Por que os cães comem menos no verão?

Por que os cães comem menos no verão?

Última atualização: 16 março, 2017

Talvez você não tenha se dado conta até agora, mas os cães comem muito menos no verão. Talvez existam exceções, mas, via de regra, sua ingestão de alimentos é reduzida consideravelmente quando o calor aumenta. A que se deve isso?

Por que comem menos no verão?

A principal causa é pelo calor extremo que acompanha suas rotinas. Isto é, sua vontade de brincar e correr diminuem quando há um calor extremo, portanto, não precisam de tanta energia, já que a única coisa que querem é deitar-se e descansar do calor desgastante.

Se você parar pra pensar, não é muito diferente do que acontece com nós mesmos. O calor nos esgota e só queremos deitar em um lugar fresco e beber o máximo de líquido possível.

Precisam de menos alimento?

Na verdade, não. Ainda que seja verdade que, ao diminuir sua atividade física, a ingestão deveria ser menor. No entanto, às vezes esquecemos que, do mesmo modo que nós gostamos de comidas mais frescas e leves nessa época do ano, o mesmo pode acontecer com nosso animal de estimação.

É pouco provável que queiram uma refeição saudável no meio da tarde. Claro, a pergunta que surge é como fazê-lo, já que o animal deve se alimentar com comida fabricada especialmente para ele. Pois bem, o truque é simples: mudar os horários de suas refeições. Tentar dar comida em horas mais frescas, como pela manhã ou pela noite, por exemplo.

Como solucionar o problema

Para que seu cão coma no verão, há vários truques simples que você pode praticar em casa: São os seguintes:

  • Que nunca falte água para ele. A ração é uma comida muito seca e pouco apetitosa em dias de calor. Se você optou por não mudar o alimento que seu cão consome, o que é a opção mais saudável, não deve se esquecer de deixar sempre a seu alcance um potinho com água fresca para que ele beba sempre que queira. Observe várias vezes por dia para saber quando está quase vazio, encha novamente e limpe quantas vezes for necessário.
  • Mude para ração úmida. A ração úmida nada mais são que essas latinhas que deixam seu animal eufórico e que são preparadas especialmente para ele. Este será um alimento muito mais apetitoso para seu animal durante o verão, embora possa ser uma faca de dois gumes, já que engorda bastante e é de uma digestão muito fácil, o que pode ocasionar fezes muito moles. Para solucionar isso, você pode alterná-la com a ração normal ou alternar as refeições.

Mais dicas úteis para o verão

  • Fruta. Há diversas frutas e vegetais que seu cão pode comer sem nenhum problema. Se a ração úmida não for uma opção no seu caso, experimente colocar um pouco de fruta em sua ração para “refrescar” sua comida e verá como ele irá comer tudo. No entanto, lembre-se de revisar o tipo de frutas que ele não pode comer para garantir que você está dando a alimentação correta.
  • Mudar os horários. Como dissemos antes, mudar os horários das refeições é uma opção excelente. Escolha horários mais frescos, como o amanhecer e o anoitecer. Funciona!
  • Não se esqueça dos sorvetes. Você mesmo pode fazer, com água, iogurte e frutas. Basta misturar tudo e colocar no congelador. Também pode fazer picolés de gelo com caldo de galinha sem sal. É uma boa forma de comer e se refrescar ao mesmo tempo.

Não se preocupe se notou que seu cão reduziu o apetite durante o verão. Se seguir esses truques bem fáceis, poderá solucionar o problema. Estar atento aos nossos animais de estimação e ajudá-los a seguir uma boa rotina de alimentação, independentemente do mês do ano em que estivermos, é vital para manter sua saúde em cheque e melhorar a convivência.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.