Quatro animais que mudaram o curso da história
Ao longo da história da humanidade, alguns animais tornaram-se importantes por causa do papel que desempenharam em determinados momentos. Porcos, macacos e cachorros têm um lugar importante e transcendental em vários eventos históricos. E se você não acredita, leia algumas dessas histórias.
A Reforma Anglicana foi causada por um Galgo inglês?
Ainda que você não saiba nada sobre História, é provável que você saiba quem foi Henrique VIII. Sim, aquele que, entre outras coisas, decapitava suas esposas.
Pois o rei Inglês, também é responsável por um dos eventos mais importantes na história do cristianismo: a separação da Igreja Católica e a formação da Igreja Anglicana.
De acordo com o professor de psicologia, Stanley Coren, nada disso teria acontecido se não fosse o excesso de proteção excessiva que Thomas Wolsey, arcebispo inglês da Igreja Católica, teria com seu cachorro.
Wolsey foi encarregado de negociar o anulamento do casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, para que ele pudesse se casar com Ana Bolena.
Bem, a história conta que nessa reunião houve um evento que incomodou o Papa e, alguns dizem, que esse acontecimento foi decisivo para a rompimento da Igreja Católica com a Inglaterra.
O protagonista foi o cachorro galgo de Wolsey, chamado Urian. Dizem que quando chegou o momento em que Wolsley deveria beijar os pés do Papa, Urian, para proteger seu dono, saltou sobre o Santo Padre e deixou uma mordida que teria trazido muitos problemas.
Clemente ficou furioso com o incidente, encerrou a reunião e se recusou a dar o divórcio de Henrique VIII, que finalmente decidiu romper os laços com Roma e iniciar a Reforma Anglicana, o resto dos eventos você pode verificar nos livros de história.
O cão que salvou Napoleão
O poder de Napoleão teria existido se um cão não tivesse salvado sua vida? Dizem que, em 1815, quando Napoleão foi exilado na ilha de Elba, por atravessar uma tempestade no mar; no meio disso, Napoleão caiu na água.
Diz a lenda que um cão da raça Terra Nova mergulhou no mar agitado para salvá-lo. Embora soe como algo um tanto quanto fantasioso, a verdade é que os cães desta raça destacam-se justamente por serem grandes resgatistas em equipes salva-vidas, talvez por isso o animal estivesse no barco no momento da queda de Napoleão.
Como você já deve saber, depois de sobreviver ao acidente, Napoleão retornou à França, começou a Guerra dos Cem Dias e sua campanha militar para recuperar o poder.
A fase final desta campanha foi a famosa batalha de Waterloo, em que a carreira de Napoleão como um conquistador, chegou ao fim.
O porco que deu origem a democracia europeia
Esta história está relacionada a uma cadeia de acontecimentos. Preste atenção. Acontece que o rei Filipe da França, um dia estava percorrendo a orla do rio Sena em um de seus cavalos. Em sua caminhada, de repente, um porco preto saiu correndo do meio de um monte de esterco, o cavalo se assustou e Felipe caiu e acabou morrendo no acidente.
Após a morte de Filipe, quem assumiu o trono foi seu irmão Louis VII da França, que participou das Cruzadas e que tinha sido preparado para se tornar um monge.
Pois bem, Luis casou-se com Leonor de Aquitânia, mas ela decidiu se separar e se casar com Henrique II da Inglaterra, que eram pais de João da Inglaterra, em seguida, viu-se forçado a assinar a Carta Magna, que mais tarde se tornou a base de toda a democracia na Europa.
Estes eventos ocorreram devido a um novo casamento de Leonor, o que não teria acontecido se não fosse a Segunda Cruzada. O que se deve a um animal!
O macaco que causou milhares de mortes
Um macaco que causou milhares de mortes? Após a conclusão da Primeira Guerra Mundial, os gregos queriam começar uma guerra contra a Turquia, com a intenção de recuperar alguns territórios.
Nessa ocasião, o rei era Alexandre I da Grécia, filho de Constantino I. Em meio ao conflito, Alexandre estava andando nos jardins reais em Atenas com o seu cachorro. Mas a caminhada foi interrompida porque o rei da Grécia sofreu um acidente, foi atacado por um macaco.
Tem havido alguma confusão quanto aos macacos, alguns historiadores afirmam que eram como seus animais de estimação e eles estavam atacando o cachorro do rei. Outros dizem que eles eram macacos selvagens.
Bem, de qualquer maneira, o rei foi mordido na mão, a mão infeccionou e Alexander morreu de septicemia.
Após a morte de Alexandre, seu pai Constantino voltou para o progresso contínuo do trono, continuando a luta contra os turcos. Como resultado, o exército grego foi destruído, milhões de soldados foram mortos e a Grécia perdeu toda a terra que Alexandre havia adquirido. Tudo por um macaco.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.