Pastor Belga
Pastor Belga, ou cão ovelheiro, é o nome com o qual é conhecido um grupo de cães pastores que compartilham características morfológicas, anatômicas e de comportamento. De fato, o único elemento diferenciado entre eles é a cor e o tipo de pelo, assim que, são incorporados dentro da mesma raça.
Os Pastores Belgas caracterizam-se por serem cães muito inteligentes e bons trabalhadores. Eles são fiéis aos donos e, sobretudo, são muito obedientes, ou seja, são muito adequados para a vida em família.
Também tendem a ser um pouco territoriais e defendem com agressividade os membros de sua família, e podem ser educados como cães de guarda.
História da Raça
O desenvolvimento dessa raça deu-se como resultado de uma tentativa de unificar a grande quantidade de raças de cães que eram usadas para o pastoreio na Bélgica e na Alemanha.
As raças que eram utilizadas usadas eram as Laekenois, Malinois, Tervueren e Groenendael.
Da mistura das raças, o Pastor Belga herdou sua grande inteligência, especialmente útil para trabalhos como o pastoreio.
Além disso, são cachorros muito dinâmicos e agéis, com muita energía e são bastante aptos para as atividades que requerem desempenho físico.
Características
O Pastor Belga é um cão muito elegante, de corpo esbelto, em especial entre o pescoço e o crânio, por isso é conhecido como um aristocrata dentro das raças dos cães pastores.
No entanto, não devem ser confundidos pela aparência delicada, é um cão muito apto para o trabalho, com muita força e agilidade.
Tem um rabo comprido, patas magras, corpo atlético e orelhas alargadas e triangulares, similares as do Pastor Collie. Tem a aparência de um Pastor Alemão, só que seu pelo é diferente.
Através do pelo, podem diferenciar as quatro vertentes que dão origem a essa raça:
● Herança do Groenendael: pelo preto, grosso e seco.
● Herança do Tervueren: pelo similar ao do Groenendael, mas com tons caramelados, embora podem ter algumas manchas pretas.
● Herança do Laekenois: pelo curto de tom pardo, cacheado em algumas zonas.
● Herança d Malinois: pelo curto, denso e liso.
Adestramento
O aperfeiçoamento dessa classe de pastores é fácil devido a serem muito inteligentes. No entanto, sempre é mais recomendável começar o aperfeiçoamento de um cão desde filhote.
Você deve prestar atenção especial à socialização, visto que é um cão muito territorial, pode se tornar bastante agressivo, se não for exposto ao contato com outros animais e pessoas.
Em geral, precisa de espaços grandes para correr, mas com exercícios adequados pode se adaptar bem à vida em casa.
No caso de que não se mantenha ocupado ou cansado, pode tornar-se nervoso ou começar a quebrar coisas por causa do tédio.
Cuidados Especiais
O Pastor Belga é, em termos gerais, um cão sudável, mas pode chegar a ter problemas de coluna, como muitos outros cães pastores.
Também se tem conhecido um número importante de casos de epilepsia nessa raça, e deve-se ter cuidado com a doença.
Os problemas mais frequentes com essa raça estão relacionados com dermatites, visto que o pelo tende a emaranhar ou sujar, criando ambientes propícios ao surgimento de bactérias. Por isso, é importante escová-lo no mínimo duas vezes por semana.
Personalidade
O Pastor Belga é um cão gentil com os donos, embora seja desconfiado com os desconhecidos. Pode chegar a ser muito carinhoso se for tratado com carinho, mas, em geral, são independentes e não exigem muita atenção.
São muito bons com as crianças, com quem se mostram pacientes e vigilantes. Também cuidarão do lar, embora não sejam cães que latem muito, e assim não terá inconvenientes a menos que te acorde em um de seus passeios noturnos.
Em geral, agem como cães, se exercitam bem e tendem a ser tranquilos, compreensivos e muito dispostos a satisfazer seu dono.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.