Quais alimentos podemos dar a um gato quando acabar sua comida?

Diferentemente dos cães, os felinos não costumam “comer qualquer coisa” fora do que ele esteja acostumado a comer, como por exemplo, atum ou algum patê. Se acabou a comida do seu gato e já for tarde para ir ao mercado, você pode improvisar com o que tiver em casa. Neste artigo, contamos a você quais alimentos e ingredientes são adequados para os felinos.

Meu gato está com fome… e não tenho comida para lhe oferecer

Não sabemos muito bem como eles conseguem, mas parece que eles têm uma espécie de relógio interno que lhes indica a hora de comer. E eles nos comunicam de uma maneira bem direta (para que não haja mal-entendidos nem problemas de comunicação).

Os miados ao lado do prato vazio, a fricção constante em nossas pernas, o olhar com as pálpebras caídas (bem ao estilo “Gato de Botas”), ficar na frente da gente… até que nos levantamos e vamos encher o comedouro dele, eles não param.

Mas, às vezes, acontece que não tivemos tempo para comprar alimentos e não tem comida para dar ao gato. O que fazer nesse momento em que vemos o bolso vazio e a cara de nosso felino pedindo comida, pelo amor de Deus? Esse pesadelo tão comum para os donos de animais de estimação está com os dias contados.

Além de prestar atenção e comprar comida antes de ela acabar (ou ter sempre o hábito de comprar, mesmo que o bolso esteja quase vazio), podemos fazer testes com ele usando algumas comidas para humanos que são apropriadas para os gatos.

Desde que esses alimentos não sejam oferecidos com frequência e sejam dados em pouca quantidade, não lhes faz mal. A alimentação que nós temos pode ser funcional e nutritiva para os animais de estimação, porque contém vitaminas, minerais e carboidratos, fundamentais para o seu crescimento e desenvolvimento. Sem que isso vire hábito, podemos dividir nosso jantar com nosso gato sem problemas.

O que você deve saber sobre a alimentação dos gatos

É fundamental conhecer os aspectos mais importantes relacionados à nutrição de seu gatuno. Estas são as características que todo dono deveria saber:

1.Os gatos comem carne

Isso acontece porque eles são carnívoros. Eles podem consumir carne de frango, bovina, suína e de peixe. Lembre-se sempre que deve dá-la ao seu gato crua e livre de temperos, inclusive de sal.

2.Os gatos consomem ração seca e úmida

Alguns donos preferem dar-lhe esses sachês de ração úmida, já outros deixam ração seca no seu comedouro. Ambos cumprem com as exigências nutricionais que o animal precisa em qualquer fase de sua vida. O recomendável seria combinar ambos os tipos de alimentos, sobretudo, para não acostumá-lo a um só tipo, e para que ele não rejeite o outro quando não tivermos o de sempre.

3.Os gatos comem quando eles querem

Não podemos obrigá-lo a comer quando nós considerarmos que é a hora do jantar ou do almoço. Os felinos são tão independentes que até escolhem o momento adequado para se alimentar.

A boa notícia é que eles administram o quanto precisam comer e apenas ingerem o que precisam (energeticamente falando). Se você sair de casa de manhã e voltar à tarde, não se esqueça de encher o comedouro dele antes de sair.

4.Os gatos também bebem água

Assim como qualquer mamífero, o gato precisa se hidratar através da comida e da bebida. Se você lhe der somente ração seca, então deverá atender a sua necessidade de água oferecendo-a em outro recipiente (que sempre deve estar limpo e cheio). Se ele come ração úmida, talvez quase não tome água, mas de qualquer jeito você deve oferecê-la a ele.

5.Os gatos comem conforme sua idade e fase da vida

As necessidades nutricionais dos felinos variam de acordo com a idade. A partir das 5 até as 40 semanas, ele precisa comer entre 30 e 80 gramas de comida por dia; do 1º ano até os 6 anos de vida, a ingestão varia entre 40 e 130 gramas, e quando tiver mais de 7 anos de idade, de 30 a 135 gramas.

O que dou ao meu gato quando acabar sua comida?

Você pode testar essas opções:

1.Carne: de frango, de boi ou de peru.

2.Peixe: sobretudo atum (que ele adora) ou qualquer outro peixe cru.

3.Verduras: cenoura, acelga, beterraba, tomate e abobrinha.

4.Frutas: maçã, pera e pêssego.