Quais são as raças de gato mais populares

Cada vez mais pessoas decidem ter um bichano em casa. Talvez isso se deva ao fato deles serem menos dependentes que os cães, precisarem de menos atenção e ocuparem menos espaço. Se você está pensando em adotar um, neste artigo encontrará as raças de gato mais populares.

Quais são as raças de gato mais populares?

Você é um “cat lover”? Então irá adorar saber quais são os felinos mais queridos dos últimos tempos. Se escolher uma destas raças de gato mais populares, será mais fácil encontrar um exemplar para que o encha de amor e de cuidados:

  1. Gato Persa

Com seu rosto largo e plano, sua abundante pelagem e variadas cores, o Gato Persa é uma das raças mais “aristocráticas” que existe, já que 75% dos felinos de pedigree registrados são persas. Originários da Pérsia (atual Irã), foram introduzidos na Itália em 1620, ainda que a linhagem que conhecemos hoje tenha surgido de um cruzamento com o gato Angorá turco. É de tamanho médio a grande e é conhecido como “tigre do sofá”.

  1. Azul russo

Com sua pelagem prateada e curta, além de ser uma das raças de gato mais populares, também é uma das mais inteligentes. Diferente de vários felinos, o Azul russo é bastante carinhoso, gosta de estar em contato com pessoas e é ideal para uma casa com crianças. Também podemos encontrar uma sub-raça americana com rosto muito angular, olhos verdes e grandes e com pelagem mais clara.

Gato azul russo

  1. Maine Coon

Originária dos Estados Unidos, acredita-se que surgiu do cruzamento com os gatos Angorá de Maria Antonieta (ela tentou sem sucesso viajar para os Estados Unidos, mas seus animais de estimação conseguiram). Com maçãs do rosto proeminentes, orelhas pontiagudas, olhos grandes, corpo musculoso, pelos grossos e resistentes a água e à neve e de cauda longa, o Maine Coon é muito popular na Europa e na América do Norte. É um animal amoroso, um pouco preguiçoso, ágil para caçar ratos e que adora estar ao ar livre.

  1. Siamês

Proveniente do antigo reino do Sião (hoje Tailândia), foi depois levado à Inglaterra e aos Estados Unidos no final do século 19. A partir dos anos 50 começou a ser mais popular, devido a sua beleza e a sua aparência esbelta. Uma das principais características do Siamês é a cor de seu manto (branco ou bege e com patas, focinho, cauda e orelhas escuras) e seus olhos de cor azul celeste.

A cabeça é triangular, a cauda é muito longa e sua pelagem é curta e fina. Quanto a sua personalidade, são muito curiosos, independentes, nunca submissos, mas bastante sociáveis e ágeis, devido a sua musculatura.

  1. Abissínio

Outra das raças de gato mais populares do mundo e que chama a atenção por sua elegância e harmonia nos movimentos, bem como por seu comportamento amável. Ainda que seu nome esteja associado a Etiópia, ele foi criado no Egito. A denominação surgiu a partir do momento em que a raça foi inscrita em uma exposição na Inglaterra. Disseram que ela tinha sido trazida da região de Abissínia (atual Etiópia). É o “eterno filhote” que adora brincar o dia todo, é terno, curioso, ativo e demanda atenção e carinho.

Ragdoll

  1. Ragdoll

O nome em português seria “boneca de pano” já que ele pode afrouxar completamente os músculos e relaxá-los como se estivesse “desarticulado”. Trata-se de uma raça de gato originária da Califórnia, Estados Unidos. Este bichano adora estar com as pessoas e não gosta nem um pouco de ficar sozinho. Não tem instinto de caça e não reage ao perigo. É dócil, tranquilo e ideal para um pequeno apartamento.

  1. Sphynx

Sphynx é outra das raças de gato mais populares, cuja a principal característica é não ter pelos (ainda que, na verdade, a pele seja coberta por uma camada muito fina de pelos). Isto se deve às diversas mutações pelas quais essa raça passou ao longo de sua história. Além disso, é muito magro e esbelto. É muito doce, pacífico, amigável, inteligente, curioso e prefere os ambientes tranquilos. É sociável e pode passar horas ao lado de seu dono ou em frente a calefação. É muito sensível ao frio.

Fonte da imagem principal: stvcr

Recomendados para você