Por que os cães têm manchas sob os olhos?

junho 25, 2018
O constante lacrimejamento causa a obstrução dos canais lacrimais e as manchas sob os olhos. Alergias, infecções, idade e raça também podem influenciar nesse processo.

É comum ver que alguns cães têm manchas sob os olhos. Você pode ter notado que seu animal de estimação não as tinha quando era filhote, porém foram surgindo com o tempo. Por que elas surgem? Como podem ser removidas? Vamos ver essas e outras questões neste artigo.

Por que os cães têm manchas sob os olhos?

Lacrimejamento

A principal causa de manchas debaixo dos olhos de um cachorro é o constante lacrimejamento. Isso pode ocorrer por conta de um entupimento dos dutos lacrimais. Porém, existem muitas raças que já nascem com estes dutos obstruídos. Por conta disso, os animais não conseguem expelir as lágrimas. Assim, os dutos se enchem e o líquido permanece dentro do olho, fazendo com que transborde.

Esse problema nos dutos lacrimais leva o animal a ficar com os olhos lacrimejantes e úmidos o tempo todo. Com um constante gotejamento sob os olhos, surgem as manchas desagradáveis.

Alergias

As alergias são outra causa importante de manchas sob os olhos. Podem ser de origem cutânea, alimentar ou por outras razões. Porém, uma alergia sempre faz os olhos incharem e lacrimejarem, como acontece com os humanos. As lágrimas constantes podem causar manchas.

Infecções

Uma infecção ocular em seu cão pode levar à supuração e lacrimejamento. Essas também podem ser causas das manchas sob os olhos. Entretanto, o que poderia parecer uma infecção pode ser apenas algo dentro do olhos que está machucando o animal. Portanto, examine com cuidado e, se for muito complicado, não mexa. É melhor que um veterinário cuide do animal nessa situação.

Infecção ocular em cães

Idade

À medida em que os filhotes crescem, as lágrimas se tornam mais ácidas. Isso favorece o aparecimento de manchas avermelhadas muito desagradáveis ​​sob os olhos.

No caso dos cães mais velhos, acontece quase a mesma coisa. Os dutos lacrimais ficam obstruídos com mais frequência do que quando eram jovens.

A raça

Algumas raças tendem a nascer com os canais lacrimais entupidos ou pálpebras muito pequenas. Então, ao piscarem os olhos, os animais o fazem com muita força e não permitem uma boa drenagem das lágrimas.

Por outro lado, existem aquelas raças que têm muito pelo em volta dos olhos. Os pelos podem entrar no globo ocular e causar o constante lacrimejar.

O que fazer se os cães tiverem manchas sob os olhos

higiene dos olhos de um cão

Existem várias coisas que podem ser feitas quando seu cão tem manchas sob os olhos. Estas são algumas delas:

  • Limpe a área. Limpar a área sob os olhos do seu cão todos os dias é a melhor maneira de evitar que o ácido das lágrimas se acumule. Dessa forma, ao longo do tempo, a região se tornará mais clara. Embora uma gaze úmida seja suficiente, você pode fazer a limpeza ocasionalmente com um pouco de água oxigenada. Tenha cuidado para não deixá-la cair nos olhos de seu cão.
  • Apare o pelo ao redor. Para aquelas raças que têm muito pelo perto dos olhos, cortá-lo é a melhor maneira de evitar manchas. Então, se estiver limpando a área, você também pode aparar o excesso oe pelos pouco a pouco até que recupere a cor original.
  • Troque o comedouro. Alguns cães têm alergia ao plástico e nós não percebemos. Então, se você não encontrou outra razão para seu cão estar lacrimejando, talvez seja esse o motivo. Inicialmente, mude os recipientes que ele come e bebe para os de aço inoxidável e veja se isso o faz parar de lacrimejar.
  • Água filtrada. Às vezes, esquecemos que a água da torneira pode causar o mesmo dano aos nossos animais de estimação que para nós. Por isso, tente dar água filtrada ou purificada para que o animal não tenha excesso de minerais em seu corpo. Desse modo, suas lágrimas serão menos abrasivas.

Uma maneira de limpar a área diariamente também é usar uma solução caseira de água e sal marinho. Isso diminuirá a intensidade das manchas. Se você tiver paciência, irá eliminá-las completamente. Vá em frente!