Quanto custa manter o seu cachorro?

Ter sob sua responsabilidade um bicho de estimação pode exigir um orçamento anual de diferentes valores. O maior gasto é com alimento e com veterinário, dependendo da raça e do porte do cachorro. Além disso, é importante considerar o valor do seguro. A seguir, vamos detalhar quanto custa manter seu cão.

Decidir com base nas possibilidades de manter um cachorro

Chega o momento de tomar a decisão sobre ter ou não um bicho de estimação em casa. E não devemos pensar apenas nos gostos, afinidades e no espaço disponível para acolher o cão. Um ponto fundamental é se o orçamento, que significa se a capacidade econômica da família, permite a manutenção do cachorro.

Devemos encarar diversos gastos quando queremos ter um cão nas melhores condições possíveis. Está claro que essa é a situação almejada. Ração, veterinário, brinquedos ou complementos. A lista é extensa. Vamos ver quanto custa sustentar um cão.

buldogue francês comendo

Gastos iniciais

O primeiro gasto é o principal investimento, já que é preciso adquirir todos os elementos. Nesse caso, no mínimo, devemos comprar:

  • Um local para que o cão possa descansar: dependendo do tamanho, isso custa entre 60 e 150 reais (mais para quem não hesita em mimar seu pet ao máximo).
  • Correia e coleira: giram em torno de R$30 e com certeza devem ser trocadas várias vezes, enquanto tivermos o cão.
  • Comedouros e bebedouros: na média custam 5-15 reais, dependendo do material usado na fabricação. Recomenda-se os fabricados em aço inoxidável, mais higiênicos e duradouros.
  • Consulta ao veterinário: isso é fundamental. Fazer um check-up geral no animal garante uma vida saudável. O custo das consultas gira em torno de 80-200 reais.

Alimento necessário para sustentar o seu cachorro

O gasto fixo com a alimentação é o que mais impacta, junto com o médico, no cálculo econômico. E também o item menos problemático na hora de considerar os imprevistos. A não ser que o bicho de estimação precise de alguma alimentação especial, esse gasto não vai variar significativamente.

Calcula-se que um cão de raça de pequeno porte consome por volta de 6 kg de ração por mês, enquanto que um de raça de grande porte consome 15 kg. O pacote de um quilo de ração custa em torno de 20 reais, e o especial para filhotes uma média de 15 reais. Claro que esse valor depende da marca.

Nesse ponto, é melhor optar por uma comida de boa qualidade. Dessa forma, garante-se uma dieta balanceada e saudável.

Gastos médicos

O veterinário, levando em conta a manutenção e as vacinasé o segundo maior gasto, depois da ração.

Os gastos imprevistos normalmente geram despesas elevadas. Por isso, nunca se deve poupar dinheiro no cuidado destinado à prevenção. Entre eles, ficar em dia com a caderneta de vacinação e os check-ups periódicos.

De acordo com o calendário de vacinação, os gastos incluem:

  • Vacina Heptavalente ou Polivalente: aplica-se uma primeira dose nas 8 semanas de vida e uma segunda na 11 ª semana. Ela protege o cão contra a hepatite, a cinomose e a leptospirose.
  • Vacina Trivalente: aplica-se na 15 ª ou 16 ª semana e serve para proteger o cão do parvovírus, da cinomose e da hepatite.
  • Vacina antirrábica: aplica-se aos 6 meses de vida do cachorro e costuma custar por volta de 60 reais.

Parasitas

Deve-se considerar, além do mencionado acima:

  • Desparasitações internas: realiza-se a cada três meses, ministrando um produto que custa 30 reais em média por ano.
  • Desparasitações externas: existem diversos produtos que servem para isso. Pipetas, spray, anéis, cada um com um preço e validade diferente. Deve-se calcular uma média de 75 reais por animal.

Higiene, salão de beleza, brinquedos

Embora não se considere um gasto essencial, a tosa do pelo é importante para manter a limpeza e controlar pulgas e carrapatos. Uma sessão incluindo o banho custa em torno de 20 e 80 reais. Se o espaço e o tempo permitirem, é possível fazer a higiene do cão em casa. Nesse caso, é preciso gastar com escovas, pente e xampu.

Cachorro tomando banho

O preço dos brinquedos gira em torno de 20 reais cada.

Outros custos

  • Seguro para cães: cobrem prejuízos a terceiros causados pelo seu cão a outras pessoas. Comum no caso de raças consideradas potencialmente perigosas.
  • Passeador de cães: serviço criado para aqueles que não dispõem de tempo ou passam muito tempo fora de casa. Existe uma variedade de preços, geralmente, cobram 30-50 reais por hora.

Vimos um panorama do gasto que necessário para manter um cachorro. Incluem-se não só custos mensais, mas também aqueles que precisam ser encarados quando se compra o cachorro. Todos eles vão depender da raça, do porte do cão e do lugar onde ele mora.

Como se vê, o prazer de ter um bicho de estimação em casa exige responsabilidade, tempo e dinheiro. Mesmo assim, é aconselhável pesquisar os preços e compará-los para ver se estão de acordo com seu orçamento familiar.

Fonte da imagem principal: NAPARAZZI

Recomendados para você