Como são os sonhos dos cachorros? Devo acordá-lo?

Como são os sonhos dos cachorros? Devo acordá-lo?

Última atualização: 09 março, 2022

Quantas vezes já aconteceu de você estar no sofá e de repente escutar seu cachorro latir durante um sonho? Com certeza muitas, e isso pode lhe trazer dúvidas sobre se você deve ou não acordá-lo. Quem sabe você até se perguntou quais são os sonhos dos cachorros. Gostaria de saber? Então vamos lhe contar.

Apesar de sempre terem existido muitos debates sobre este tema, a ciência já demonstrou que os cachorros sonham com coisas cotidianas de seu dia a dia.

O que podem ser essas coisas? Por exemplo, ele pode sonhar que está comendo sua comida favorita, que está perseguindo um animal ou que encontrou seu brinquedo preferido.

Especula-se também se os cachorros podem ou não ter pesadelos. Acredita-se que, quando ao invés de apenas movimentos, o cão emite latidos, é sinal de que ele está tendo um pesadelo. Há aqueles que dizem que sim, e aqueles que dizem que não. Portanto, não é possível assegurar.

Qual é o motivo dos movimentos durante o sono dos cachorros?

O sono se divide em duas fases: a fase de onda lenta e a fase REM. A segunda é a mais profunda, e é quando aparecem os sonhos mais profundos e que, por isso, parecem mais reais.

Filhote de cachorro dormindo profundamente

Assim como as pessoas, nenhum cachorro sonha com a mesma frequência nem com a mesma facilidade. Mas como a intensidade da fase REM é a mesma, sem importar seu tamanho, os cães pequenos sonham mais e de forma mais real que os cachorros grandes.

Também é preciso levar em conta o tempo que o cão leva para chegar à fase REM, que é de mais ou menos dez minutos em um cachorro pequeno, vinte em um médio e trinta em um grande.

Os movimentos que podem acontecer enquanto seu cachorro sonha são espasmos nas extremidades, latidos, espasmos estomacais, tiques oculares, etc.

Você deve acordar o animal durante os sonhos dos cachorros?

Como você se sente quando alguém te acorda enquanto você sonha? Possivelmente desorientado, perdido, assustado, e talvez até com um pouco de mau humor, especialmente se era um sonho do qual você estava gostando.

Um cachorro pode expressar mais com o rabo em questão de minutos
do que seu dono com sua língua durante horas.

-Karen Davison-

Seu cachorro vai se sentir igual se você acordá-lo. Vai levar um susto e pode até lhe morder por não saber onde está. Por outro lado, se é o momento de descanso dele, por que interromper? Deixe-o. Só está sonhando, não tem problema. Ele precisa descansar tanto quanto você, por isso, deixe-o aproveitar.

Quais são os sonhos dos cachorros? Eles sonham sempre?

A resposta é não. Isso porque o tempo deve passar até que o sono chegue à fase REM, e os cachorros nem sempre conseguem dormir em média meia hora seguida. O ouvido e olfato afiado deles sempre capta algo que atrai sua atenção a ponto de acordá-los.

Filhote de cachorro dormindo

Isso é algo que os cães herdaram de sus ancestrais, os lobos. Eles vivem em um ambiente selvagem, onde o mais forte sobrevive, e precisam dormir com um olho aberto, por assim dizer. Portanto, alternavam o descanso com a vigília para preservar suas vidas.

Este é um costume que seu cachorro guardou e que terá para sempre. Aparentemente, um cão dorme entre cinco e vinte minutos e desperta mais cinco minutos até que caia de novo no sono. Ainda que não tenha que lutar por sua vida, seu instinto guardião e protetor lhe faz dormir dessa maneira.

Portanto, os cachorros sonham e podem até ter pesadelos. Não o acorde enquanto ele sonha, assim como você descansa enquanto sonha. Deixe que ele tenha seus horários de sonho sem interromper.

Entender isso pode lhe ajudar a entender melhor seu cachorro e, assim, cuidar dele com ainda mais carinho para que a convivência entre vocês seja excelente.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.