Pastor da Picardia: alimentação e personalidade

O pastor da Picardia é originário da região da Picardia, no nordeste da França, e é um cão de guarda de porte médio, usado principalmente como cão pastor, responsável pelos rebanhos de ovelhas. Ele é inteligente, calmo e teimoso.
Pastor da Picardia: alimentação e personalidade

Última atualização: 28 julho, 2020

O pastor da Picardia  é um cachorro de origem francesa. Esse pastor é um cachorro de porte médio que tem uma aparência elegante, porém forte. De personalidade tranquila, é considerado um bom cão pastor, que guia e protege as ovelhas.

Aparência geral

Trata-se de um canídeo de porte médio: tem uma aparência forte e bem musculosa. É um cachorro muito elegante, tanto em movimento quanto parado, transbordando energia. Sua principal função era ser cão pastor e de guarda. Por isso, é classificado dentro do grupo dos cães pastores.

Esses cães são caracterizados pelo fato de os machos serem maiores que as fêmeas. Os machos têm entre 60 e 65 centímetros de tamanho, enquanto as fêmeas têm entre 55 e 60 centímetros.

Sua pelagem pode ter várias tonalidadesque vão desde o preto até o cinza, passando pelo castanho. Também pode ter um tom castanho listrado e acinzentado ou cinza avermelhado. Ou talvez o cachorro possa apresentar uma mistura de todos esses tons.

Personalidade do Pastor da Picardia

O Pastor da Picardia é um cachorro sensível, com uma personalidade amável e calma. No entanto, ao mesmo tempo, ele se caracteriza por ser extremamente teimoso. Além disso, não tolera correções físicas para seu comportamento.

Apesar disso, esse cachorro é extremamente inteligente e muito trabalhador. Ele gosta, e ao mesmo tempo precisa, de exercícios e outras atividades dinâmicas que lhe permitam permanecer entretido.

Pastor da Picardia

Sua personalidade calma também permite que ele socialize facilmente com animais de estimação menores, sendo um excelente companheiro de brincadeiras. Ele gosta de brincar, carregar objetos, outros animais de estimação e até mesmo crianças pequenas, de um lado para o outro.

Alimentação

O Pastor da Picardia é um cachorro cheio de energia que precisa ser alimentado adequadamente para enfrentar suas atividades diárias. Por esse motivo, sua dieta deve ser variada.

Diferentes tipos de alimento podem ser escolhidos, sejam eles úmidos (patês) ou secos (ração)Como recompensa, existem várias tipos de guloseimas, como os biscoitos. Você também pode escolher entre produtos crus de origem animal ou produtos processados.

Dependendo da idade do cachorro e das características especiais que ele tiver, o veterinário poderá aconselhar o melhor tipo de alimentação que deve ser seguida. Acima de tudo, o mais importante é fornecer o suprimento de energia necessário para que ele possa ter energia o dia todo.

Origem do Pastor da Picardia

O Pastor da Picardia é nativo da região da Picardia, no nordeste da França. A raça começou a ser mencionada no século XIX, por volta de 1862. No entanto, não foi reconhecida como raça até 1922 .

Mas sua denominação como uma nova raça de cão pastor não durou muito. Durante a Segunda Guerra Mundial, seu lar foi devastado por um grande conflito. Nessa área, tanto humanos quanto animais foram aniquilados.

Pastor da Picardia

No final da Segunda Guerra Mundial, o Pastor da Picardia estava quase extinto. No entanto, sobreviveu como cão de trabalho em fazendas e áreas rurais. Os esforços dos criadores e a fundação do clube ‘Les Amis du Berger Picard’ (‘Amigos do Pastor da Picardia’), em 1955, conseguiram fazer com que hoje existam cerca de 3.500 exemplares de Pastor da Picardia na França.

Esse cão também é encontrado em outros países europeus e escandinavos. Existem cerca de 500 na Alemanha e em pequenos grupos. Embora sua função original fosse de cão pastor e cão de guarda, atualmente ele é um cão de companhia.

Curiosidades

O Pastor da Picardia apareceu em um filme de 2005.  O filme, intitulado Because of Winn-Dixie (Meu Melhor Amigo, no Brasil) é baseado em um famoso livro de mesmo nome e fala sobre um cachorro caracterizado por ser um Pastor da Picardia.

Para fazer o filme, filmado nos Estados Unidos, foi necessário trazer cães da raça Pastor da Picardia da França. Logo depois, foi criado o clube ‘Berger Picard Club of America’ com o objetivo de fornecer um lar e proteger essa raça.

Atualmente, todos os cães dessa raça na América do Norte cumprem duas funções. Eles podem ser cães de companhia ou cães de exibição. Além disso, também podem ser cães adestrados ou até mesmo pastores.

O Pastor da Picardia é um bom animal de estimação, que gosta de viver em áreas rurais, onde pode gastar toda a energia que o caracteriza. Ele também é um bom cão de guarda e pastor de ovelhas, elegante e inteligente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.