As 12 raças de cães mais feias

Certamente você acha seu cachorro o mais bonito de todos. Mas se você quiser saber mais sobre o assunto, aqui estão as raças que geralmente são consideradas mais feias. Lembre-se de que, como tudo na vida, aparência e beleza são valores subjetivos.
As 12 raças de cães mais feias

Última atualização: 14 março, 2022

Não julgue esses cães pela aparência. As raças de cães mais feias precisam do mesmo afeto que aquelas que atendem aos padrões estéticos normativos. Além disso, conhecê-las implica saber quem adotar primeiro, já que a beleza desempenha um papel importante na escolha (infelizmente).

Em qualquer caso, nunca é demais aprender um pouco sobre as raças de cães “mais feias” do ponto de vista subjetivo e pessoal. Qualquer um desses caninos lhe dará seu amor incondicional. Portanto, não hesite em abrigar um exemplar dessa lista em sua casa se tiver a oportunidade.

As 12 raças de cães mais feias

A sua opinião sobre a aparência desses cães pode ser diferente da exposta aqui. O que alguns acham horrível, outros adoram. Portanto, aqui você encontra um ranking das raças de cães mais feias sempre a partir de uma percepção geral e padrões impostos. Assim, poderá concordar ou protestar como quiser.

1. Cão de crista chinês

A ausência seletiva de pelos somada ao rosto fino e ao corpo esguio fazem do cão de crista chinês um dos cães mais feios. A quantidade de pelos aumenta ou diminui dependendo da variedade, por isso há espécimes que têm uma pelagem completa e aparentam ser um pouco mais harmoniosos do ponto de vista estético.

As 12 raças de cães mais feias

2. Chihuahua

Outra das raças de cães mais feias para a população como um todo são os chihuahuas. Seus olhos desproporcionais, junto com seus tremores e sua tendência a serem superprotetores com seus tutores, não ajudam certas pessoas a ter simpatia com esses cães. No entanto, muitas outras apreciam a beleza e o caráter enormes em um tamanho mini.

Um chihuahua sorridente.

3. Bergamasco

Esse cachorro dos Alpes italianos é um amálgama de pelo em movimento. Muitas pessoas o consideram feio justamente por essa característica e pelas dificuldades para que sua pelagem não se transforme em um conjunto de dreadlocks impossíveis de pentear. Embora sua aparência geral tenda a ficar suja, com os devidos cuidados ele pode parecer tão bonito quanto qualquer outro cão.

Um cachorro Bergamasco: 12 raças mais feias de cães.

4. Xoloitzcuintle

É uma raça que quase não tem pelos e é originária do México. Apesar de ser proporcional e musculoso, muitas pessoas dizem que não gostam de sua aparência fibrosa e sem pelos. Em qualquer caso, outras encontram em sua silhueta estilizada um dos mais belos e harmoniosos cães.

Uma das raças de cães mais feias do mundo.

5. Bull terrier

Apesar de ser uma raça muito procurada por alguns setores da população, o bull terrier é considerado feio por algumas pessoas devido ao seu focinho piramidal e aos seus olhos pequenos em comparação com o resto do crânio. Outros apontam que sua cabeça é desproporcional ao corpo, o que confere ao animal certa descompensação anatômica.

Um bull terrier inglês branco: raças de cães mais feias

6. Borzoi

Essa raça de cão descende do galgo árabe e foi criada para caçar lobos e lebres. Essa seleção artificial se deve à sua aparência esguia e alta e ao seu pelo longo e sedoso. Visto de frente, esse cão parece estranho, estreito, mas bonito. Nem todos o consideram feio, embora seja verdade que seu pelo desfiado contrasta um pouco com seu corpo esguio.

O Borzoi é uma das raças de cães mais feias do mundo.

7. Bedlington terrier

Esse cão tem um corpo arredondado em todas as suas partes, da cabeça às costas. Algumas pessoas o consideram bonito e até cortam seus longos pelos para acentuar seu formato arredondado. Porém, outras veem um padrão estranho e feio em sua silhueta. Sem dúvida, o típico penteado de sua cabeça chama a atenção (para melhor ou para pior).

Um cão bedlington terrier.

8. Pug

Essa talvez seja uma das raças sobre a qual a estética é mais debatida. Enquanto por um lado são exigidos pugs cada vez mais achatados e compactos (mesmo com os problemas de saúde que isso acarreta), por outro eles são considerados animais com um formato cefálico não natural.

É um cão braquicefálico, ou seja, com a face compacta e voltada para dentro. Ele geralmente sofre de problemas respiratórios derivados disso.

Cachorro pug

9. Pequinês

O pequinês entra na lista das raças de cães mais feias devido à combinação do pelo comprido com o focinho achatado. Para muitos, seus olhos são muito distantes e eles têm uma expressão de raiva o tempo todo.

Um cachorro limpo.

10. Shar pei

Outra das raças mais queridas e desprezadas ao mesmo tempo. A menos que você goste de cães com dobras de pele, o shar pei não parecerá bonito para você, pois tem excesso de pele por todos os lados. Além disso, esse traço é a principal fonte de problemas de saúde e o aspecto que mais tempo requer entre seus cuidados.

Shar pei doente no veterinário.

11. Mastim napolitano

Para muitos, parece que o rosto desse cachorro enorme está derretendo. A pele do focinho, assim como a das pálpebras, pende vários centímetros da mandíbula. Isso leva a certos problemas de saúde, como ectrópio e a facilidade de contrair infecções.

O Mastim Napolitano é um dos cães mais feios do mundo.

12. Affenpinscher

Para quem gosta de pelo curto, o affenpinscher é uma escolha ruim. O que menos se aprecia em geral em sua aparência são os pelos longos que cobrem sua face plana, o que lhe dá a aparência de um pequeno leão com pernas finas.

Uma das raças de cães mais feias do mundo.

Cães feios não nascem, são criados

Se você acha que os cães dessa lista são feios, lembre-se da distância que existe em relação aos seus ancestrais. Muitas dessas raças foram alcançadas em busca de uma estética específica por meio de cruzamentos selecionados, sempre a pedido de quem via os animais como adornos ou ferramentas.

O maior problema desses cães não é a aparência, mas as doenças congênitas que carregam devido a essa prática e sua estética chamativa. Os pugs e outras raças braquicefálicas são o exemplo vivo disso, pois tendem a sofrer de problemas respiratórios muito superiores à média.

Um cão pug no veterinário.

Seu cachorro aparece nessa lista? Não se preocupe com isso. É fácil para os outros julgarem o aspecto em uma foto, mas com certeza é o cachorro mais lindo do mundo para você e por um bom motivo. Afinal, todos concordamos que a beleza não reside na aparência, mas no olhar, no carinho e nos momentos maravilhosos que qualquer ser vivo pode partilhar com a gente.

Pode interessar a você...
Os 5 animais mais feios do mundo
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os 5 animais mais feios do mundo

Os animais mais feios do mundo são realmente incríveis, tanto no nível físico quanto evolucionário. Sua existência tem uma razão biológica.