Problemas para dormir do seu animal de estimação

junho 27, 2018
A presença de estranhos em casa ou, ainda, a falta de alguém com quem estejam acostumados, poderá causar transtornos do sono nos animais.

Os transtornos do sono não são exclusividade dos seres humanos, afetando também os bichos. A princípio, não há necessidade de se preocupar em excesso por causa dos problemas para dormir do seu animal de estimação.

No entanto, é aconselhável observar o animal. Caso o transtorno seja agudo e, sobretudo, frequente, pode ser necessário consultar um veterinário.

Os animais são muito sensíveis às mudanças. A presença de estranhos em casa ou a falta de alguém com quem estão acostumados podem causar transtornos. É necessário dar tempo aos pets e tratá-los com serenidade e afeto. Eles não vão demorar até se acostumarem à nova situação.

É possível que os problemas para dormir do seu animal de estimação sejam causados pelo estresseOs animais se estressam com facilidade com experiências negativas. Geralmente, a insônia desaparece depois de dois ou três dias.

Algumas causas dos problemas para dormir do seu animal de estimação

Rotina e costumes

Um aspecto muito importante é a rotina do animal. Muitas vezes, os bichos permanecem sozinhos dentro de casa o dia inteiro. Essa situação acaba deixando-os entediados e passam boa parte do tempo dormindo.

Quando o proprietário chega, o animal “desperta”, fica excitado e alegre e não quer mais dormir. Só quer saber de brincar. Se esse for o seu caso, os problemas para dormir do seu animal de estimação se devem ao seu estilo de vida.

Problemas para dormir do seu animal de estimação

Estes problemas se resolvem com a mudança da rotina. Uma solução consiste em levá-lo a uma “creche” para pets, onde ele ficará entretido e ativo. Os animais, especialmente os cães, precisam se exercitar com regularidade. A atividade física deve ser feita longe do horário de sono. Dessa forma, quando ele for dormir, estará cansado, calmo e a insônia desaparecerá.

Temperatura ambiental

Durante o inverno e o verão extremos, a insônia noturna dos bichos de estimação pode aumentar. Alguns animais são mais sensíveis ao clima. Caso suspeite que é esse o caso, considere climatizar o ambiente.

No inverno, ofereça um cobertor em que o seu animal possa se aconchegar. Uma manta térmica que aqueça o espaço reservado ao sono também é bastante útil, tomando as devidas precauções com cabos e tomadas. Se o calor for o problema, um ventilador ou ar-condicionado poderá resolver.

Problemas para dormir do seu animal de estimação

A influência da temperatura do ambiente é maior nos filhotes. Basta aproximar o animalzinho junto ao corpo do dono para que o calor o ajude a dormir. Também, recomendamos embrulhar uma bolsa térmica em um pano e recostar o filhote nele, para que o calor suave o ajude a pegar no sono.

Hábitos que evitam a insônia

Para solucionar ou evitar os problemas para dormir do seu animal de estimação, é fundamental estimular hábitos que ajudem a conciliar o sono. Nesse sentido, o que é possível fazer?

  • Acostume o animal a fazer suas necessidades antes de dormir.
  • Dê comida pelo menos duas horas antes de dormir. Assim o seu pet não se sentirá pesado por causa da comida, terá realizado a digestão e estará mais disposto para o sono.
  •  Não se esqueça da água. Ele deve beber o suficiente para não ter sede durante a noite.
  • Cultive em casa um ambiente tranquilo e prazeroso, que promova a calma e o repouso. Existem animais que ficam nervosos com o silêncio. Nesses casos, uma música relaxante poderá solucionar o problema. Deixar um relógio por perto, para que ele escute o som rítmico, também pode ajudar.

Os problemas para dormir do seu animal são crônicos?

Se mesmo depois de mudar os fatores ambientais e os hábitos a insônia não desaparecer, talvez possa ser um problema de saúde. Existem doenças que causam falta de sono nos animais.

  • A dor provocada por uma artrose, que está começando a se desenvolver, pode fazer com que o animal não durma. Os veterinários são, nestes casos, os mais indicados para resolver o problema e medicá-lo para que não sofra.
  • A idade é outro fator que pode causar interferência. Como ocorre com humanos, os idosos precisam de uma quantidade menor de horas de sono. Em geral, os animais mais velhos têm mais problemas para conciliar o sono e dormem menos.
  • É sempre possível contar com a ajuda de medicamentos. Existem tratamentos a base de fármacos que ajudam o animal a descansar bem. Mas lembre-se de que eles devem ser indicados por um especialista.