Por que os cães comem menos no verão?

· março 16, 2017

Talvez você não tenha se dado conta até agora, mas os cães comem muito menos no verão. Talvez existam exceções, mas, via de regra, sua ingestão de alimentos é reduzida consideravelmente quando o calor aumenta. A que se deve isso?

Por que comem menos no verão?

A principal causa é pelo calor extremo que acompanha suas rotinas. Isto é, sua vontade de brincar e correr diminuem quando há um calor extremo, portanto, não precisam de tanta energia, já que a única coisa que querem é deitar-se e descansar do calor desgastante.

Se você parar pra pensar, não é muito diferente do que acontece com nós mesmos. O calor nos esgota e só queremos deitar em um lugar fresco e beber o máximo de líquido possível.

Precisam de menos alimento?

Na verdade, não. Ainda que seja verdade que, ao diminuir sua atividade física, a ingestão deveria ser menor. No entanto, às vezes esquecemos que, do mesmo modo que nós gostamos de comidas mais frescas e leves nessa época do ano, o mesmo pode acontecer com nosso animal de estimação.

É pouco provável que queiram uma refeição saudável no meio da tarde. Claro, a pergunta que surge é como fazê-lo, já que o animal deve se alimentar com comida fabricada especialmente para ele. Pois bem, o truque é simples: mudar os horários de suas refeições. Tentar dar comida em horas mais frescas, como pela manhã ou pela noite, por exemplo.

Como solucionar o problema

Para que seu cão coma no verão, há vários truques simples que você pode praticar em casa: São os seguintes:

  • Que nunca falte água para ele. A ração é uma comida muito seca e pouco apetitosa em dias de calor. Se você optou por não mudar o alimento que seu cão consome, o que é a opção mais saudável, não deve se esquecer de deixar sempre a seu alcance um potinho com água fresca para que ele beba sempre que queira. Observe várias vezes por dia para saber quando está quase vazio, encha novamente e limpe quantas vezes for necessário.

  • Mude para ração úmida. A ração úmida nada mais são que essas latinhas que deixam seu animal eufórico e que são preparadas especialmente para ele. Este será um alimento muito mais apetitoso para seu animal durante o verão, embora possa ser uma faca de dois gumes, já que engorda bastante e é de uma digestão muito fácil, o que pode ocasionar fezes muito moles. Para solucionar isso, você pode alterná-la com a ração normal ou alternar as refeições.

Mais dicas úteis para o verão

  • Fruta. Há diversas frutas e vegetais que seu cão pode comer sem nenhum problema. Se a ração úmida não for uma opção no seu caso, experimente colocar um pouco de fruta em sua ração para “refrescar” sua comida e verá como ele irá comer tudo. No entanto, lembre-se de revisar o tipo de frutas que ele não pode comer para garantir que você está dando a alimentação correta.
  • Mudar os horários. Como dissemos antes, mudar os horários das refeições é uma opção excelente. Escolha horários mais frescos, como o amanhecer e o anoitecer. Funciona!
  • Não se esqueça dos sorvetes. Você mesmo pode fazer, com água, iogurte e frutas. Basta misturar tudo e colocar no congelador. Também pode fazer picolés de gelo com caldo de galinha sem sal. É uma boa forma de comer e se refrescar ao mesmo tempo.

Não se preocupe se notou que seu cão reduziu o apetite durante o verão. Se seguir esses truques bem fáceis, poderá solucionar o problema. Estar atento aos nossos animais de estimação e ajudá-los a seguir uma boa rotina de alimentação, independentemente do mês do ano em que estivermos, é vital para manter sua saúde em cheque e melhorar a convivência.