Personalidade do cavalo: conheça suas características

Março 10, 2018

O cavalo, como qualquer outro animal, possui uma individualidade que o diferencia de outras espécies, sendo um animal único dentro de seu grupo. Um dos elementos que caracterizam essa individualidade é sua personalidade. Entender a personalidade do cavalo é importante tanto para quem monta, quanto para quem possui e gosta deste belo animal.

Acreditar que os animais não possuem os mesmos traços que os seres humanos é uma ideia equivocada. Pelo menos, no que diz respeito ao caráter e ao temperamento. E é útil saber diferenciar e identificar essas características ao estabelecer uma relação com alguma raça de cavalos. Sobretudo porque esses traços definirão a maneira como o animal precisa ser tratado.

Características mais comuns da personalidade do cavalo

Ao falar de personalidade, estamos nos referindo ao hábitos e reações que identificam o animal e que ele apresenta durante a maior parte do tempo. Tanto em seu estábulo, quanto nas horas de trabalho, caso o animal seja dedicado a esportes ou treinamentos.

Cavalo trotando

Em geral, a personalidade do cavalo tende a ser tranquila. Sendo assim, com segurança e respeito, é possível adestrá-lo.

Sendo um animal que costuma ser presa, é guiado por seus instintos e o mais comum deles é o de sobrevivência. Em frente à possibilidade de uma ameaça, ele reage. Daí a importância de gerar uma relação de confiança e ensinar ao cavalo como responder às atitudes humanas.

O cavalo é um animal social, que vive em manadas quando está livre na natureza e que manifesta suas emoções. O animal tende a ser dominante e estabelece uma hierarquia de comando, sem uso da violência. A agressividade não é parte de sua natureza, preferindo fugir em vez de lutar. No entanto, se ele se sente em perigo, reage dando coices ou mordendo.

Comportamento corporal, base para comunicação

Como o ser humano, o cavalo se comunica com os animais de sua espécie. Por não emitir quase nenhum som, a comunicação é feita através de movimentos corporais. A observação de seu comportamento, dos movimentos de suas orelhas, boca, cauda e postura corporal ajudará a saber de quais formas é possível se comunicar. Assim, será mais fácil gerar confiança e entender sua personalidade.

Existem cavalos com uma personalidade ruim?

Existem cavalos com uma personalidade difícil, embora não seja uma situação muito comum. Tal característica é demonstrada a partir de atitudes particulares. São exemplos quando ele se agacha ou move as orelhas, quando move as patas e a boca, estirando os lábios e mexendo seu maxilar. Ou também quando ele mostra sua traseira ou seus dentes.

Nem todos os cavalos demonstram esse comportamento. Além disso, geralmente, eles não manifestam uma personalidade problemática, pois são conhecidos por serem mansos e amigáveis. É de grande importância o vínculo gerado com o ser humano e o grau de conhecimento mútuo.

Personalidade e temperamento

Embora sejam frequentemente reconhecidos por terem características idênticas, os cavalos se diferenciam substancialmente.

Além disso, ele é um animal que pode ser educado. Sua personalidade também está relacionada à sua disponibilidade para aprender, assim como à sua vontade de treinar, sua docilidade, entre outras características.

O temperamento tem a ver ainda com o tipo de raça ou linhagem do animal. Por isso, os cavalos podem ser nervosos e hiperativos, precisando de mais ou menos espaço para viver.

De acordo com o temperamento, existem três tipos de cavalos:

  • De sangue quente: também chamados de raça pura. Eles são mais ativos, nervosos e alertas. Com melhor “montabilidade”.
  • De sangue morno: são os gerados a partir do cruzamento entre os de sangue quente e frio.
  • De sangue frio: geralmente são calmos, domesticados, provêm de raças mais pesadas.
Cavalo com seu filhote

A personalidade ideal para cavalos esportivos

Uma de suas qualidades mais valorizadas é a capacidade atlética. Sendo assim, a personalidade do cavalo é uma característica importante a ser considerada. É ideal para o esporte:

  • Demonstrar boa disponibilidade, compreendendo e seguindo as ordens do montador.
  • Quando reage de maneira positiva às dificuldades ou erros cometidos.
  • Se tem uma boa “montabilidade”, assim como capacidade de trabalhar sob pressão e bom controle emocional.

O cavalo é um animal fascinante cuja personalidade pode ser entendida com uma boa observação e boa vontade. Dessa forma, com uma interação adequada, baseada no respeito e na confiança mútua, é possível interpretar os traços que definem seu modo de ser.

Recomendados para você