Por que os dentes do meu cachorro estão caindo?

Os dentes dos cães podem estar caindo por causa de doenças bucais, que geralmente estão relacionadas à falta de higiene e até mesmo à alimentação dos cães. As doenças mais comuns são formação de tártaro, gengivite e periodontite.

Quando estamos prestes a adquirir um cão, há muitas coisas que precisamos levar em conta. Entre elas, a alimentação, os hábitos e cuidados com nosso novo animal de estimação. A queda de dentes é um processo normal que acontece durante os primeiros meses de vida de um cão, mas que também pode ocorrer em virtude de certas doenças.

Dentição: queda de dentes em cães filhotes

Cães são mamíferos difiodontes. Ou seja, isso significa que eles têm dois conjuntos de dentes, os de leite e os definitivos. Nascem com dentes de leite que vão caindo para dar lugar aos definitivos. Por sua vez, os definitivos também acabam caindo com a idade e eventuais patologias.

No nascimento, os cães são completamente desdentados. Aos poucos, seus dentes de leite começam a aparecer por volta das duas semanas de vida. O filhote terá uma dentição de leite completa aos dois ou três meses de idade.

Os filhotes possuem 28 dentes, enquanto os dentes definitivos dos adultos somam um total de 42. Os dentes de leite começarão a cair aos quatro ou seis meses de idade. Assim que a queda começar, os dentes finais irão crescer. Esse processo é chamado de dentição.

Alguns filhotes podem sentir mais dor do que o normal durante esse período. Entretanto, a única coisa que o proprietário pode fazer é fornecer ao animal de estimação os brinquedos e mordedores necessários para aliviar os sintomas.

Doenças orais e queda dos dentes em cães

As doenças periodontais, isto é, aquelas que afetam todo o tecido que segura o dente, podem levar à inflamação, infecção e até mesmo à queda dos dentes em cães.

Cachorro com dentes saudáveis

Após cada refeição, é normal que a placa se acumule na superfície dos dentes. Por isso, é vital que você tente eliminar essa placa com pelo menos uma escovação semanal. Caso a placa seja retida no dente, é provável que ela passe por um processo de mineralização e, então, se transforme em tártaro.

diagnóstico de doenças bucais é geralmente precedido por uma avaliação da cavidade oral do cão e um raio-x. Entre as doenças mais comuns, podemos encontrar:

  • Tártaro. Como já mencionamos, é uma mineralização da placa bacteriana causada pela falta de higiene.
  • A gengivite. Com o acúmulo de placa bacteriana, pode ocorrer uma resposta inflamatória das gengivas que levará à gengivite. Os sintomas mais comuns são halitose (mau hálito) e inflamação e sangramento das gengivas.
  • Periodontite. A periodontite é definida como a destruição do conjunto de tecidos que seguram o dente. Os sintomas mais comuns são a perda da fixação dos dentes, a recessão gengival, isto é, a perda de massa das gengivas, e a presença de dentes móveis.

Tratamento e prevenção

As doenças mencionadas são responsáveis pela queda de dentes em cães mais velhos. Por isso, elas representam uma ameaça para a saúde do seu animal. Então, devemos sempre estar atentos para prevenir e tratar essas doenças o mais rápido possível.

Pastor alemão com escova de dentes na boca

higiene oral é uma das principais medidas de prevenção. A prática profissional é realizada sob anestesia e caracteriza-se pelo uso de dispositivos ultrassônicos e ferramentas manuais para raspagem.

Quanto ao que podemos fazer em casa, há escovas especiais com as quais podemos ajudar a manter a higiene bucal do nosso cão. A escovação é recomendada, pelo menos, uma vez por semana. 

Para muitos proprietários, escovar os dentes de seus animais pode ser um desperdício de tempo importante que não estão dispostos a gastar. No mercado, também há brinquedos especiais que limpam os dentes do cachorro enquanto se divertem roendo-os.

A dieta também desempenha um papel importante na prevenção de doenças orais caninas. Alimentos secos, por exemplo, podem ajudar no surgimento da placa. Com essas dicas, esperamos que os dentes do seu cão fiquem fortes e saudáveis por um longo tempo.

Recomendados para você