Quais os melhores ossos para cães

maio 3, 2018

Dar ossos ao nosso animal de estimação pode ser bastante benéfico tanto para limpeza quanto para saciar o instinto natural de caça de nosso pet. Além de ossos artificiais que ajudam na higiene bucal, não há algo que um cachorro goste mais do que um osso real, com carne. Vamos conhecer quais são os melhores ossos para cães.

Ossos e cachorros sempre estiveram intimamente relacionados. Por isso, até mesmo piadas e paródias foram feitas sobre o relacionamento e o desejo que os cães têm pelos ossos. Mas quais são os melhores ossos para cães?

Nas lojas, existem ossos artificiais para os cães usarem como brinquedos, e ao mesmo tempo eles acreditam que é um osso autêntico e mordem-no. Geralmente, esses objetos têm um sabor de osso e não de plástico, e alguns ainda carregam componentes que ajudam na higiene oral do seu animal de estimação.

Esses ossos são muito benéficos para os cães de várias maneiras, mas obviamente não são bons para eles comerem. Além disso, é muito fácil de notar que nossos animais de estimação preferem ossos naturais.

Os melhores ossos para cães

Certamente, você  ouviu falar que nem todos os ossos para cães são bons. Entretanto, pode não ter ficado muito claro quais são os ossos que você pode dar ao seu amigo e quais você não pode. Bem, hoje vamos resolver suas dúvidas neste tópico.

Antes de fazê-lo, queremos lembrá-lo de que, se você decidir dar ossos ao seu cão, eles devem estar crus, nunca cozidos. Claro, o tamanho também deve ser suficiente para que o animal não possa engoli-lo. Lembre-se de que os ossos pontiagudos e quebradiços são proibidos porque podem causar sérios problemas.

Ossos de boi

Esses estão entre os preferidos pelos cães porque têm uma enorme cartilagem gelatinosa com excelente sabor. Além disso, eles têm uma boa quantidade de carne, então o cão vai se divertir para chegar a ele enquanto desfruta de um enorme banquete.

Cachorrinho com um osso enorme

Ossos de fêmur de boi

Esse osso, além de ter grandes benefícios para a limpeza dos dentes do seu cão, tem uma grande quantidade de medula que vai entreter seu animal de estimação por um bom tempo.

Além disso, a medula óssea não permite que o cão rompa o osso com facilidade e engula um pedaço de forma não intencional. Mas tenha em mente que a medula é de digestão pesada e pode causar diarreia ao seu animal de estimação.

Ossos de cordeiro

Esse osso é muito querido por nossos amigos, porque o sabor intenso da carne de cordeiro deixa sua essência nos ossos. Lembre-se de que o cordeiro pode ter ossos pontiagudos que podem prejudicar o seu animal de estimação.

Escolha sempre os maiores e, claro, lembre-se de que os ossos devem estar sempre crus. Os ossos de cordeiro cozidos lascam-se facilmente e isso traria problemas ao seu animal.

Ossos de galinha

Certamente, você já ouviu falar que ossos de galinha são proibidos para cães. Isso não é completamente verdade. No entanto, o que você tem que esquecer é a ideia de comer um frango assado em casa e dar os ossos para o seu animal. Os ossos cozidos de frango se desmancham facilmente e as lascas poderiam ficar na garganta ou no estômago do seu bichinho de estimação.

Cuidado com ossos cozidos, nunca os ofereça ao seu cão

Ossos do pescoço

O pescoço de galinha, pato ou qualquer outro pássaro que você consome em casa é algo que você descarta como regra. Não faça isso, seu cão vai amá-lo ainda mais se você der esse osso para ele. 

Eles têm muita carne e seu animal de estimação vai se divertir enquanto aproveita todo o sabor. Certamente esse é um dos ossos favoritos dos cães. Então, você pode dar esse mimo ao seu bichinho.

Por fim, há muitos ossos que você pode dar ao seu animal de estimação sem problemas. Apenas leve em consideração o nosso conselho de sempre oferecer os ossos crus.

Também aconselhamos que você não tire os olhos do seu cão enquanto ele estiver com um osso. Caso surja algum problema em algum momento, você poderá ajudá-lo .

  • Schipper, L. L., Vinke, C. M., Schilder, M. B. H., & Spruijt, B. M. (2008). The effect of feeding enrichment toys on the behaviour of kennelled dogs (Canis familiaris). Applied Animal Behaviour Science. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2008.01.001

  • Michel, K. E. (2006). Unconventional Diets for Dogs and Cats. Veterinary Clinics of North America – Small Animal Practice. https://doi.org/10.1016/j.cvsm.2006.08.003

  • Heuberger, R., & Wakshlag, J. (2011). The relationship of feeding patterns and obesity in dogs. Journal of Animal Physiology and Animal Nutrition. https://doi.org/10.1111/j.1439-0396.2010.01024.x