Precauções para viajar com o seu animal de carro

dezembro 26, 2017

Deixar nosso animal de estimação sozinho em casa enquanto vamos viajar um fim de semana ou de férias a outro lugar é uma preocupação que ninguém gostaria de ter. Por isso, em algumas ocasiões, podemos decidir levá-lo com a gente. Se vamos de carro com ele, devemos tomar uma série de precauções para que tudo saia bem. Mas o que deve ser considerado antes de viajar com o seu mascote?

É preciso saber que, além das precauções pertinentes, também há leis que regulamentam o transporte de animais em veículos particulares.

Quais medidas tomar para viajar com o seu animal?

Dentro da lei, é permitido uma série de artigos para transportar nosso mascote e isso ajudará para que que ele e nós viajemos com segurança. Além disso, estaremos cumprindo as leis exigidas:

Estes são alguns cuidados a serem tomados:

Gato dentro de gaiola de transporte

  • Caixa de transporte. Trata-se de uma caixa do tamanho do cachorro onde é possível levá-lo de forma segura no assento traseiro e protegido com o cinto de segurança para evitar que caia em caso de uma freada brusca.
  • Jaula. A jaula permitirá que o mascote respire melhor, veja o dono pelas aberturas e proporciona a oportunidade de acariciá-lo. Todas estas coisas serão muito benéficas se o animal ficar nervoso.
  • Cinto para cachorro. Estes cintos de segurança vão amarrados ao cinto normal do carro e permite que o animal esteja bem fixo no assento, aumentando a segurança dele.
  • Redes e barras. Quando dirigimos na companhia de nosso cachorro, se está solto, o único desejo dele é vir para o nosso lado. Isso pode provocar um acidente. Barras ou redes protetoras que separam ambos espaços, a dianteira e a traseira, são uma excelente ideia para evitar isso.

Esses são somente os primeiros passos a seguir. Obedecer a uma série de conselhos fará com que a viagem de carro com nosso cão seja prazerosa e segura.

Conselhos para viajar com seu mascote de carro

Viajar de carro, geralmente, incomoda nossos cães porque não estão acostumados a isso, nem preparados para fazê-lo. Facilitar as coisas é a melhor ideia para poder passear de forma segura com eles.

A pergunta é: Como fazer isso?

cachorro no carro com cinto de seguranca

  1. Leve brinquedos: Os brinquedos são mais que objetos para brincar. É algo que pertence ao seu cachorro, que forma parte da vida e do ambiente dele. Isso ajuda-o a relaxar e ficar tranquilo. Ver algo conhecido, como o brinquedo preferido, pode possibilitar uma tranquilidade única. 
  2. Não deixe seu cachorro no carro: Se durante o trajeto tiverem que fazer algumas paradas, leve seu cachorro com você. Não o deixe trancado no carro, porque isso pode deixá-lo nervoso. Atenção especial à temperatura. Se estiver muito alta, poderia provocar uma insolação e até mesmo levá-lo à morte.
  3. Não deixe que seu cachorro fique com a cabeça na janela: Muitos donos não sabem do perigo disso para o mascote, já que ele pode tropeçar e cair ou até mesmo algo pode atingir o rosto dele e machucá-lo.
  4. Em uma viagem de carro, é normal que os cachorros sintam ansiedade, nervosismo ou até mesmo que vomitem. Se você vir que seu cachorro está começando a respirar forte ou a babar, pare o carro e leve-o para passear um pouco e tomar água. Não dê nada para ele comer durante a viagem, porque podeprovocar enjoo no animal.
  5. Coloque cobertores ou toalhas abaixo do cachorro, da caixa transporte ou da jaula. Isso evitará que o estofado do carro fique cheio de pelos ou com mau cheiro.
  6. Quando a viagem terminar, tire o animal do carro para que ele respire novos ares e deixe que se hidrate, bebendo muita água. Não dê comida no intervalo de uma ou duas horas.

Estes são alguns conselhos práticos que serão muito úteis a você quando quiser viajar de carro com o seu cachorro. Para ficar mais tranquilo, verifique a possibilidade de incluir seu cão no seguro do carro ou de ter seguro específico para ele. Comente com sua seguradora sobre isso. É um processo simples e te dará mais tranquilidade.