente para pessoas, nem mesmo infantis. Ao contrário dos humanos, os cães não sabem cuspir e tendem a engolir o líquido na boca.
  • A pasta de dente para cães é especial para que não afete o organismo do animal em caso de ingestão. Além disso, ela contém enzimas que ajudam no controle das bactérias em seus dentes.
  • Crie hábitos de higiene bucal. Da mesma forma que os humanos, os cães devem se acostumar a terem seus dentes escovados na mesma hora, todos os dias. Caso não seja possível uma escovação diária, não deixe de realizar uma escovação periódica uma ou duas vezes por semana.
  • Visite o veterinário periodicamente. Durante a visita ao especialista, é importante que ele verifique os dentes do animal. Esse é o momento para tirar dúvidas quanto ao cuidado bucal. Outro aspecto importante a ser considerado é o de corrigir a técnica de escovação e o uso da pasta de dente para cães.
Pasta de dente canina

Outras opções

Além das versões comerciais, há receitas caseiras para preparar pasta de dente para cães. A base da fórmula é bicarbonato de sódio, que é misturado com outros ingredientes comestíveis. Dependendo dos ingredientes utilizados, o animal pode aceitar melhor a receita. Há formulas que utilizam caldo de frango, levedura de cerveja e coco, mas a mais básica é bicarbonato de sódio com água.

No caso de cães adultos, há produtos mastigáveis que ajudam na higiene bucal. São formas de alimentos que melhoram o hálito e ajudam a eliminar resíduos e tártaro. No entanto, esses produtos não substituem a escovação. Para manter uma boa saúde dental no seu cão, a escovação é indispensável.

Recomendados para você