Por que o gambá cheira mal?

· outubro 30, 2018

O gambá libera um cheiro fétido por meio de suas glândulas anais, para se defender de seus predadores. Saiba mais sobre ele aqui!

Nós o conhecemos como o personagem Pepe Le Gambá, dos Looney Tunes. Além disso, ele é bem conhecido por ser um animal fedorento. Nesse artigo, falaremos sobre o gambá, um mamífero fedido, porém adorável.

Características e habitat do gambá

É um mamífero de tamanho médio, cujo pelo é preto com faixas brancas de diferentes tamanhos. Ele vive em tocas de até três metros de profundidade, divididas em câmaras.

Cava usando suas patas dianteiras como pás. Além disso, podem ocupar ninhos e cavernas ocupadas por outras espécies.

Há várias espécies de gambás, dependendo da área da América onde são encontrados. Por exemplo, na Argentina, vive o gambá marrom. Na América Central, na Colômbia e no Brasil, o mosqueado.

E, na América Central e do Norte, vive o de cauda longa, com a típica mancha branca nas costas. Além disso, há uma subespécie que pode ser encontrada no sudeste da Ásia.

Comportamento e alimentação dos gambás

O gambá é onívoro e se alimenta principalmente de insetos, frutas, ovos, pequenos mamíferos, mel e pássaros. Os machos são muito solitários e quase não se encontram com outros gambás, já que seu próprio território pode ser um pouco limitado.

Eles só ultrapassam esses limites quando, no final do inverno ou início da primavera, procuram uma fêmea para acasalar.

Gambá

Quanto à sua reprodução, a fêmea tem uma gestação de 55 dias e pode dar à luz a 10 filhotes, que se alimentam de leite materno por dois meses e meio. 

A vida da mãe e de seus bebês é mais agradável que a do macho, já que ela fica com os filhotes presos na toca, embora não hibernem completamente.

Em algumas ocasiões, o pai pode decidir ficar também, mas para isso as condições devem ser perfeitas, especialmente em termos de espaço.

Além disso, quando o inverno é muito rígido, podem até compartilhar a mesma caverna com guaxinins e raposas, convivendo pela sobrevivência.

O gambá e o cheiro

Sem dúvida, a principal habilidade do gambá é o odor forte e fétido secretado por suas glândulas anais, que ele libera levantando a cauda ou as patas traseiras, depois de produzir um som estridente e agudo.

O jato dessa substância pode chegar a dois metros de distância e é a principal arma de defesa que possui.

O gambá e seu fedor

Na natureza , o cheiro do gambá pode ficar impregnado em árvores, pedras ou folhas por vários dias. E, caso o animal morra, o fedor vai ficar no local por até um mês.

Se você for atingido com esta fragrância, pode tentar um remédio caseiro que pode neutralizá-lo. Um litro de peróxido de hidrogênio a 3%, ¼ xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de detergente devem ser misturados.

O remédio é aplicado em diferentes superfícies, mas pode embranquecer tecidos. Também pode ser usado na pele de um cão ou gato se eles tiverem sido “perfumados” por um gambá.

Obviamente, a melhor maneira de evitar o mau cheiro desse animal é se afastar dele o máximo possível e não assustá-lo (algo que pode ser difícil, já que tentaremos nos defender caso ele ataque).