Puro-sangue inglês: conheça essa raça majestosa

· maio 24, 2018

Você conhece algum animal mais elegante e majestoso do que um cavalo? Certamente, os equinos agradam a quase todos os amantes de animais. Hoje, queremos que você saiba mais sobre uma espécie muito encantadora: o puro-sangue inglês.

É possível que você já tenha visto na internet a foto de um cavalo preto, musculoso e elegante cavalgando em um campo verde. Muitas pessoas usam imagens assim como papel de parede de seus computadores. Pois bem, agora você já tem uma ideia de como é o puro-sangue inglês, portanto, vamos aprender mais sobre ele.

O que você precisa saber sobre o puro-sangue inglês

Origem

Este é um dos cavalos mais conhecidos e pelo mundo, devido a sua sua rapidez. Essa característica o fez digno de participar das corridas mais famosas.

Cavalo puro-sangue inglês

O puro-sangue inglês surgiu de vários cruzamentos com cavalos do mundo todo e de todas as raças, mas sempre com uma característica em comum: a aptidão para corridas. Na verdade, esse foi o propósito para o qual a raça foi conservada.

Ela data do século 10, quando os normandos, que estavam ao lado de Guilherme I, trouxeram seus cavalos andaluz para o país. Mais tarde, no século 12, logo após as Cruzadas, os ingleses também trouxeram seus cavalos árabes. No século 16, os cavalos descendentes tinham sangue inglês, árabe e bárbaro. Os três garanhões dos quais todos os puro-sangue ingleses descendem são Byerley Turk (1680), Darley Arabian (1704) e Godolphin Arabian (1729).

Características da raça

Uma das características mais marcantes do puro-sangue inglês é, sem dúvida, seu tamanho. É um animal grande, chegando a atingir uma altura entre 157 e 173 centímetros em cruz, seu tamanho médio é de 165 centímetros. Apesar do tamanho, a impressão que o puro-sangue inglês dá ao ser visto é de agilidade e leveza. Algo que tem muito a ver com sua aptidão para a corrida.

Como era de se esperar, um puro-sangue inglês que nasceu de dois outros da mesma raça, já é considerado parte dela sem precisar passar pelos filtros de análise.

Sua elegância é outra de suas características, pois é um cavalo majestoso, com movimentos rebuscados. É muito utilizado para exibições equestres.

Seu focinho é musculoso e seus olhos amendoados tendem a ficar numa região alta do crânio. Seu pescoço possui pelos brilhantes.

Sua cauda é longa e larga, destacando ainda mais seu semblante majestoso. O excesso de pelo no fundo de suas patas também não passa despercebido.

Personalidade do puro-sangue inglês

Entre os cavalos chamados de “sangue quente”, o puro-sangue inglês é um dos mais conhecidos. Eles são escolhidos, como dissemos antes, por sua agilidade, velocidade e grande resistência esportiva.

Ele é audacioso e muito inteligente, embora seja sensível ao tratamento. Não é um cavalo indicado para montadores novatos, pois apenas um especialista o ajudará a canalizar seus impulsos e sua forte personalidade corretamente.

Tudo isso mostra que este não é um cavalo fácil de ser domado, porém isso não é impossível. Para domá-lo, precisa-se de pessoas com vasta experiência, pois esses animais têm uma personalidade dominadora e muito difícil.

Saiba mais sobre o puro-sangue inglês

Algo a ser levado em conta é que ele é vulnerável e tende a se machucar com facilidade.

Curiosidades sobre o puro-sangue inglês

Embora todos os espécimes dessa raça sejam grandes, houve um que se destacou. Estamos falando de Tritonis, um cavalo puro-sangue inglês que nasceu no Canadá e chegou a medir 198 centímetros e pesar 950 quilos.

Essa raça é precoce, então sua vida alcança de 20 a 25 anos. Apenas um exemplar, chamado Tango Duke, que detém o recorde de tempo de vida, conseguiu viver até 42 anos.

O que você achou de ter aprendido sobre essa maravilhosa raça? Nós ficamos encantados e temos certeza de que você também ficou. Você acha que tem espaço em casa para um puro-sangue inglês?

Fonte das imagens: Bill Tarpenning, Goki e Haase B, Brooks.