Quem é mais inteligente, o cão ou o chimpanzé?

· março 31, 2017

O chimpanzé é conhecido por ter uma inteligência similar à dos seres humanos e é considerado o animal mais inteligente do mundo. Entretanto, estudos recentes tentam comprovar isso, comparando a capacidade intelectual dos primatas com a dos cães. Qual dos dois é mais inteligente?

A razão para a dúvida foi demonstrada pelos cães durante todo o tempo em que têm servido como animais de estimação. E não são raras as ocasiões em que nos surpreendemos dizendo que nosso cão “só falta falar”. Você já passou por alguma situação parecida?

Parece que os cães nos compreendem e sabem o que queremos antes mesmo de falarmos. São capazes de aprender a buscar o que queremos e muito mais. É por isso que alguns pesquisadores questionam a inteligência do chimpanzé e começaram a compará-la à do cão.

Quem é mais inteligente, o cão ou o chimpanzé?

cachorro exposto em vitrine

Dizem que todos têm um dom e foi justamente isso que descobriram em um estudo com cachorros e chimpanzés.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, na Alemanha. Foram estudados 32 cães e 20 chimpanzés, para os quais eram dadas as mesmas ordens. Todos os cães responderam de maneira positiva e imediata, enquanto que os macacos não pareciam compreender o que era solicitado.

Com isso, os pesquisadores concluíram que, em relação à compreensão de gestos e ordens para buscar algo, os cães são mais inteligentes e audazes que os chimpanzés. No entanto, em outros aspectos, os primatas saíram ganhando. Podemos dizer, então, que cada um tem o seu dom.

Outros animais muito inteligentes

golfinho

Não são apenas cães e chimpanzés que são considerados os animais mais inteligentes do mundo. Existem outras espécies que são capazes de fazer coisas incríveis.

  • Golfinhos. De tanto falar em cachorros e chimpanzés, você pode ter esquecido, mas os golfinhos estão entre os animais mais inteligentes que existem. O cérebro desses mamíferos é capaz de desenvolver pensamentos muito elaborados e podem viver em um ambiente social complexo, organizando “profissões” e brincadeiras entre si. Eles também possuem uma linguagem própria tão complexa que nenhum ser humano foi capaz de decifrar.
  • Orangotangos. Também da família dos primatas, os orangotangos não são considerados tão inteligentes quanto os seus primos chimpanzés. Estudiosos descobriram que esses animais possuem cultura e habilidades cognitivas. Estudos mais aprofundados descobriram que são capazes de utilizar paus e outras ferramentas para enviar mensagens de alerta ante possíveis predadores.
  • Elefantes. Aquele dito popular sobre a memória dos elefantes está correto. Esses mamíferos gigantescos não esquecem nada do que acontece e também são capazes de criar ferramentas, limpar a comida e fazer funerais ao seus falecidos. Não é incrível?
  • Corvos. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas a verdade é que os corvos são animais muito inteligentes. Essas aves são capazes de realizar truques e têm uma linguagem complexa que pode diferir entre as comunidades. Também conseguem recordar rostos humanos que consideram agressivos e chamar outros corvos para criar um corpo de batalha. Impressionante!
  • Porcos. Esses simpáticos suínos possuem uma incrível capacidade de concentração e podem lembrar de conjuntos de imagens. Em um estudo recente, cães e porcos foram colocados para brincar com um simples videogame e os vencedores foram os suínos. Além disso, esses animais podem ser domesticados. Se você quiser, pode ter um porquinho de estimação.
  • Polvos. Certamente você se lembra do famoso polvo Paul. Embora o seu dom fosse o da “adivinhação”, esses animais são capazes de abrir frascos, se camuflarem, surfar e jogar. Além disso, são escapistas e, ante situações de perigo, alcançam altas velocidades.

O que achou da lista dos animais mais inteligentes? Quem ganha é o cão ou o chimpanzé?