Por que o gato morde roupas? Saiba aqui!

Se seu gato morde roupas, é importante prestar atenção em seus hábitos para entender as razões desse comportamento.

Talvez você pense que seu gato morde roupas porque é destrutivo e faz isso propositalmente porque algo não o agrada. Porém, há uma explicação para esse tipo de comportamento. No artigo abaixo, responderemos essa questão para que você possa entender melhor seu animal de estimação.

Por que seu gato morde roupas?

Os felinos são seres um tanto difíceis de entender. Muitas pessoas acham muito mais fácil “decifrar” os cães. Muitas vezes não sabemos o porquê de suas ações. Se seu gato morde roupas, lençóis ou colchões, isso pode simplesmente refletir uma parte de sua personalidade.

Os animais de estimação amam seus objetos “pessoais” e alguns relutam em compartilhá-los com os demais, sejam pessoas ou animais. Por isso, podem se tornar possessivos ao ponto de mordê-los ou lambê-los.

Não importa de qual material são feitos os pertences, eles podem mastigar: papelão, couro, madeira, borracha, plástico ou o que mais preferirem. O problema começa quando toda sua vida gira em torno do mesmo comportamento.

Alguns gatos convertem um hábito, como o de morder um lençol, em uma obsessão, o que pode ser perigoso para sua saúde. Ao mastigar e engolir certos materiais, o animal pode se engasgar, asfixiar ou ter problemas para digeri-los e eliminá-los através das fezes.

Gato mordendo enfeite de Natal

Em suma, não é “algo ruim” que o gato morda roupas ou lençóis, mas sim a frequência e a maneira como faz isso. Se você notar que ele está mais arisco do que o habitual, miando e se eriçando, e que não quer soltar o seu “tesouro”, talvez haja um problema por trás desse comportamento.

Causas pelas quais um gato morde roupas

Não há apenas um motivo para o animal se comportar dessa forma. Por isso, é importante prestar atenção em seus hábitos para entender as razões para esse comportamento:

1. Pela genética

Algumas raças de gatos, entre elas o birmanês e o siamês, são mais propensas a mastigar lã do que outras. Os genes dessas raças têm muito a ver com isso. Nesse caso, não há muito o que fazer além de evitar que sua conduta seja nociva para a saúde.

2. Por causa do desmame

Os gatos que, por diferentes motivos, tiveram um desmame precoce, tendem a chupar ou lamber tecidos e lençóis. O objeto escolhido para morder é uma espécie de substituto pelo tempo que não foi amamentado. Talvez com o passar do tempo ele deixe de fazer isso, ou não, mas não é algo para se preocupar.

3. Devido ao estresse

Diante de uma mudança muito grande na casa, os gatos podem se estressar e manifestar isso de diversas maneiras. Alguns exemplos de situações estressantes são a chegada de um bebê ou outro animal, a morte do dono, uma mudança, etc. Uns podem se tornar agressivos, outros passam dias sem comer e há os que mordem roupas para liberarem suas tensões.

Gato mordendo agulha de tricô

4. Porque sente tédio

Se seu gato passa muito tempo sozinho em casa e não tem brinquedos nem nada para se entreter, talvez comece a lamber ou mastigar coisas. Isso também pode ocorrer quando o animal não pratica exercícios nem brinca, havendo uma falta de estímulos físicos e mentais.

Essa situação é mais comum com gatos que vivem em apartamentos sem acesso ao exterior, podendo ser revertida desfrutando de atividades recreativas com o dono. Não hesite em comprar algum brinquedo e deixar com seu gato quando você for trabalhar.

5. Devido a doenças

Embora não seja muito comum, gatos que sofrem de leucemia ou outras doenças graves, como tumores cerebrais, têm algumas mudanças de comportamento. Se seu gato morde roupas de forma compulsiva, leve-o ao veterinário.

6. Devido à desnutrição

Não é o caso de faltar comida para seu animal, mas sim da falta de nutrientes nos alimentos que você está oferecendo. Você notará esse caso pois, ao invés de morder lençóis, ele comerá terra, plantas ou até pedras da caixa de areia.

7. Por territorialidade

Por último, não esqueça que os gatos são seres que marcam suas áreas pessoais de forma constante. Se o gato morde as roupas de seus donos, talvez seja uma maneira de dizer que eles “lhe pertencem”, assim como arranhar um sofá ou fazer suas necessidades em certas áreas da casa.

Recomendados para você