Por que os cães às vezes uivam?

maio 3, 2017

Embora a forma sonora mais comum que têm para se comunicar seja através de latidos, essa não é a única maneira de comunicação dos cães. Além de latir, eles podem gemer, choramingar e grunhir. Além disso, às vezes, os cachorros uivam. Vamos contar a seguir os motivos.

O uivo como herança dos lobos

As causas que fazem com que um cachorro uive podem ser variadas. E o uivo é uma forma a mais que esses animais têm para se comunicar e que herdaram dos antepassados deles, os lobos.

Mas antes de prosseguirmos falando sobre os motivos pelos quais os cachorros às vezes uivam, vamos deixar claro que, de forma alguma, é por mau agouro.

Desapegado desse mito ou lenda, vamos, então, explicar as diferentes razões que os cães têm para se expressar dessa maneira através dos séculos. Assim, você entenderá melhor o seu animal de estimação e saberá agir prontamente, se for necessário.

O uivo é uma das diversas formas de comunicação que os cães utilizam, conheça as causas que levam os cachorros, às vezes, a uivar.

A solidão e a ansiedade, motivos do uivo nos cachorros

Um lobo uiva, por exemplo, quando fica sozinho no covil, esperando a matilha voltar da caça. Ele faz isso com o objetivo de fazer seus companheiros retornarem.

Se reproduzimos esse feito para um cão doméstico atualmente, podemos dizer que o cão emitirá uivos – e latidos e choros – se estiverem sozinhos em casa e esperando ansioso a volta da família humana.

Os uivos – e outras ações, como despedaçar objetos ou fazer as necessidades dele em qualquer lugar – podem se tornar exageradas se o bichinho sofre de ansiedade por causa da separação. Nesse caso, seria bom você consultar um especialista em comportamento animal.

Além disso, há o caso extremo dos animais que passam grande parte do dia, ou da vida deles, presos ou trancados. Um bichinho uivar ou chorar nessas circunstâncias é mais do que compreensível.

Uivos sem parar

Sabe-se que nossos amigos de quatro patas têm a audição muito desenvolvida. Por isso, quando achamos que estão uivando sem razão aparente, na verdade, está respondendo a um barulho de longe que você não consegue perceber.

Além disso, é muito provável que seu cão uive também por imitação. Existem certos sons que, de certa forma, incitam todos os cachorros do bairro. Isso é especialmente perceptível, quando, na calada da noite, começam a uivar ao escutar uma sirene.

Nesse caso, a culpa não é nossa. O show se realizará, não importa se passam pela rua carros de bombeiro, viaturas policiais ou vários alarmes diferentes. Mas também podem provocar os uivos dos seus cachorros certas músicas ou alguns sons que você faça e que o seu animal considere semelhantes ao que ele emite.

Eles também uivam para chamar a sua atenção

Os cães de caça costumam uivar quando detectam a sua presa. Assim, chamam a atenção dos humanos.

Da mesma maneira, seu animal de estimação pode utilizar esse recurso sonoro dele para captar seu interesse e fazer com que você vá ao encontro para ver o que ele quer e precisa. Os bichinhos herdaram o hábito de uivar dos lobos. Mas aprenderam a usá-lo como tática de manipulação conosco.

Então, o mais provável é que seu bichinho peça sua presença através desse método para que brinque com ele e faça mimos para ele um tempinho. Mas não deixe de prestar atenção a outros sinais.

Se essa emissão sonora persistir ou se parecer que está ele sofrendo, pode significar que o animal sente dor por uma determinada razão. Nesses casos, leve-o ao veterinário o mais rápido possível para que determine a causa dessa dor.

Outros motivos pelos quais os cachorros às vezes uivam

Embora o latido costume ser a forma mais comum de comunicação escolhida pelos cachorros, nos exemplos a seguir, alguns também uivam para:

  • Delimitar seu território
  • Chamar a atenção para a presença deles, por exemplo, aos intrusos.

Mas, seja qual for o motivo, aceite que é um fato mais do que natural que seu bichinho use essa forma de comunicação. Assim, a menos que os uivos se tornem excessivos, aprenda a conviver com eles.