Por que os gatos têm má fama?

· fevereiro 23, 2018

Quem ama cães afirma que não gostam de gatos, que são seres misteriosos e traiçoeiros, que não sabem por onde eles andam. Já quem prefere os felinos afirmam que eles são seres únicos e carinhosos com os quais é possível criar uma conexão especial. Porém, o cão continua sendo o animal mais procurado como animal de estimação, mas por quê? E por que os gatos têm má fama?

Você prefere gatos ou cães? Esta é uma pergunta que fazemos quando estamos conhecendo alguém ou aos nossos amigos. Uma incógnita presente em nossas vidas. Mas, vamos falar sobre por que os gatos têm má fama.

Mitos sobre os gatos… Os gatos têm má fama por causa deles

Há vários mitos que circulam ao redor dos felinos e que podem enganar a muitos. Vejamos quais são e se são verdadeiros ou não.

Gato trigado

Fonte: Javier González

Os gatos não amam seus donos

Primeiro, é importante entender que, se você adota um gato, não deve esperar que ele aja como um cão, isso é um erro. Ambas as espécies são diferentes e, portanto, seus sentimentos e sua forma de expressá-los também.

Porém, muitos afirmam que os gatos são interesseiros e que só dão amor quando querem algo. Pois bem, um estudo feito pela Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, descobriu que os felinos amam tanto ou mais seus donos do que os cães. Foi feito um experimento no qual se ofereceu comida a diferentes gatos e cães enquanto eles estavam com seus donos. Os bichanos não se moveram, já os cães foram rapidamente para o prato.

Não podem ser treinados

Este é outro mito que gira em torno dos felinos. Dizem que um cão pode ser treinado e obedecer a ordens como se sentar, trazer algo, correr, latir, etc. Muitos afirmam que isto é impossível com um gato. Mas isto não é completamente verdade.

Sim, é verdade que os cães têm um desejo inato de apanhar coisas e levá-las a outros lugares, algo que os gatos não têm. Mas um felino, se souberem escolher o momento adequado, poderá ser treinado para muitas outras coisas, entre elas, obedecer as ordens necessárias para a uma boa convivência.

Uma boa forma de fazer isso é através de brincadeiras, com brinquedos com aromas e sons. Não o acostume a brincar com suas mãos, pois ele poderá te machucar com suas garras sem querer. Mas, com paciência e carinho, você conseguirá educar o seu gato.

Gato com arranhador

Os gatos não devem ficar próximos das mulheres grávidas

Se há um mito pelo qual os gatos têm má fama, é este. Dizem que isto é por causa de uma doença que afeta aos gatos e que pode ser transmitida às grávidas, colocando a gravidez em risco: a toxoplasmose.

Porém, nem todos os gatos a têm e não se pega pelo ar. A toxoplasmose é uma doença que é transmitida através das fezes de gato. Isto é, para que uma grávida seja afetada, ela teria que recolher as fezes de um gato sem luvas.

Se você tem gatos e há uma grávida em casa, é só fazer um exame para descartar que o animal tenha a doença. Se o exame der negativo, todos estarão fora de perigo. Claro, nunca se deve abandonar o animal, ainda que ele a tenha. Um amigo poderá cuidar dele enquanto ele faz o tratamento e até que a doença desapareça. Depois, ele poderá voltar para casa sem nenhum problema.

Os gatos têm má fama? Sim, mas como vimos através desses mitos, eles não têm muito fundamento. Seja você ama felinos ou cães, decida se o seu animal de estimação é ideal para sua vida, mas esteja consciente de que um gato dará a você tanto, ou até mais amor, que qualquer outro animal de estimação.