Por que o nariz do meu gato está branco?

O nariz branco em gatos pode ser um sinal clínico de alguma doença, mas também pode ser uma característica natural do gato. Você quer saber a diferença entre ambos os quadros?
Por que o nariz do meu gato está branco?

Última atualização: 27 junho, 2021

Quando falamos sobre olfato, pensamos automaticamente na extraordinária habilidade dos cães em reconhecer cheiros. De qualquer modo, o aparelho olfativo dos felinos não fica atrás: eles têm mais de 200 milhões de terminações sensíveis no focinho e, graças a elas, cheiram 14 vezes melhor do que nós. Ainda assim, o nariz branco em gatos pode ser um sinal de que algo está errado.

Na maioria dos casos, a mudança na tonalidade do nariz do gato não deveria ser motivo de preocupação. De qualquer modo, existem alguns processos patológicos que podem ocorrer junto com esse sinal clínico. Se você quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo.

O nariz de gatos

Morfologicamente, o nariz dos gatos é constituído pelo plano nasal, um septo e as fossas, por onde entram o ar e os aromas. No final das fossas estão as coanas, duas aberturas na parte posterior da cavidade nasal que comunicam o exterior com a garganta, marcando o início da nasofaringe. Como já dissemos, os felinos têm mais de 200 milhões de receptores olfativos na área.

Conforme indicado por fontes veterinárias profissionais, as patologias das vias nasais são as condições mais comuns em cães e gatos, especialmente em suas variantes crônicas. Existem muitas doenças que podem afetar essa área tão importante para a respiração e o olfato: lesões, cânceres, infecções virais, ataques de fungos e invasões bacterianas são apenas algumas delas.

As alergias também se manifestam no âmbito nasal e são um problema comum em gatos.

 

O nariz branco em gatos tem várias causas.

É comum que o nariz do meu gato mude de cor?

É normal que o nariz do gato mude de cor, mas essa variação de tonalidade é temporária. Em períodos de estresse, quando a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo aumentam, é normal que essa estrutura mude de uma cor rosa pálido para um avermelhado mais marcado. Isso indica que o corpo do animal está alerta e pronto para responder.

Também é normal que alguns felinos tenham lentigo no nariz, pequenas manchas escuras e inócuas que aparecem devido ao acúmulo de melanócitos. Se o gato os tiver desde a infância, não há nada com o que se preocupar. De qualquer modo, se você notar manchas avermelhadas que surgiram espontaneamente no nariz, inchaço ou qualquer outra coisa incomum, é hora de ir ao veterinário.

Por que o nariz do meu gato está branco?

Como já dissemos, nada acontece se o nariz do gato ficar temporariamente um pouco mais vermelho ou mais pálido do que o normal. No entanto, se o nariz do gato estiver branco e isso for acompanhado por outros sintomas, é mais provável que ele esteja com uma patologia subjacente. Aqui estão algumas opções.

Anemia

A anemia, em gatos ou em qualquer outro vertebrado, consiste na falta de glóbulos vermelhos circulantes no sangue. Conforme indicado pelo portal International Cat Care, quando um animal fica anêmico, o sangue não é capaz de transportar oxigênio suficiente e alguns tecidos ficam comprometidos. Em longo prazo, é uma condição muito debilitante.

O nariz é um excelente indicador de anemia felina, pois, sendo um tecido altamente vascularizado, é um dos primeiros a ficar pálido devido à falta de eritrócitos. Junto com esse sinal, geralmente se observa fraqueza geral, gengivas pálidas e uma língua muito menos vermelha do que o normal. Doenças crônicas e deficiências nutricionais são os principais motivos de anemias prolongadas.

Hemorragias internas

As hemorragias consistem na perda de sangue em alguma parte do corpo do animal. Como o corpo está ativa e constantemente perdendo glóbulos vermelhos, os tecidos vascularizados mais visíveis parecerão mais pálidos. Além do nariz branco em gatos, vômitos com sangue, perda de peso, falta de ar e outros sinais graves são observados nesses casos.

Interações medicamentosas e problemas de órgãos

Se o nariz do gato estiver pálido e também apresentar um tom azulado, é possível que o gato esteja sofrendo de hipóxia, falta de oxigênio no sangue. Isso não precisa estar relacionado a um quadro de anemia, pois, por exemplo, pode surgir por causa de um problema nos pulmões ou de uma reação negativa a um medicamento, como o paracetamol, que nunca deve ser usado em gatos.

O caso oposto: um nariz mais vermelho do que o normal

O fato de o gato começar a ficar com o nariz mais vermelho com o tempo pode ser um sintoma de hipertensão. Como os estudos indicam, essa condição é mais comum em felinos mais velhos e que têm problemas renais. Em qualquer caso, esse sinal clínico por si só não revela um problema sistêmico claro no animal.

 

O nariz branco em gatos geralmente não é um sinal patológico

O nariz branco em gatos domésticos não precisa ser um sinal de alerta de uma patologia. Existe uma grande variabilidade morfológica entre espécimes e raças e, portanto, cada felídeo terá suas próprias características faciais, assim como acontece no caso dos humanos. De qualquer modo, o problema está na mudança repentina de uma tonalidade normal para outro diferente.

Acima de tudo, preste atenção aos sinais que acompanham o clareamento do tecido nasal. Se o seu gato estiver apático, parar de comer, perder peso ou vomitar sangue, é provável que ele tenha um problema médico sério. Nesse caso, leve-o com urgência ao veterinário.

Pode interessar a você...
O sentido do olfato em gatos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O sentido do olfato em gatos

O sentido do olfato em gatos é muito importante, por isso vale a pena aprender sobre ele se você tiver um gato doméstico em sua casa.



  • Anemia in cats, International Cat Care. Recogido a 11 de junio en https://icatcare.org/advice/anaemia-in-cats/
  • Bodey, A. R., & Sansom, J. (1998). Epidemiological study of blood pressure in domestic cats. Journal of Small Animal Practice, 39(12), 567-573.
  • Chen, Y. C., Hidayati, S. C., Cheng, W. H., Hu, M. C., & Hua, K. L. (2016, January). Locality constrained sparse representation for cat recognition. In International Conference on Multimedia Modeling (pp. 140-151). Springer, Cham.
  • Wray, J. D., Sparkes, A. H., & Johnson, E. M. (2008). Infection of the subcutis of the nose in a cat caused by Mucor species: successful treatment using posaconazole. Journal of feline medicine and surgery, 10(5), 523-527.
  • Mackey, L., Jarrett, W., Jarrett, O., & Laird, H. (1975). Anemia associated with feline leukemia virus infection in cats. Journal of the National Cancer Institute, 54(1), 209-217.